Desafios de um intercambista na Irlanda: como se preparar

Viagem
intercambista
Viagem

3 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 14/04/2023

A Irlanda é um dos destinos mais procurados por intercambistas de todo o mundo. O país oferece uma excelente qualidade de vida, oportunidades de estudo e trabalho e uma rica cultura e história. No entanto, a adaptação pode ser um processo difícil para muitas pessoas que desejam morar e estudar naquele país. 

Se você está pensando em fazer um intercâmbio na Irlanda, é importante começar a ter em mente quais são as possibilidades com as quais você poderá se deparar. Neste artigo vamos discutir algumas das principais barreiras que os intercambistas enfrentam e trazer dicas importantes para superá-las.

Os desafios do intercambista na Irlanda

Embora a Irlanda seja conhecida por sua população amigável e acolhedora, ter de lidar com alguns pontos pode exigir um bom preparo, tanto emocional quanto financeiro; portanto, é importante que você esteja ciente de tudo o que pode acontecer.

Adaptar-se ao clima e aos costumes locais, entender burocracias, conseguir uma acomodação, aprender a utilizar o transporte, arcar com o custo de vida, ter um bom convívio social e o choque cultural… tudo pode parecer um pouco avassalador.

É normal sentir ansiedade e insegurança em relação à vida em um novo país, mas com as informações certas você vai poder se preparar para enfrentar esses desafios.

Adaptação ao clima e aos costumes locais

Um dos maiores desafios que os intercambistas enfrentam na Irlanda é o clima imprevisível, independentemente da época do ano – ainda mais para quem está acostumado com o calor do Brasil. As chuvas e o frio são intensos,  então não deixe de investir em roupas impermeáveis e calçados resistentes.

Outro desafio é a adaptação aos costumes locais, como a culinária, rotinas diferentes, tradições e o sotaque. Contudo, com um pouco de paciência e curiosidade você vai se acostumar facilmente.

Burocracia e documentação

Assim como em qualquer país, intercambistas podem ter dificuldades em organizar a documentação necessária para estudar na Irlanda

Estrangeiros precisam ter um visto válido para permanecer no país, devem apresentar comprovantes financeiros e ter uma conta bancária. Um cartão pré-pago internacional é uma opção fácil para descomplicar as transações financeiras no exterior e diminuir a burocracia.

Acomodação e transporte no país

Encontrar acomodação adequada e acessível é extremamente relevante. Com a alta demanda os preços sobem, então é importante começar a procurar com antecedência e considerar várias opções, como residências estudantis, casas compartilhadas ou particulares, entre outras.

O transporte público na Irlanda também pode ser confuso e complicado para quem não está acostumado. Pesquise as opções disponíveis, rotas e horários, e tenha um cartão de transporte para facilitar a locomoção.

Custo de vida e despesas extras

O custo de vida na Irlanda pode ser elevado em grandes cidades, como Dublin e Cork, por exemplo. Planeje o seu orçamento para lidar com todos os gastos, já que eles começam antes mesmo da partida, com a obtenção do visto, seguros obrigatórios e outros.

Para a sua estadia, inclua despesas básicas como alimentação, transporte e alojamento, gastos extras como atividades ou eventos e, principalmente, imprevistos.

Convívio social 

Morar em um país estrangeiro pode ser uma experiência solitária, principalmente nos primeiros meses. Participar de atividades culturais e sociais diversas vai te ajudar a conhecer pessoas, fazer amizades, integrar-se à comunidade local e, ainda, enriquecer a sua vivência.

Diferenças culturais 

A Irlanda tem sua própria cultura e tradições, que podem ser diferentes do que você está acostumado. Esteja aberto para aprender e respeitar, compreendendo costumes, estilo de vida e valores.

Viaje com segurança financeira

Como vimos, intercambistas que viajam para estudar na Irlanda podem encontrar diversos desafios, mas com as informações e dicas que trouxemos aqui você estará preparado para aproveitar ao máximo a experiência.

Além disso, você pode contar com soluções práticas para garantir sua segurança financeira durante a estadia no exterior, como o cartão pré-pago internacional, por exemplo.

O cartão pré-pago da Travelex Confidence proporciona mais controle sobre seus gastos, e ainda possibilita fazer saques em dinheiro e realizar pagamentos em qualquer estabelecimento de forma simples, sem que você tenha de se preocupar com as taxas e variações de câmbio ou tarifas bancárias.

Fale conosco e saiba como podemos te ajudar! 

Conheça nossos produtos e serviços:

Cartão pré-pago internacional

Com ele você fica livre da anuidade e das variações do câmbio. Recarregue e consulte o saldo ou extrato pelo Aplicativo.

Moedas em Espécie

Compre ou venda dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras. Retire em qualquer loja ou receba em casa quando o serviço estiver disponível.

Transferências Internacionais

Envie ou receba dinheiro do exterior com segurança. Somos registrados no Banco Central, o que garante a confiabilidade das nossas operações.

Seguro Viagem Internacional

Item obrigatório para quem vai para Europa. Faça uma simulação e compre em 6x no cartão. Temos planos para todos os continentes.

Chip Internacional de Celular

Saia do Brasil com pacote de dados e chamadas de voz. Chip internacional para Estados Unidos, Europa e mais.

MoneyGram

Envie e receba dinheiro do exterior em até 10 minutos e você nem precisa ter conta bancária.

Cheques Internacionais

Troque seus cheques internacionais em dólar, euro e outras moedas por reais.

| MAPA DO SITE | confidence cambio © - todos os direitos reservados - CNPJ: 04.913.129/0001-41 - CONFIDENCE CORRETORA DE CAMBIO S/A - Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 105, 5° andar, Torre 4, Edifício Berrini One. CEP: 04517-010 • São Paulo • SP • Brasil