Dia das Mães pelo mundo

1 Estrelas2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5.00/5 - 4 avaliações)
carregandoLoading...
Dia das Mães

4 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 30 Apr

Primeiro, como surgiu o Dia das Mães?

Criada em 1914, nos Estados Unidos, o Dia das Mães foi uma forma que Anna Jarvis encontrou de homenagear sua mãe, a ativista Ann Jarvis, falecida em 9 de maio 1905. A partir de 1850, a norte-americana Ann Jarvis dedicou-se ao trabalho social focado na conscientização das famílias da Virgínia Ocidental, região em que morava, em relação à importância de manter as boas condições sanitárias.

É importante estar atento que este foi um dos períodos mais conturbados da história do país, a Guerra da Secessão, em que doenças como febre tifoide e cólera faziam muitas vítimas por conta das más condições de higiene.

Durante a Guerra, Ann também teve um papel importante no socorro aos soldados de ambos os lados do conflito. Ao término do confronto, Ann ainda se juntou a outras mães e criaram o Mother’s Friendship Day (Dia das Mães pela Amizade), em que sugeriam um dia de união e reconciliação entre as famílias que tinham ficado em lados opostos do combate.

Em 1907, sua filha, Anna Jarvis, propôs a criação do Dia das Mães, que foi colocado em prática no ano seguinte, em 1908, em formato de memorial para Ann Jarvis. Em 1910, a Virgínia Ocidental, onde Ann realizou seu trabalho social, oficializou o Dia das Mães no segundo domingo de maio.

Anos mais tarde, em 1914, o Congresso dos Estados Unidos aprovou a implementação do Dia das Mães em território nacional. Aos poucos, a homenagem foi conquistando cada vez mais importância ao redor do mundo.

Vale mencionar que alguns historiadores também afirmam que, na Antiguidade, as figuras maternas já eram homenageadas em celebrações e até mesmo festivais.

Dia das Mães no Brasil

Aqui, o Dia das Mães foi oficialmente estabelecido em 1932, pelo então presidente Getúlio Vargas, como resultado do intenso empenho exercido pelo movimento feminista brasileiro. Entretanto, existem relatos de que a primeira comemoração à figura materna foi realizada ainda na década de 1918, em Porto Alegre.

Assim como nos Estados Unidos, o Dia das Mães também é comemorado no segundo domingo de maio. Uma curiosidade interessante é que no ano que vem, em 2021, a celebração será exatamente no dia da morte de Ann Jarvis.

Comemorações ao redor do mundo

Calendário Dia das Mães

Aqui, nós comemoramos muito e em família. Essa é a segunda data mais comemorada pelo comércio devido ao volume de vendas – só perde para o Natal!

Muitas escolas fazem festas, no próprio domingo temos almoços caprichados, entregamos presentes dos mais básicos aos mais extravagantes. Mas a gente também sabe que os países têm culturas diferentes e festejos diferentes.

Veja abaixo uma lista de países que contam com homenagens tradicionais:

Bolívia: os bolivianos homenageiam o grupo de mulheres de Cochabamba que se juntaram à batalha pela independência da Espanha, na luta contra o exército espanhol na Coronilla Hill, em 27 de maio de 1812.

Canadá: as festividades dos canadenses são muito parecidas com as do Brasil, não só na data como também no costume de presentear as mães e passar o dia juntos.

China: inicialmente, a data era usada para homenagear mães extremamente pobres da zona rural do país. Hoje, entretanto, o costume é muito parecido com o Brasil e o dia é passado em família. Como costume do país, os filhos presenteiam as mães com cravos ou lírios e, para aqueles que querem fazer algo ainda mais especial, também preparam um cartão ou um bolo.

Coréia do Sul: diferentemente do Brasil, desde 1973, os sul-coreanos homenageiam, em um único dia, o pai e a mãe. Na escola, os filhos decoram cravos artesanais para serem usados como broches pelos pais – brancos para os pais já falecidos, rosa para os filhos com apenas um dos pais vivos e vermelho para os que ainda estão juntos de ambos.

Estados Unidos: as crianças enfeitam tradicionais cartões de felicitações para as mães. Além disso, na Virgínia Ocidental, onde a comemoração surgiu, os residentes enfeitam a igreja com flores – assim como na Coréia do Sul, os brancos são para as mães já falecidas e os vermelhos ou rosas para as vivas.

Etiópia: assim como no Brasil, a comemoração é feita em família, porém a festa tem duração de três dias! Além disso, as mães têm papel fundamental na preparação das tradicionais refeições festivas.

Indonésia: de cunho mais político, o Dia das Mães é comemorado no aniversário da primeira convocação de mulheres para participarem de um órgão governamental.

Dia das mães

Irã: festividades menores fazem parte da tradição iraniana. A homenagem é destinada à Fatimah, filha do profeta Maomé.

Nepal: aqui, a homenagem segue um costume hindu e é feita com uma peregrinação, entrega de oferendas e até mergulho nos lagos da importante vila Mata Tirtha, no tradicional festival Mata Tirtha Aunsi.

Panamá: muito religiosos, os panamenses comemoram o dia das Mães no dia 8 de dezembro, quando também é realizado a festa da Nossa Senhora da Imaculada Conceição, em homenagem à mãe de Jesus.

Reino Unido: na terra da Rainha Elizabeth, a comemoração é conhecida como “Igreja Mãe”, ou seja, o quarto domingo da quaresma é usado pelos cristãos para retornarem à igreja onde foram batizados. Além disso, atualmente filhos e netos visitam mães e avós para fartas refeições, com mimos, claro!

Sérvia: talvez a comemoração mais inusitada até agora. As mães sérias são amarradas pelos seus filhos e só são liberadas depois de presentear e dar doces às crianças. O dia dos pais, festejado um domingo depois ao das mães, segue o mesmo hábito.

Tailândia: por ser comemorado no mesmo dia do aniversário da Rainha Sirikit, Rainha-Mãe do país, o Dia das Mães na Tailândia, além das celebrações em família, conta também com desfiles grandiosos, fogos de artifício e shows.

E então, o que você está planejando para comemorar o Dia das Mães?

Compartilhe esse post.

Fique por dentro

Preencha seus dados e receba as novidades da Confidence Câmbio

Está pensando em fazer um intercâmbio internacional?

Confira depoimentos de quem já foi e baixe o nosso e-book com dicas de planejamento financeiro e checklist de documentos para te ajudar a se organizar.

Está pensando em fazer um intercâmbio internacional?

Confira depoimentos de quem já foi e baixe o nosso e-book com dicas de planejamento financeiro e checklist de documentos para te ajudar a se organizar.

Aplicativo Confidence Câmbio

Pelo App você você recebe notificações quando o dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras estiverem em queda para aproveitar as melhores cotações. Além disso, com ele você pode comprar sua moeda estrangeira em espécie, recarregar seu cartão pré-pago internacional e fazer transferências internacionais.
Disponível nas lojas App Store e Google Play Store

Aplicativo Confidence Câmbio

Pelo App você você recebe notificações quando o dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras estiverem em queda para aproveitar as melhores cotações. Além disso, com ele você pode comprar sua moeda estrangeira em espécie, recarregar seu cartão pré-pago internacional e fazer transferências internacionais.
| MAPA DO SITE | confidence cambio © - todos os direitos reservados - CNPJ: 04.913.129/0001-41 - CONFIDENCE CORRETORA DE CAMBIO S/A - Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 105, 5º andar, Edifício Berrini One CEP: 04571-010 • São Paulo • SP • Brasil