Dia do Amigo: Descubra como diferentes países celebram a data

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3.40/5 - 5 avaliações)
carregandoLoading...

3 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 19 Jul 22

Vamos começar dizendo que não há um consenso sobre o dia “correto” para comemorar a amizade. Aqui no Brasil e nos vizinhos Argentina e Uruguai, a data mais consagrada é 20 de julho, aniversário da chegada do homem a lua. Por outro lado, a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) instituiu 30 de julho como Dia Internacional da Amizade, que passou a ser um marco oficial entre os países-membros. Ainda tem uma galera que escolheu celebrar no primeiro domingo de agosto – e uma iniciativa do Facebook nos últimos anos de cravar sua própria comemoração, em 4 de fevereiro. Essa bagunça só quer dizer uma coisa: que ter amigos é motivo para festa o ano todo. Veja como cada país faz a sua.

Dia Internacional da Amizade: qual é a data e como surgiu?

Nos últimos tempos, foram criadas diversas iniciativas para a celebração de um Dia da Amizade. Mas, uma em especial colocou a importância de se ter amigos no centro da discussão: o médico paraguaio Ramón Artemio Bracho fundou a Cruzada Mundial da Amizade, uma campanha que visava a difusão da cultura de paz entre os povos. Todo dia 30 de julho, ele convocava seus compatriotas para reuniões e diversas atividades sociais e culturais. 

Aí, em 2011, a ONU entrou na história reiterando que “através da amizade – acumulando laços de camaradagem e desenvolvendo fortes laços de confiança – podemos contribuir para as mudanças fundamentais que são urgentemente necessárias para alcançar uma estabilidade duradoura, tecer uma rede de segurança que nos proteja a todos e gerar paixão por um mundo melhor onde todos estão unidos por um bem maior”. Faz sentido, não é?

Na prática, a entidade estabeleceu o Dia Internacional da Amizade em 30 de julho, com a ideia de que a colaboração entre povos, países, culturas e indivíduos pode inspirar esforços de paz e construir pontes entre as comunidades. Para formalizar, foi criado um documento assinado pelos países participantes, entre eles o Brasil. A resolução enfatiza o envolvimento dos jovens como futuros líderes de atividades comunitárias que incluam o respeito à diversidade.

E o Dia do Amigo no Brasil?

No Brasil, apesar de não ser instituído por lei federal, também se comemora em duas outras datas: 18 de abril e 20 de julho – essa última, celebrada oficialmente no calendário de cidades como o Rio de Janeiro e Belo Horizonte. “O Dia do Amigo foi instituído em Buenos Aires, na Argentina, e a partir daí foi gradualmente adotado em outras partes do mundo”, justifica o texto da lei nº 5.146, de 7 de janeiro de 2010, que decreta o Dia do Amigo no Rio. “A data foi criada pelo argentino Enrique Ernesto Febbraro. Ele se inspirou na chegada do homem à lua, em 20 de julho de 1969, considerando a conquista não somente uma vitória científica, como também uma oportunidade de se fazer amigos em outra parte do universo”.

De acordo com uma reportagem publicada no jornal Estadão, Febbraro chegou a escrever mais de mil cartas e enviá-las para diversas cidades argentinas propondo a criação do Dia do Amigo, celebrado pela primeira vez em 1970: “nas décadas seguintes, a data foi abrangendo outros lugares. O Uruguai adotou o Dia do Amigo ainda nos anos 1970, Peru e México em 1980, e no Brasil a ideia chegou com mais força nos anos 1990”.

Como (e quando) cada país celebra o Dia do Amigo?

Bolívia
  • Data: 21 de setembro
  • Como comemora? O Dia do Amigo coincide com a mudança de estação no hemisfério sul. Aproveita-se a data para promover festas com os temas primavera, amor e amizade.
Argentina
  • Data: 20 de julho
  • Como comemora? Amigos costumam se reunir em casa ou em um restaurante. É comum que façam brincadeiras de amigo-secreto.
Espanha e México
  • Data: 14 de fevereiro
  • Como comemoram? O Dia do Amor e da Amizade é muito mais voltado aos casais, com entrega de flores e jantares românticos.
Índia
  • Data: primeiro domingo de agosto
  • Como comemora? Os amigos trocam pulseirinhas de amizade, presentes e passeiam.
Paraguai
  • Data: 30 de julho
  • Como comemora? Reuniões para trocar presentes e comemorar são comuns, mas a parte mais esperada é o amigo-secreto.
Estônia e Finlândia
  • Data: 14 de fevereiro
  • Como comemoram? Famílias, amigos e casais se reúnem para refeições compartilhadas e atividades esportivas como patinar no gelo ou andar de trenó na neve. Crianças são incentivadas a fazer presentes e cartões artesanais para seus entes queridos.
Fontes: La Información, News 18, Wikipedia, ONU, Time

Compartilhe esse post.

Fique por dentro

Preencha seus dados e receba as novidades da Confidence Câmbio

    Está pensando em fazer um intercâmbio internacional?

    Confira depoimentos de quem já foi e baixe o nosso e-book com dicas de planejamento financeiro e checklist de documentos para te ajudar a se organizar.

    Está pensando em fazer um intercâmbio internacional?

    Confira depoimentos de quem já foi e baixe o nosso e-book com dicas de planejamento financeiro e checklist de documentos para te ajudar a se organizar.

    Aplicativo Confidence Câmbio

    Pelo App você você recebe notificações quando o dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras estiverem em queda para aproveitar as melhores cotações. Além disso, com ele você pode comprar sua moeda estrangeira em espécie, recarregar seu cartão pré-pago internacional e fazer transferências internacionais.
    Disponível nas lojas App Store e Google Play Store

    Aplicativo Confidence Câmbio

    Pelo App você você recebe notificações quando o dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras estiverem em queda para aproveitar as melhores cotações. Além disso, com ele você pode comprar sua moeda estrangeira em espécie, recarregar seu cartão pré-pago internacional e fazer transferências internacionais.
    | MAPA DO SITE | confidence cambio © - todos os direitos reservados - CNPJ: 04.913.129/0001-41 - CONFIDENCE CORRETORA DE CAMBIO S/A - Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 105, 5º andar, Edifício Berrini One CEP: 04571-010 • São Paulo • SP • Brasil