Mulheres Inspiradoras: 10 personalidades femininas que estampam cédulas e moedas ao redor do mundo

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5.00/5 - 2 avaliações)
carregandoLoading...
Dia Internacional da Mulher - desktop

6 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 3 Mar 22

No dia das mulheres, a luta feminina costuma ganhar mais espaço no debate público. Assim, é importante lembrar dos diversos processos opressores que as levam, historicamente, à posição de resistência.

Durante muitos anos, as suas conquistas foram deixadas de lado, cedendo espaço ao reconhecimento de figuras masculinas. De acordo com um levantamento realizado pelo veículo de notícias Huffington Post, cerca de 92% das notas e moedas que circulam ao redor do mundo têm um homem estampado. Enquanto isso, muitas das mulheres que ocuparam espaços de destaque em seu meio de atuação, seja pelo ativismo, seja pela profissão, não receberam homenagens. Por isso, trouxemos aqui 10 mulheres que estampam cédulas e moedas, donas de histórias inspiradoras que podem revolucionar o mundo.

Martha Washington

A primeira mulher a ocupar o cargo de primeira-dama dos Estados Unidos, Martha Washington, tem um legado tão forte que a fez ser estampada em uma nota de um dólar de prata. Isso ocorreu entre os anos 1860 e 1890, após a sua morte.

Ela estreou a nomenclatura que faz referência ao cargo ocupado por mulheres quando seu marido assume a presidência de um país. Para a época, a estreia no espaço foi muito significante, promovendo a imagem feminina em um ambiente de intenso poder.

Kate Sheppard

Outra figura essencial para a presença feminina na política foi Kate Sheppard. Ela foi responsável por liderar o movimento que levou a Nova Zelândia a ser o primeiro país democrático a reconhecer o direito ao sufrágio feminino.

A luta no país, em 1893, não influenciou apenas a Inglaterra, onde iniciou-se uma intensa luta pela garantia do direito de voto das mulheres, mas também inspira outras pessoas até os dias atuais. Por isso, sua imagem foi estampada no dólar neozelandês. 

Rainha Elizabeth II

Sua imagem é amplamente reconhecida ao redor do mundo e, com certeza, seu nome ocupa espaço nos livros de história. É assim que a Rainha Elizabeth II chega a mais um espaço de reconhecimento público: a cédula do dinheiro inglês.

Desde 1960, todas as cédulas da libra esterlina contam com ilustrações da Rainha Elizabeth II. Toda a visibilidade da mulher que assumiu o cargo de rainha aos 25 anos faz com que a Inglaterra seja o país com o maior número de notas com mulheres inspiradoras.

Susan B. Anthony

Ainda do lado norte-americana do globo, outra mulher recebe destaque: Susan B. Anthony. Líder do movimento sufragista, Susan foi presa por votar nas eleições presidenciais em 1872. A Décima Nona Emenda da Constituição, também chamada de Emenda Susan B. Anthony é um marco na história da participação feminina na vida política do país.

Por isso, Susan foi a primeira mulher a estampar a moeda de US$ 1 entre 1979 e 1981, e depois, em 1999.

Viola Desmond

O Canadá, por sua vez, lançou, em 2018, a primeira cédula com a imagem de uma mulher negra. A sua contribuição histórica se deu no campo da luta contra a segregação racial em seu país. Um dos episódios mais marcantes de sua resistência ocorreu em 1946, quando ela se recusou a sair de uma área da cidade de Nova Glasgow, que era reservada a pessoas brancas. O ato, no entanto, a levou à prisão. Após sofrer outras ações pelo Estado, Desmond se mudou para os Estados Unidos, onde viveu pelo resto de sua vida.

Em 2010, o governo canadense a concedeu um perdão póstumo e, depois, anunciou que sua imagem estamparia a nota de 10 dólares do país.

Maya Angelou

Maya Angelou passou a estampar, desde o ano passado, a moeda de 0,25 dólar americano. A ação póstuma é um símbolo de resistência, já que ela foi a primeira mulher negra a receber esse tipo de homenagem.

