Veja 10 curiosidades sobre Paris, sede dos próximos Jogos Olímpicos, em 2024

Curiosidades
10 curiosidades sobre Paris - desktop
Curiosidades

6 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 9/08/2021

Já sabemos que a capital francesa está entre os destinos mais visitados (e desejados) do mundo. Paris exala história, cultura, glória e charme por todos os cantos. Tudo isso não é novidade para ninguém, certo? Agora, se você curtiu cada minuto dos Jogos de Tóquio e já está com saudade de acompanhar as competições, você vai pirar neste texto! Pesquisamos 10 curiosidades sobre Paris, que será a sede do próximo evento esportivo, em 2024.

1 – Museu sob medida

É fato que Paris reúne alguns dos museus mais importantes do mundo, mas sabia que um deles tem um anexo feito sob medida para a obra exibida? Ele fica no Musée de l’Orangerie, construído em 1852 como uma estufa para abrigar as laranjeiras do lindo Jardin des Tuileries – com a queda do império de Napoleão, o local passou a receber eventos e exposições. A história do prédio se cruzaria com a de Claude Monet em 1918, quando o pintor doou uma série de suas famosas ninfeias ao governo francês, para celebrar a paz depois do armistício da Primeira Guerra Mundial. A obra monumental com oito painéis de dois metros de altura, totalizando 91 metros de comprimento, foi disposta em duas salas ovais, banhadas por luz natural e que formam o símbolo do infinito, como desejou o artista. Monet participou do projeto arquitetônico, mas não assistiu à inauguração – o anexo foi aberto ao público em maio de 1927, poucos meses depois de sua morte. Um passeio e tanto para a sua próxima visita a Paris.

2 – Torre Eiffel provisória

Hoje parece inacreditável, mas o ícone indiscutível de Paris surgiu como uma obra de arte provisória. Isso mesmo: construída para ser a entrada da Exposição Mundial de 1889, a Torre Eiffel seria desmontada após o evento – muitos parisienses até torceram para isso, por considerar a torre uma interferência de mau gosto à paisagem da cidade. Na época, tratava-se da construção mais alta do mundo, com 300 metros. Já imaginou desmontar tudo isso – ou, pior, pensar em uma Paris sem Torre Eiffel?

3 – Da lama ao luxo

Capital da moda e epicentro de arte e cultura há séculos, Paris nem sempre foi símbolo de sofisticação. Quando Gália (atual França) foi conquistada pelos romanos, no século 1 a.C., a região não passava de uma vila de pescadores às margens do Sena. O primeiro nome da cidade, Lutécia (ou Lutetia, do latim “lama” ou “pântano”), é uma referência ao lodo que cobria a área após as cheias do rio. Na época, a região era ocupada pela tribo gaulesa dos parisii – essa, sim, a inspiração para o nome atual.

4 – O monumento mais visitado…

…não é a Torre Eiffel. De acordo com o Escritório de Turismo e Congressos de Paris, a Catedral de Notre Dame é o monumento mais visitado da cidade – e de toda a Europa –, com uma média de 13 milhões de pessoas por ano. Desde o grande incêndio que atingiu o teto central, em abril de 2019, o local está fechado para visitação. A igreja foi construída na chamada Île de la Cité, uma pequena ilha no Rio Sena, ao longo de 200 anos, entre 1163 e 1345, e guarda relíquias inestimáveis para o cristianismo, como fragmentos da coroa de espinhos e da cruz de Jesus Cristo.

5 – Paris 40 graus

A maior temperatura já registrada na capital francesa ocorreu em 25 de julho de 2019, quando os termômetros marcaram 42,6 °C. O calorão foi atribuído ao chamado efeito ômega, uma área de alta pressão que se assenta sobre determinada região por vários dias, criando uma espécie de escudo. O recorde anterior, de 40,4 °C, data do verão de 1947. 

6 – Cemitério subterrâneo

Fonte: Viajoteca

Abertas ao público desde 1809, as catacumbas de Paris podem parecer um passeio um tanto mórbido, mas ajudam a contar a história da cidade de forma única. Em cerca de 11 mil metros quadrados, as galerias do ossuário foram abertas entre antigas pedreiras a 20 metros de profundidade. Ao longo de 1,5 km de corredores de visitação, estão reunidos os restos mortais de milhões de parisienses, transferidos dos cemitérios locais devido a problemas de saneamento que assolaram a capital no fim do século 18.

