Educação financeira para crianças: dicas para você ensinar seus filhos

Curiosidades
Educação financeira para crianças: dicas para você ensinar seus filhos
Curiosidades

3 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 24/01/2022

Você se recorda de ter aprendido como investir ainda em idade escolar? Ou então, ter visto como todos os números e as ciências humanas poderiam te ajudar a organizar sua vida financeira? Se a sua resposta for não, fique tranquilo, você não está sozinho nessa. Segundo o último dado divulgado pelo Ibope, apenas 21% dos brasileiros tiveram educação financeira na infância.

Apesar de bastante comum, a baixa familiaridade das crianças com lições de economia é um desafio da nossa sociedade. Robert Kiyosaki, autor do renomado livro “Pai Rico, Pai Pobre”, explica por que a questão é tão importante. Hoje milionário, ele começou a empreender ainda muito jovem com um colega de sala, após receber lições valiosas de um conhecido, apelidado por ele como “pai rico”.

Segundo Kiyosaki, o planejamento financeiro é como regar uma árvore durante anos, até que, um dia, ela não precisa mais ser regada pois suas raízes já são suficientemente profundas. Ensinar a alfabetização financeira na infância é ensinar a regar essa árvore desde cedo e fornecer o aconselhamento que seu filho precisa para construir a independência monetária.

Desde 2020, a educação financeira passou a fazer parte da Base Nacional Comum Curricular das escolas brasileiras, mas essa é uma missão conjunta e começa em casa. Confira a seguir as dicas que preparamos para você ensinar educação financeira para os seus filhos.

Eucação financeira para criança em 5 dicas:

1. Nunca é cedo para começar a aprender

Não há idade certa ou errada para começar a falar de finanças com as crianças. Desde muito pequenas, elas já estão processando o que acontece ao redor e entendendo como as relações humanas acontecem. Nunca é cedo, também, para expor que existem desafios na vida com os quais elas precisarão lidar. Por isso, uma boa maneira é expor os problemas de maneira lúdica e realizar exercícios educativos, sempre adaptando à idade e ao contexto.

Elas podem começar ouvindo histórias sobre a importância de poupar e de se planejar. Depois, ter contato com desenhos e formas para entender o valor do brinquedo que querem de presente, os valores e a complexidade vão evoluindo com o tempo para que elas saibam, anos depois, quanto precisam poupar para realizar um desejo maior. Esse exercício vai preparar as crianças para lidar com os desafios do futuro.

2. Ofereça uma mesada

A mesada pode ser o primeiro contato do seu filho com uma gestão financeira. Estipule um valor, mesmo que simbólico, e ofereça a ele mediante o cumprimento das obrigações, que podem ser desde ajudar nas tarefas de casa a ir bem nos estudos. Esse ato ensina sobre as atividades que envolvem a conquista do dinheiro e dá a ele um valor para começar a se organizar.

3. Ensine a poupar

Saber a importância de guardar dinheiro é fundamental e uma importante lição na educação financeira para criança. Uma maneira de estimular isso, por exemplo, é mostrar quais coisas ele poderia conquistar juntando o seu dinheiro por um tempo. A ideia aqui não é encorajá-lo a não gastar nunca, mas a entender o que implica cada gasto e o que poderia significar juntar o dinheiro por alguns meses, por exemplo. Você pode começar dando um cofrinho para que ele evolua com o tempo para uma conta poupança, e ajudá-lo a planejar as próprias metas.

4. Fale sobre o valor das coisas

Comumente, crianças e adolescentes têm pouca noção de onde o dinheiro vem por não fazerem parte da composição da renda da casa. É preciso, então, desenvolver um entendimento sobre o valor das coisas e o quanto de trabalho isso implica. É fundamental mostrar para elas que cada coisa tem um preço a ser pago, e que isso envolverá recursos, tempo e trabalho.

5. Dê o exemplo

Enquanto pequenos observadores do mundo, as crianças estão sempre atentas ao que os adultos fazem ao seu redor. Por isso, mais que o ensinamento teórico, vale muito o exemplo também. Ponha em prática os conselhos dados e mostre como essa organização financeira pode ser aplicada. Compartilhar com as crianças e adolescentes parte dos seus desafios e decisões relacionados ao dinheiro pode inspirá-los na educação financeira que estão desenvolvendo.

A infância e adolescência são as fases em que os pequenos estão particularmente abertos às descobertas e aos aprendizados que vão moldar sua vivência no mundo. Quando você ensina educação financeira para criança, você está não só mudando as perspectivas dela em relação ao dinheiro, mas impactando o futuro do País a partir de geração que está se formando no presente.

Fontes:  Forbes, Ibope, G1 e A influência da educação financeira família para a vida adulta

Conheça nossos produtos e serviços:

Cartão pré-pago internacional

Com ele você fica livre da anuidade e das variações do câmbio. Recarregue e consulte o saldo ou extrato pelo Aplicativo.

Moedas em Espécie

Compre ou venda dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras. Retire em qualquer loja ou receba em casa quando o serviço estiver disponível.

Transferências Internacionais

Envie ou receba dinheiro do exterior com segurança. Somos registrados no Banco Central, o que garante a confiabilidade das nossas operações.

Seguro Viagem Internacional

Item obrigatório para quem vai para Europa. Faça uma simulação e compre em 6x no cartão. Temos planos para todos os continentes.

Chip Internacional de Celular

Saia do Brasil com pacote de dados e chamadas de voz. Chip internacional para Estados Unidos, Europa e mais.

MoneyGram

Envie e receba dinheiro do exterior em até 10 minutos e você nem precisa ter conta bancária.

Cheques Internacionais

Troque seus cheques internacionais em dólar, euro e outras moedas por reais.

| MAPA DO SITE | confidence cambio © - todos os direitos reservados - CNPJ: 04.913.129/0001-41 - CONFIDENCE CORRETORA DE CAMBIO S/A - Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 105, 5° andar, Torre 4, Edifício Berrini One. CEP: 04517-010 • São Paulo • SP • Brasil