O que é e para que serve o Dólar Comercial?

Curiosidades
dólar comercial
Curiosidades

2 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 21/05/2019

Dólar comercial e dólar turismo são duas das expressões mais presentes na vida de quem busca informações sobre câmbio. Sejam elas pessoas que têm relações comerciais no exterior, que querem comprar moeda estrangeira para viajar ou até mesmo investidores internacionais.

Mas você sabe exatamente o que essas expressões significam?

Dólar comercial: o que é?

Utilizado apenas nos contratos de negociações internacionais de serviços e mercadorias, a cotação do dólar comercial é levada em consideração no fechamento desses contratos.

Ou seja, o dólar comercial é válido para bancos e empresas que operam no mercado de câmbio como importação, exportação e transferências financeiras.

Porque o dólar comercial é mais barato que o dólar turismo?

Isso acontece porque os custos financeiros e administrativos são levados em consideração na formulação do preço do dólar.

E como as quantias movimentadas de dólar turismo são bem menores que o comercial, os custos administrativos são proporcionalmente maiores.

O dólar comercial é o valor que o mercado financeiro estabelece para movimentações financeiras do comércio exterior e feitas por empresas de importações e exportações.

O dólar turismo é a cotação utilizada pelas corretoras e casas de câmbio nas operações de compra ou venda de dólares quando as pessoas vão viajar. Nele, são incluídos alguns custos como:

  • Importação da moeda: aqui na Confidence nós importamos nossos dólares do Bank of America. Muita gente não sabe, mas o dinheiro viaja de avião dos Estados Unidos chegando até os principais aeroportos brasileiros.
  • Logística: como a Confidence tem mais de 120 lojas espalhadas pelo Brasil é preciso manter sempre as lojas abastecidas com as moedas que você irá precisar como: dólares, euros etc. Para isso utilizamos uma empresa de logística que transporta com segurança os dólares que chegam no aeroporto até as lojas e pontos estratégicos de distribuição.
  • Estoque: a moeda estrangeira antes de ser vendida para você fica estocada, isso é, guardada com parceiros especializados em segurança de bens financeiros. Dessa forma, também incorrendo em custos operacionais para corretoras e casas de câmbio que trabalham com o dólar turismo.

Por isso, o dólar comercial  é sempre mais barato que o dólar turismo.

Para saber mais sobre o assunto, veja também o post onde explicamos qual é a diferença entre dólar comercial e dólar turismo.

Conheça nossos produtos e serviços:

Cartão pré-pago internacional

Com ele você fica livre da anuidade e das variações do câmbio. Recarregue e consulte o saldo ou extrato pelo Aplicativo.

Moedas em Espécie

Compre ou venda dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras. Retire em qualquer loja ou receba em casa quando o serviço estiver disponível.

Transferências Internacionais

Envie ou receba dinheiro do exterior com segurança. Somos registrados no Banco Central, o que garante a confiabilidade das nossas operações.

Seguro Viagem Internacional

Item obrigatório para quem vai para Europa. Faça uma simulação e compre em 6x no cartão. Temos planos para todos os continentes.

Chip Internacional de Celular

Saia do Brasil com pacote de dados e chamadas de voz. Chip internacional para Estados Unidos, Europa e mais.

MoneyGram

Envie e receba dinheiro do exterior em até 10 minutos e você nem precisa ter conta bancária.

Cheques Internacionais

Troque seus cheques internacionais em dólar, euro e outras moedas por reais.

| MAPA DO SITE | confidence cambio © - todos os direitos reservados - CNPJ: 04.913.129/0001-41 - CONFIDENCE CORRETORA DE CAMBIO S/A - Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 105, 5° andar, Torre 4, Edifício Berrini One. CEP: 04517-010 • São Paulo • SP • Brasil