Qual a diferença entre dólar comercial e dólar turismo?

Curiosidades
dólar comercial
Curiosidades

2 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 21/07/2017

O mercado cambial é um dos ativos mais importantes da economia. Acompanhar o preço do dólar e controlar o fluxo da moeda é um dos fatores que ajudam a regular as operações comerciais do nosso país com o resto do mundo e por isso os jornais e meios de comunicação divulgam as cotações em tempo real. Mas para muitas pessoas que acessam essas informações não fica claro o motivo da diferença de preço entre o dólar comercial e o que elas vão comprar no momento de uma viagem. Se você já fez esse questionamento, neste post a gente vai te explicar direitinho!

 

Compra e venda de moeda estrangeira

 

Primeiro, é legal você entender os termos “compra” e “venda”, pois muitos turistas têm dúvidas. É comum, por exemplo, as pessoas acharem que o valor do dólar para compra é o valor que ela pagará na hora de comprar a moeda, mas não é bem assim que a coisa funciona.

Para que exista uma padronização os termos “compra” e “venda” de moeda são sempre utilizados do ponto de vista da corretora de câmbio. Ou seja, quando você chegar a uma Loja Confidence Câmbio para comprar moeda, você pode perguntar “Qual o preço de venda do dólar americano?” ou, se você for vender o seus dólares remanescentes, “Qual o preço que vocês pagam pela compra da minha moeda?”. Simples, não é mesmo?

 

Dólar Comercial

 

Em linhas gerais, como o próprio nome sugere o que diferencia os preços é a natureza da operação de câmbio.

O dólar comercial faz referências às transações comerciais, por exemplo compra e venda de mercadorias e serviços entre empresas. É aquele utilizado para balizar as grandes movimentações de importação e exportação das empresas brasileiras e também é a cotação considerada nas ações do governo no exterior, como empréstimos (registrados no Banco Central) de brasileiros residentes em outros países.

O valor é negociado entre bancos e empresas, mas o Banco Central brasileiro impõe um certo controle para não deixar que suba demais o preço (o que descontrola as importações e desvaloriza o real), ou que o câmbio desça demais, o que afeta diretamente as exportações.

 

Dólar Turismo

 

Já o dólar turismo representa a cotação da moeda norte-americana para pessoas físicas que usarão a moeda durante uma viagem ao exterior ou para comprar produtos e serviços como cursos, passagens aéreas e itens em sites interacionais.

Essa cotação é baseada no custo da moeda comercial, com o acréscimo do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) praticado pelo Governo, além dos custos logísticos e operacionais que a transação da moeda exige para chegar até o cliente ou destino. Por exemplo, embute os serviços de transporte e segurança da moeda estrangeira até o estabelecimento, manutenção em cofres, a manutenção da loja ou serviço digital. Por esse motivo costuma ser um pouco mais alta.

 

Bem, esperamos que o post de hoje tenha te ajudado a entender um pouco mais sobre câmbio. Ah, e lembre-se que não importa quando será a sua próxima viagem, o ideal é comprar aos poucos, assim você trabalha com uma cotação média e acaba pagando um preço bacana na compra total da moeda! Consulte nossos especialistas! Até a próxima.

 

Conheça nossos produtos e serviços:

Cartão pré-pago internacional

Com ele você fica livre da anuidade e das variações do câmbio. Recarregue e consulte o saldo ou extrato pelo Aplicativo.

Moedas em Espécie

Compre ou venda dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras. Retire em qualquer loja ou receba em casa quando o serviço estiver disponível.

Transferências Internacionais

Envie ou receba dinheiro do exterior com segurança. Somos registrados no Banco Central, o que garante a confiabilidade das nossas operações.

Seguro Viagem Internacional

Item obrigatório para quem vai para Europa. Faça uma simulação e compre em 6x no cartão. Temos planos para todos os continentes.

Chip Internacional de Celular

Saia do Brasil com pacote de dados e chamadas de voz. Chip internacional para Estados Unidos, Europa e mais.

MoneyGram

Envie e receba dinheiro do exterior em até 10 minutos e você nem precisa ter conta bancária.

Cheques Internacionais

Troque seus cheques internacionais em dólar, euro e outras moedas por reais.

| MAPA DO SITE | confidence cambio © - todos os direitos reservados - CNPJ: 04.913.129/0001-41 - CONFIDENCE CORRETORA DE CAMBIO S/A - Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 105, 5° andar, Torre 4, Edifício Berrini One. CEP: 04517-010 • São Paulo • SP • Brasil