Dia dos Avós: como e quando cada país celebra?

Curiosidades
Curiosidades

3 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 25/07/2022

Olha só essa história: Dona Aninhas, como todos conheciam a portuguesa Ana Elisa do Couto na pequena cidade de Penafiel, na região do Porto, foi quem mais batalhou para que 26 de julho fosse reconhecido como Dia dos Avós em Portugal. E ela conseguiu! Hoje, há uma placa afixada em praça pública em sua terra natal para relembrar o feito – e uma grande lista de países que festejam seus vovôs e vovós. Embarque nessa viagem que enaltece a sabedoria e o amor das gerações anteriores. 

A jornada de Dona Aninhas começou porque ela achava que ninguém dava o devido valor aos avôs e avós nas famílias. Ela mesma, que tinha quatro netas e dois netos, resolveu se tornar uma missionária da causa: começou a viajar pelo mundo com uma agenda que defendia que se estabelecesse e comemorasse o Dias dos Avós. No roteiro, passou por França, Estados Unidos, Alemanha, África do Sul, Espanha, Angola, Suíça, Canadá e até pelo Brasil. E a data, dia 26 de julho, coincide com a celebração de São Joaquim e Santa Ana, pais de Maria e avós de Jesus, na Igreja Católica.

E vale mencionar que também existe o Dia Internacional do Idoso em 1º de outubro. Promovida pela Organização das Nações Unidas, é uma data dedicada a conscientizar contra a discriminação de idosos e chama a atenção para estereótipos negativos e equivocados sobre o envelhecimento.

Quando e como os países comemoram o Dia dos Avós

No Brasil, homenageamos os avós no dia 26 de julho. Mas, como acontece com o Dia do Amigo, não há data certa e cada país o institui a seu modo. Veja alguns deles:

Argentina

Os argentinos comemoram com beijo, abraço, um pequeno presente ou visita surpresa em três datas: 26 de julho (Dia dos Avôs e Avós), o segundo domingo de novembro (Dia das Vovós) e o terceiro domingo de agosto (Dia dos Vovôs). 

Itália

Aqui, houve a preocupação de desconectar o Dia dos Avós da memória dos santos, justamente para enfatizar o caráter civil e não religioso da celebração. A “Festa Dei Nonni” é celebrada dia 2 de outubro. A ideia é construir uma rede com diferentes gerações e prevenir a solidão nos estágios mais avançados da vida.

Estados Unidos

O Dia Nacional dos Avós é comemorado no primeiro domingo após o Labor Day (o Dia do Trabalho, feriado nacional americano celebrado na primeira segunda-feira de setembro). Assim como o dia das mães e o dia dos pais, é uma oportunidade de valorizar essa conexão e passar algum tempo de qualidade em família – seja folheando álbuns de fotos, cozinhando pratos especiais, passeando no parque, arrumando o carro na garagem com o vovô…

Polônia

Sabia que os poloneses idosos passam cerca de nove horas por semana com seus netos – o que representa até três horas a mais em média do que em outros países? A Polônia tem dias separados para homenagear avós e avôs. O Dia da Avó (Dzień Babci) é 21 de janeiro e o Dia do Avô (Dzień Dziadka) é 22 de janeiro. Os poloneses costumam se reunir para comemorar e presentear os avós com buquê de flores ou cartões feitos à mão. 

França

A França é mais um dos casos de separação de datas. Há o Dia das Vovós (primeiro domingo de março) e o Dia dos Vovôs (primeiro domingo de outubro).

México

A tradição é celebrar no dia 28 de agosto. De acordo com o Instituto Nacional de Idosos do país, a data é um espaço no calendário para reconhecer suas contribuições para o desenvolvimento cultural, social, econômico e político das comunidades e promover a luta pelo reconhecimento e pleno exercício de seus direitos.
Fontes: Clarín, BBC, ABC e Governo do México.

Conheça nossos produtos e serviços:

Cartão pré-pago internacional

Com ele você fica livre da anuidade e das variações do câmbio. Recarregue e consulte o saldo ou extrato pelo Aplicativo.

Moedas em Espécie

Compre ou venda dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras. Retire em qualquer loja ou receba em casa quando o serviço estiver disponível.

Transferências Internacionais

Envie ou receba dinheiro do exterior com segurança. Somos registrados no Banco Central, o que garante a confiabilidade das nossas operações.

Seguro Viagem Internacional

Item obrigatório para quem vai para Europa. Faça uma simulação e compre em 6x no cartão. Temos planos para todos os continentes.

Chip Internacional de Celular

Saia do Brasil com pacote de dados e chamadas de voz. Chip internacional para Estados Unidos, Europa e mais.

MoneyGram

Envie e receba dinheiro do exterior em até 10 minutos e você nem precisa ter conta bancária.

Cheques Internacionais

Troque seus cheques internacionais em dólar, euro e outras moedas por reais.

| MAPA DO SITE | confidence cambio © - todos os direitos reservados - CNPJ: 04.913.129/0001-41 - CONFIDENCE CORRETORA DE CAMBIO S/A - Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 105, 5° andar, Torre 4, Edifício Berrini One. CEP: 04517-010 • São Paulo • SP • Brasil