Dólar cara pequena; o que é?

Curiosidades
Produtos
Dólar cara pequena
Curiosidades
Produtos

3 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 21/05/2020

Diferente do Brasil, que já teve algumas moedas diferentes, como o real, cruzado, cruzeiro, entre outras, os EUA só contou com o dólar. Já foram diversas versões, mas sempre a mesma moeda. Além dos Estados Unidos, o dólar também é a moeda oficial do Equador, El Salvador e Panamá.

Origem do nome

A palavra ‘dólar’ surgiu da expressão alemã ‘thaler’, que se refere à antiga moeda de prata datada de 1518.

Moeda Internacional

A moeda norte-americana só passou a ter a importância que tem hoje depois da Segunda Guerra Mundial, já que os países europeus estavam fortemente abalados com os resultados do conflito e passaram a depender dos produtos dos Estados Unidos. Antes disso, a libra esterlina, moeda do Reino Unido, exercia a função de moeda internacional.

No início, as notas eram de valores extremamente altos, como USD 1.000 ou até USD 100.000. Dá para acreditar? Porém, em 1966, o então presidente Richard Nixon tirou tais quantias de circulação por conta do intenso favorecimento ao crime organizado que essas notas geravam.

Com o passar do tempo e com a evolução da tecnologia, o Federal Reserve (equivalente ao nosso Banco Central nos Estados Unidos) foi desenvolvendo novas notas, inclusive com menos chances de serem falsificadas, por exemplo. É neste contexto que entram as notas ‘cara pequena’, que foram emitidas até 1996.

Apesar de o Fed (Federal Reserve) não tirar essas cédulas de circulação, outros países já não aceitam mais. Além disso, alguns estabelecimentos dentro dos Estados Unidos restringem a aceitação, já que correm um risco maior de pegar uma nota falsa.

Eu tenho dólar cara pequena, onde posso trocar?

Aqui, no Brasil, são poucas as corretoras que fazem a troca dessa cédula, seja por real ou por notas novas. Não só pelo risco de ter notas falsificadas, como pelo fato de a moeda não poder voltar para o mercado e ser necessário exportá-las. A Travelex Confidence, por contar com uma estrutura de banco de câmbio por trás, tem capacidade de absorver a demanda sem repassar o custo ao cliente final.

Se você tem dólar ‘cara pequena’ e quer aproveitar a alta da moeda norte-americana para trocar por reais, fale com um de nossos especialistas em câmbio por meio do chat, e-mail, telefone, WhatsApp ou até mesmo nas lojas. O serviço de venda de moeda também está disponível em nosso site.

Apenas pedimos para que fique atento à conservação das notas, sendo elas cara pequena ou não, ok? Para efetivação da operação, as cédulas são avaliadas por nossos especialistas em câmbio nas lojas físicas, no momento da entrega. O valor final está sujeito a alteração dependendo do ano de emissão, modelo e valor das notas. 😉

Como eu sei se o dólar que eu tenho é cara pequena?

Abaixo, separamos as versões mais recentes da moeda. Veja se a que você tem na sua casa é a cara pequena.

Precisa comprar ou vender dólar? Veja a cotação do dólar hoje. Além disso, com o nosso Alerta de Câmbio, você fica informado sempre que a moeda de sua preferência estiver em queda. Você não vai perder essa oportunidade de economizar, né?

Conheça nossos produtos e serviços:

Cartão pré-pago internacional

Com ele você fica livre da anuidade e das variações do câmbio. Recarregue e consulte o saldo ou extrato pelo Aplicativo.

Moedas em Espécie

Compre ou venda dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras. Retire em qualquer loja ou receba em casa quando o serviço estiver disponível.

Transferências Internacionais

Envie ou receba dinheiro do exterior com segurança. Somos registrados no Banco Central, o que garante a confiabilidade das nossas operações.

Seguro Viagem Internacional

Item obrigatório para quem vai para Europa. Faça uma simulação e compre em 6x no cartão. Temos planos para todos os continentes.

Chip Internacional de Celular

Saia do Brasil com pacote de dados e chamadas de voz. Chip internacional para Estados Unidos, Europa e mais.

MoneyGram

Envie e receba dinheiro do exterior em até 10 minutos e você nem precisa ter conta bancária.

Cheques Internacionais

Troque seus cheques internacionais em dólar, euro e outras moedas por reais.

| MAPA DO SITE | confidence cambio © - todos os direitos reservados - CNPJ: 04.913.129/0001-41 - CONFIDENCE CORRETORA DE CAMBIO S/A - Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 105, 5° andar, Torre 4, Edifício Berrini One. CEP: 04517-010 • São Paulo • SP • Brasil