Descubra o Dia do Rei na Holanda, uma festa que vale a viagem!

Curiosidades
Dia do Rei da Holanda - desktop
Curiosidades

4 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 27/04/2022

Pretende visitar a Holanda no mês de abril? Então, saiba que o dia 27 é marcado por uma comemoração e tanto: o Dia do Rei, conhecido mundialmente por ser uma das maiores e mais coloridas festividades do país, especialmente em Amsterdã. Neste texto, trazemos tudo o que você precisa saber sobre o evento e planejar a sua viagem!

Estamos bastante acostumados a ler manchetes ou zapear os canais da TV e esbarrar com algum integrante da realeza britânica. A popularidade já os fez personagens de série, seus casamentos são transmitidos globalmente, além da legião de fãs que fazem questão de acompanhá-los de perto. Apesar de bem menos comentado, o sistema de monarquia constitucional independente dos Países Baixos também está de pé, comandado desde 2013 pelo rei Willem-Alexander, que sucedeu sua mãe, Beatrix. E se você quer um motivo razoável para se inteirar sobre a família real holandesa, aqui vai um dos bons: as comemorações do Dia do Rei, um dos feriados mais importantes do calendário local – ah, e sim, os turistas também podem aproveitar!

O que é exatamente o Dia do Rei na Holanda?

O Dia do Rei é a celebração anual do aniversário do rei Willem-Alexander no dia 27 de abril. O país todo comemora, promovendo grandes eventos de música, feiras e outras atividades. As pessoas se vestem de laranja e saem de casa para aproveitar a programação, enquanto a família real viaja para uma cidade para festejar entre os cidadãos.

A origem do Dia do Rei

Dependendo do monarca governante, o feriado é comemorado em um dia diferente. A tradição remonta a 1885, quando foi introduzido como o Dia da Princesa para enaltecer a Princesa Wilhelmina. Como seu aniversário era no dia 31 de agosto, inicialmente a festa acontecia neste dia. Mais tarde, quando se tornou rainha, o evento foi renomeado para Dia da Rainha. Depois que a filha de Wilhelmina, Juliana, assumiu o trono, o Dia da Rainha passou a ser comemorado em 30 de abril, seu aniversário. Já a rainha Beatrix, primogênita de Juliana e mãe do atual rei, decidiu manter a data durante seu reinado, já que seu aniversário é no inverno. Após a coroação do rei Willem-Alexander, em 2013, o nome foi renomeado para Dia do Rei e desde então é comemorado em 27 de abril.

Vista-se de laranja

Ainda que não esteja na bandeira (que é azul, branca e vermelha), o laranja está no nome da família real holandesa: Orange-Nassau – por isso, tornou-se a cor nacional dos Países Baixos. As pessoas aproveitam o Dia do Rei para usar roupas, perucas e maquiagem nessa tonalidade e acabam formando um imenso mar laranja pelas ruas.

Mercados de pulgas

No Dia do Rei, basta pisar para fora do hotel onde estiver hospedado para trombar com mercados de pulgas em cada esquina. Isso acontece porque a população aproveita a permissão concedida pelo governo para vender seus pertences sem a necessidade de uma licença específica de comércio. A ideia é encontrar tesouros e barganhar preços. E não são apenas produtos de segunda mão em oferta: muitas barracas de comida surgem para alimentar o frenesi da caça às pechinchas.

Em Amsterdã, vários bairros e ruas específicas são conhecidos pela boa variedade de produtos usados. Quer uma dica? Explore diferentes partes da cidade para garantir ótimas compras. O mercado de rua fica montado o dia todo.

Festivais de música e festas em todos os cantos

Cada cidade ou vila organiza sua própria programação para o Dia do Rei. Tem apresentação para todos os gostos: bandas cover ao vivo, DJs, espetáculos amadores de dança e peças de teatro.  Não é à toa: o caráter cultural da celebração pulsa e incentiva todos a darem uma chance de mostrar seu lado criativo. Para os que preferem as performances profissionais, em muitos lugares, artistas consagrados se apresentam para multidões. Além de festivais, há festas animadíssimas em quase todos os grandes centros do país.

