Quebrando paradigmas no Mercado Financeiro Brasileiro

Curiosidades
Inovação no mercado
Curiosidades

2 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 16/03/2020

Artigo assinado por Patrícia Viviane de Oliveira, Gerente de Negócios Digitais

Iniciativa do Banco Central em benefício de uma maior competição em crédito, serviços e investimentos, a Agenda BC# chamou a atenção para um número importante: o de brasileiros não bancarizados.

Um recente estudo da consultoria PWC, em parceria com a Associação Brasileira de Crédito Digital (ABCD), aponta que 45 milhões de brasileiros não têm vínculo com instituições bancárias tradicionais. Juntas, essas pessoas movimentam a impressionante quantia de R$ 817 bilhões por ano.

Nesse contexto, Agenda BC# fomenta estratégias que conversem com essa realidade – plataformas digitais, novos players, menos burocracia e simplificação de procedimentos. Um incentivo ancorado em quatro dimensões: Inclusão, Competitividade, Transparência e Educação.

A ruptura que o mercado digital de produtos de varejo sofreu nos últimos anos atinge em cheio o mercado financeiro, uma vez que a concorrência é maior (Magazine Luiza, Americanas e Mercado Livre, por exemplo, estão aí para contar essa história). O consumidor ganha liberdade para escolher marca, preço, distribuidor, entre outros.

Há link direto com produtos financeiros, cuja tendência segue pelo mesmo caminho. O poder está na mão do cliente, em ambientes que consolidam as diversas ofertas de produtos e serviços de diferentes fornecedores. Mesmo que tímidas, algumas ideias vêm ganhando corpo e se destacando, caso do Ecred, da Serasa. O Open Banking promete auxiliar e ampliar players.

Então, qual será o diferencial? Como ser relevante no mercado financeiro em situações como essa?

Executivo pensando em como inovar o seu negócio
Photo by bruce mars on Unsplash

Na teoria, é simples: ofertando o melhor produto, com preços competitivos, qualidade e conveniência, em uma experiência que, do ponto de vista do usuário, faça a diferença. Isso quer dizer que, cada vez mais, o consumidor estará empoderado, à frente da decisão de qual provedor financeiro será o mais bem-sucedido em vendas.

O pagamento instantâneo, previsto pelo Bacen para novembro deste ano, é mais uma mudança que promete transformar completamente o ecossistema de pagamentos e a inserção da população desbancarizada, facilitando o acesso aos produtos financeiros.

Com maior inclusão da população, novos players, as instituições são pegas com um desafio enorme: reduzir custos, inovar, criar diferenciais na mesma velocidade dos novos entrantes, mas em uma máquina muito mais complexa.

Novos competidores têm pontos fortes, como velocidade e inovação. Possuem também investidores ávidos por maior rentabilidade, em um momento em que investimento em renda fixa não se apresenta como uma opção vantajosa. Porém, esbarram no custo de mídia e aquisição de clientes.

Inevitavelmente, há vantagens na formação de parcerias. Cada parte traz consigo o que tem de melhor: os grandes, com a base de clientes, os menores, produtos inovadores.

Daqui a pouco, essa transformação toda do mercado financeiro será obsoleta porque tecnologias se aprimoram a uma velocidade assustadora. É válido ressaltar, entretanto, que o Banco Central está atuando de forma consistente, incentivando a mudança de um mercado antes altamente centralizado. A instituição que não estiver atenta e se adequar, sempre que possível, às mudanças será engolida – como qualquer empresa que não se atualiza.

Conheça nossos produtos e serviços:

Cartão pré-pago internacional

Com ele você fica livre da anuidade e das variações do câmbio. Recarregue e consulte o saldo ou extrato pelo Aplicativo.

Moedas em Espécie

Compre ou venda dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras. Retire em qualquer loja ou receba em casa quando o serviço estiver disponível.

Transferências Internacionais

Envie ou receba dinheiro do exterior com segurança. Somos registrados no Banco Central, o que garante a confiabilidade das nossas operações.

Seguro Viagem Internacional

Item obrigatório para quem vai para Europa. Faça uma simulação e compre em 6x no cartão. Temos planos para todos os continentes.

Chip Internacional de Celular

Saia do Brasil com pacote de dados e chamadas de voz. Chip internacional para Estados Unidos, Europa e mais.

MoneyGram

Envie e receba dinheiro do exterior em até 10 minutos e você nem precisa ter conta bancária.

Cheques Internacionais

Troque seus cheques internacionais em dólar, euro e outras moedas por reais.

| MAPA DO SITE | confidence cambio © - todos os direitos reservados - CNPJ: 04.913.129/0001-41 - CONFIDENCE CORRETORA DE CAMBIO S/A - Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 105, 5° andar, Torre 4, Edifício Berrini One. CEP: 04517-010 • São Paulo • SP • Brasil