A vida da poeta ativista, porém, teve muitos desafios. Na autobiografia “I know why the caged bird sings”, Angelou contou que foi estuprada aos sete anos de idade, o que gerou um trauma que a fez passar cinco anos sem falar nada. Apesar das intensas dificuldades, ela foi diretora, roteirista, produtora e atriz, chegando a receber três Grammys na categoria de Melhor Álbum de Palavra Falada ou Álbum Não Cantado. Unindo forças para a luta antirracista, Angelou também conquistou seu espaço: o poema “Still I Rise” é uma forte referência para os que participam do movimento americano. Além disso, ela fez parte da política norte-americana ao ser conselheira dos presidentes Bill Clinton e Barack Obama.

Frida Kahlo

Figura famosa pelo mundo todo, Frida Kahlo também aparece em notas ao redor do mundo. A pintora mexicana tem seu trabalho intensamente reconhecido, mas, além disso, seu ativismo político a tornou símbolo da resistência feminista e com presença em todas as listas de mulheres inspiradoras pelo mundo.

Tais ações fizeram com que ela estivesse sempre presente e circulando no México: um de seus autorretratos foi escolhido, junto ao quadro “Abraço de amor do Universo, a Terra (México), eu, Diego e Senhor Xolotl” para ilustrar a nota de 500 pesos.

Indira Gandhi

Indira Gandhi lutou por uma presença ainda mais intensa na política. Ela foi a primeira mulher a se tornar chefe de governo na Índia, permanecendo em exercício no cargo por 18 anos. Após ser assassinada por seus guarda-costas em 1984, seu filho mais velho assumiu e começou um mandato.

Além dos seus feitos e de ter sua imagem estampada em moedas das rúpias indianas, Indira foi eleita a “Maior Mulher do Milênio”, conforme votação da BBC no final do século XX.

Evita Perón

Reconhecida como a primeira-dama mais famosa já vista na Argentina, Evita Perón marcou história. Em homenagem à Evita, a nota de 100 pesos conta com sua imagem. Além de seu destaque como atriz, ela teve intenso protagonismo por meio de sua liderança política.

O foco de suas ações e o que a faz ser lembrada de forma grandiosa foi a luta pelos direitos e a politização das mulheres argentinas. Além do dinheiro, ela é homenageada por meio de monumentos, filmes, livros e até em nomes de organizações populares do país.

Jenny Lind

A então cantora de ópera, nascida em 1820, estampa a cédula de 50 coroas suecas. Seu talento como soprano a fez ser reconhecida nas turnês pela Europa, além de ser lembrada até hoje como uma figura de admiração na área musical. Outro fator relevante é a forma como ela lutou para que seu talento fosse levado a sério em meio à cultura machista.

Das diversas mulheres inspiradoras e que lutaram para conquistar um espaço de destaque no mundo, essas são apenas algumas delas. Curtiu ficar por dentro da história de algumas das figuras que estampam moedas ao redor do mundo? Se quiser ver essas notas de pertinho e ainda conhecer o país em que cada uma delas viveu e fez história, conte com as soluções em câmbio da Travelex Confidence!

Fonte: Claudia online; DW; CNN Brasil; g1; Época; Super Interessante; Mundo Educação UOL; Brasil de Fato

Compartilhe esse post.

Fique por dentro

Preencha seus dados e receba as novidades da Confidence Câmbio

    Está pensando em fazer um intercâmbio internacional?

    Confira depoimentos de quem já foi e baixe o nosso e-book com dicas de planejamento financeiro e checklist de documentos para te ajudar a se organizar.

    Está pensando em fazer um intercâmbio internacional?

    Confira depoimentos de quem já foi e baixe o nosso e-book com dicas de planejamento financeiro e checklist de documentos para te ajudar a se organizar.

    Aplicativo Confidence Câmbio

    Pelo App você você recebe notificações quando o dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras estiverem em queda para aproveitar as melhores cotações. Além disso, com ele você pode comprar sua moeda estrangeira em espécie, recarregar seu cartão pré-pago internacional e fazer transferências internacionais.
    Disponível nas lojas App Store e Google Play Store

    Aplicativo Confidence Câmbio

    Pelo App você você recebe notificações quando o dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras estiverem em queda para aproveitar as melhores cotações. Além disso, com ele você pode comprar sua moeda estrangeira em espécie, recarregar seu cartão pré-pago internacional e fazer transferências internacionais.
    | MAPA DO SITE | confidence cambio © - todos os direitos reservados - CNPJ: 04.913.129/0001-41 - CONFIDENCE CORRETORA DE CAMBIO S/A - Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 105, 5º andar, Edifício Berrini One CEP: 04571-010 • São Paulo • SP • Brasil