Dia do Amigo: Descubra como diferentes países celebram a data

Curiosidades
Curiosidades

3 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 19/07/2022

Vamos começar dizendo que não há um consenso sobre o dia “correto” para comemorar a amizade. Aqui no Brasil e nos vizinhos Argentina e Uruguai, a data mais consagrada é 20 de julho, aniversário da chegada do homem a lua. Por outro lado, a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) instituiu 30 de julho como Dia Internacional da Amizade, que passou a ser um marco oficial entre os países-membros. Ainda tem uma galera que escolheu celebrar no primeiro domingo de agosto – e uma iniciativa do Facebook nos últimos anos de cravar sua própria comemoração, em 4 de fevereiro. Essa bagunça só quer dizer uma coisa: que ter amigos é motivo para festa o ano todo. Veja como cada país faz a sua.

Dia Internacional da Amizade: qual é a data e como surgiu?

Nos últimos tempos, foram criadas diversas iniciativas para a celebração de um Dia da Amizade. Mas, uma em especial colocou a importância de se ter amigos no centro da discussão: o médico paraguaio Ramón Artemio Bracho fundou a Cruzada Mundial da Amizade, uma campanha que visava a difusão da cultura de paz entre os povos. Todo dia 30 de julho, ele convocava seus compatriotas para reuniões e diversas atividades sociais e culturais. 

Aí, em 2011, a ONU entrou na história reiterando que “através da amizade – acumulando laços de camaradagem e desenvolvendo fortes laços de confiança – podemos contribuir para as mudanças fundamentais que são urgentemente necessárias para alcançar uma estabilidade duradoura, tecer uma rede de segurança que nos proteja a todos e gerar paixão por um mundo melhor onde todos estão unidos por um bem maior”. Faz sentido, não é?

Na prática, a entidade estabeleceu o Dia Internacional da Amizade em 30 de julho, com a ideia de que a colaboração entre povos, países, culturas e indivíduos pode inspirar esforços de paz e construir pontes entre as comunidades. Para formalizar, foi criado um documento assinado pelos países participantes, entre eles o Brasil. A resolução enfatiza o envolvimento dos jovens como futuros líderes de atividades comunitárias que incluam o respeito à diversidade.

E o Dia do Amigo no Brasil?

No Brasil, apesar de não ser instituído por lei federal, também se comemora em duas outras datas: 18 de abril e 20 de julho – essa última, celebrada oficialmente no calendário de cidades como o Rio de Janeiro e Belo Horizonte. “O Dia do Amigo foi instituído em Buenos Aires, na Argentina, e a partir daí foi gradualmente adotado em outras partes do mundo”, justifica o texto da lei nº 5.146, de 7 de janeiro de 2010, que decreta o Dia do Amigo no Rio. “A data foi criada pelo argentino Enrique Ernesto Febbraro. Ele se inspirou na chegada do homem à lua, em 20 de julho de 1969, considerando a conquista não somente uma vitória científica, como também uma oportunidade de se fazer amigos em outra parte do universo”.

De acordo com uma reportagem publicada no jornal Estadão, Febbraro chegou a escrever mais de mil cartas e enviá-las para diversas cidades argentinas propondo a criação do Dia do Amigo, celebrado pela primeira vez em 1970: “nas décadas seguintes, a data foi abrangendo outros lugares. O Uruguai adotou o Dia do Amigo ainda nos anos 1970, Peru e México em 1980, e no Brasil a ideia chegou com mais força nos anos 1990”.

Como (e quando) cada país celebra o Dia do Amigo?

Bolívia
  • Data: 21 de setembro
  • Como comemora? O Dia do Amigo coincide com a mudança de estação no hemisfério sul. Aproveita-se a data para promover festas com os temas primavera, amor e amizade.
Argentina
  • Data: 20 de julho
  • Como comemora? Amigos costumam se reunir em casa ou em um restaurante. É comum que façam brincadeiras de amigo-secreto.
Espanha e México
  • Data: 14 de fevereiro
  • Como comemoram? O Dia do Amor e da Amizade é muito mais voltado aos casais, com entrega de flores e jantares românticos.
Índia
  • Data: primeiro domingo de agosto
  • Como comemora? Os amigos trocam pulseirinhas de amizade, presentes e passeiam.
Paraguai
  • Data: 30 de julho
  • Como comemora? Reuniões para trocar presentes e comemorar são comuns, mas a parte mais esperada é o amigo-secreto.
Estônia e Finlândia
  • Data: 14 de fevereiro
  • Como comemoram? Famílias, amigos e casais se reúnem para refeições compartilhadas e atividades esportivas como patinar no gelo ou andar de trenó na neve. Crianças são incentivadas a fazer presentes e cartões artesanais para seus entes queridos.
Fontes: La Información, News 18, Wikipedia, ONU, Time

Conheça nossos produtos e serviços:

Cartão pré-pago internacional

Com ele você fica livre da anuidade e das variações do câmbio. Recarregue e consulte o saldo ou extrato pelo Aplicativo.

Moedas em Espécie

Compre ou venda dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras. Retire em qualquer loja ou receba em casa quando o serviço estiver disponível.

Transferências Internacionais

Envie ou receba dinheiro do exterior com segurança. Somos registrados no Banco Central, o que garante a confiabilidade das nossas operações.

Seguro Viagem Internacional

Item obrigatório para quem vai para Europa. Faça uma simulação e compre em 6x no cartão. Temos planos para todos os continentes.

Chip Internacional de Celular

Saia do Brasil com pacote de dados e chamadas de voz. Chip internacional para Estados Unidos, Europa e mais.

MoneyGram

Envie e receba dinheiro do exterior em até 10 minutos e você nem precisa ter conta bancária.

Cheques Internacionais

Troque seus cheques internacionais em dólar, euro e outras moedas por reais.

| MAPA DO SITE | confidence cambio © - todos os direitos reservados - CNPJ: 04.913.129/0001-41 - CONFIDENCE CORRETORA DE CAMBIO S/A - Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 105, 5° andar, Torre 4, Edifício Berrini One. CEP: 04517-010 • São Paulo • SP • Brasil