7 – Conexão Paris-Nova York

Acredite se quiser, não existe uma, mas quatro réplicas da Estátua da Liberdade na Cidade-Luz. Você se lembra de que a estátua original foi um presente dos franceses e foi transportada de navio entre a Europa e a América, antes da inauguração, em 1886, né? Pois bem, para celebrar os 100 anos da Revolução Francesa, a comunidade norte-americana em Paris ofereceu à cidade um exemplar em bronze, de 22 metros de altura, na Île aux Cygnes (Ilha dos Cisnes), construída no Rio Sena entre os 15° e 16° arrondissements – ela olha em direção à Nova York. As outras três estão nos museus d`Orsay e des Arts et Métiers e no Jardim de Luxemburgo.

8 – Cenário de filme

Filme Ratatouille
Fonte: Metropoles

Anualmente, Paris recebe nada menos que 900 filmagens de cinema, aproximadamente – sem contar seriados, programas de TV e filmes publicitários. Em alguns roteiros, a cidade é protagonista, como O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (2001) e Meia-Noite em Paris (2011). Entre as produções mais recentes, vale citar as séries da Netflix Emily em Paris (2020), uma verdadeira ode à cidade, e Lupin (2021), com cenas eletrizantes – a maior delas envolvendo a pirâmide do Museu do Louvre. Ah, sem esquecer as animações que se passam em Paris, como a adorável Ratatouille (2007), do estúdio Pixar.

9 – Tem um escargot nesse mapa

Paris é segmentada de forma bastante incomum: são 20 divisões administrativas (os arrondissements), em formato de espiral. Esse caracol (“escargot”, em francês) é numerado a partir do centro – o 1º arrondissement concentra atrações como a Île de la Cité, onde a cidade nasceu, o Museu do Louvre e o Jardin des Tuileries. O bairro boêmio de Montmartre fica no 18º arrondissement, enquanto o Campo de Marte, onde encontramos a Torre Eiffel, está no 7º.

10 – O descanso do Imperador

Fonte: Flickr

Figura icônica da história francesa, Napoleão Bonaparte (1769-1821) está sepultado em um mausoléu digno de sua extravagância na Eglise du Dôme, parte dos edifícios do Hôtel de les Invalides. O túmulo foi projetado em 1843 pelo arquiteto italiano Visconti (1791-1853) em pórfiro, uma rocha avermelhada, sobre uma base de granito verde. Uma gloriosa cúpula ilumina o conjunto. Construído no século 17 para acolher feridos de guerra, o Hôtel de les Invalides também abriga o Museu de l’Armée, maior acervo militar francês e aberto à visitação.

2024 não está tão longe quanto pensamos, heim. Que tal começar a planejar a sua viagem para Paris e, ao invés de acompanhar pela TV, poder vivenciar a experiência de estar no maior evento esportivo do planeta? Ainda numa cidade tão encantadora como Paris! Este não é um sonho distante, ok? A Travelex Confidence pode ser a sua parceira no planejamento financeiro. Aqui, você encontra o maior portfólio de câmbio do mercado, com soluções para todos os perfis de viajante: câmbio programado, para os mais planejados; mais de 20 tipos de moeda estrangeira, para quem curte viajar para os lugares mais exóticos do mundo; chip internacional de celular, para os que estão sempre online; e muito mais!

Fontes: Aventuras na História, Conexão Paris, G1, O Globo, Folha de S. Paulo, UOL, El País, Paris.info

Conheça nossos produtos e serviços:

Cartão pré-pago internacional

Com ele você fica livre da anuidade e das variações do câmbio. Recarregue e consulte o saldo ou extrato pelo Aplicativo.

Moedas em Espécie

Compre ou venda dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras. Retire em qualquer loja ou receba em casa quando o serviço estiver disponível.

Transferências Internacionais

Envie ou receba dinheiro do exterior com segurança. Somos registrados no Banco Central, o que garante a confiabilidade das nossas operações.

Seguro Viagem Internacional

Item obrigatório para quem vai para Europa. Faça uma simulação e compre em 6x no cartão. Temos planos para todos os continentes.

Chip Internacional de Celular

Saia do Brasil com pacote de dados e chamadas de voz. Chip internacional para Estados Unidos, Europa e mais.

MoneyGram

Envie e receba dinheiro do exterior em até 10 minutos e você nem precisa ter conta bancária.

Cheques Internacionais

Troque seus cheques internacionais em dólar, euro e outras moedas por reais.

| MAPA DO SITE | confidence cambio © - todos os direitos reservados - CNPJ: 04.913.129/0001-41 - CONFIDENCE CORRETORA DE CAMBIO S/A - Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 105, 5° andar, Torre 4, Edifício Berrini One. CEP: 04517-010 • São Paulo • SP • Brasil