3 dicas para viajar para a Holanda (no Dia do Rei ou em qualquer outra data)

De cidades históricas a campos de flores de cores exuberantes, este pequeno país europeu pulsa tradição, cultura e um charme incomparável!

1. Reserve hotel e passeios com antecedência

Reservar com antecedência pode evitar dores de cabeça, especialmente se você estiver viajando para Amsterdã. Os hotéis e hostels do centro costumam ficar lotados durante o verão e algumas atrações podem fazer você passar horas na fila, se você não garantir ingressos online. Se você planeja visitar a Casa de Anne Frank, por exemplo, confira no site se há disponibilidade antes de se deslocar (ou corra o risco de esperar horas em uma fila que se prolonga por todo o quarteirão).

Quando se trata de fazer um tour pelos grandes museus da cidade, cogite comprar o I Amsterdam City Card. Ele oferece entrada para a maioria das atrações culturais da cidade, incluindo o Museu Van Gogh, o Rijksmuseum e, claro, o Museu das Tulipas. Também inclui o uso ilimitado de transporte público durante a vigência do cartão.

2. Não planeje visitar apenas Amsterdã

Muitas vezes, os viajantes estipulam tempo suficiente apenas para um roteiro em Amsterdã. Mas há muito o que fazer além dos cafés, do Museu Van Gogh e da Casa de Anne Frank! Várias outras cidades exalam o charme tradicional holandês, algumas delas a menos de uma hora de distância da capital.  Fuja da mesmice turística e conheça também Haarlem, Utrecht, Maastricht ou Den Bosch – nesses lugares menos conhecidos você descobre o país além de seus estereótipos.

3. Compre euro com a melhor cotação ainda no Brasil

Saber onde comprar euro mais barato e com segurança é fundamental. O primeiro passo é escolher sempre uma instituição autorizada a operar no mercado de câmbio pelo Banco Central do Brasil – ou seja, bancos e agências de câmbio, com lojas físicas ou online.

A Travelex Confidence é uma empresa com mais de 25 anos de experiência em câmbio. Vai viajar para a Holanda? A gente te ajuda com euro em espécie, seguro viagem e muitas outras necessidades. Lembre-se: não viaje sem fazer o câmbio. Trocar reais por euros no país de destino é ainda mais caro!

Fontes: I Amsterdam, www.holland.com, Aventuras na História.

Conheça nossos produtos e serviços:

Cartão pré-pago internacional

Com ele você fica livre da anuidade e das variações do câmbio. Recarregue e consulte o saldo ou extrato pelo Aplicativo.

Moedas em Espécie

Compre ou venda dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras. Retire em qualquer loja ou receba em casa quando o serviço estiver disponível.

Transferências Internacionais

Envie ou receba dinheiro do exterior com segurança. Somos registrados no Banco Central, o que garante a confiabilidade das nossas operações.

Seguro Viagem Internacional

Item obrigatório para quem vai para Europa. Faça uma simulação e compre em 6x no cartão. Temos planos para todos os continentes.

Chip Internacional de Celular

Saia do Brasil com pacote de dados e chamadas de voz. Chip internacional para Estados Unidos, Europa e mais.

MoneyGram

Envie e receba dinheiro do exterior em até 10 minutos e você nem precisa ter conta bancária.

Cheques Internacionais

Troque seus cheques internacionais em dólar, euro e outras moedas por reais.

| MAPA DO SITE | confidence cambio © - todos os direitos reservados - CNPJ: 04.913.129/0001-41 - CONFIDENCE CORRETORA DE CAMBIO S/A - Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 105, 5° andar, Torre 4, Edifício Berrini One. CEP: 04517-010 • São Paulo • SP • Brasil