O aniversário da China é celebrado com um feriadão de uma semana – a Golden Week. Saiba mais!

Curiosidades
Curiosidades

3 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 30/06/2022

Senta que lá vem textão e o motivo é justo: a história da China, além de complexa, é longa, muito longa. Para dar uma ideia, a presença humana naquela região remonta ao período Neolítico (que compreende os anos entre 7 mil a.C. e 2500 a.C.). Mas, não precisamos voltar tanto assim no tempo para pincelar os fatos que deram origem ao tema desse texto, o aniversário chinês, comemorado em 1º de outubro. Anualmente, o Dia Nacional da República da China dá início à Semana Dourada (Golden Week), em que centenas de milhares de pessoas viajam para celebrar o estabelecimento do país, em 1949 – ocasião em que a bandeira vermelha e estrelada que conhecemos foi hasteada pela primeira vez.

O Dia Nacional da China é a celebração da fundação da República Popular da China,em 1º de outubro de 1949. Para entender o contexto que levou à marcação da data, é preciso voltar ao século 19, quando o país sofria a dominação imperialista promovida pelas nações capitalistas europeias, sobretudo a Inglaterra. Nas primeiras décadas do século 20, as dificuldades do povo chinês aumentaram e, em um movimento contra a presença estrangeira, colocou-se fim ao governo imperial. Assim surgiu a República da China. Mas, mesmo com a mudança, em 1915, o país foi politicamente tomado pelo Japão. A insatisfação da população gerou uma grande mobilização que foi base para a criação do Partido Comunista. Com forte apelo popular e sob a liderança de Mao Tsé-Tung, os comunistas batalharam contra o governo. E aí, em 1949, eles dominaram Pequim e Mao foi aclamado como novo líder da República Popular da China.

A China faz aniversário dia 1º de outubro

Mas, quantos anos a China tem exatamente?

É uma boa pergunta! De acordo com acadêmicos chineses, após 15 anos de pesquisa, a civilização da China é considerada a que mais largamente sobreviveu desde a antiguidade. Nasceu há 5.800 anos e amadureceu há 3.800.

Como são as comemorações do Dia Nacional lá na China?

A data é tão especial que é celebrada com um feriado prolongado de sete dias: a Golden Week (Semana de Ouro). Nesse tempo, as crianças não têm aulas nas escolas, empresas, lojas e estabelecimentos comerciais fecham as portas e os trabalhadores tiram folga (impactando até o comércio exterior). Há desfiles militares, cerimônias de hasteamento de bandeira, shows de dança e música, queima de fogos e exposições de pintura e caligrafia. Também tem promoção: muitos shopping centers oferecem grandes descontos na temporada

As belas paisagens de outono e o clima frio com pouca chuva fazem deste o período de viagem mais movimentado da China. Em 2020, o Ministério da Cultura e Turismo chinês informou que as atrações turísticas do país receberam um total de 637 milhões de visitas durante o feriado.

Dicas de viagem para o feriado do Dia Nacional da China e a Golden Week

Reunimos aqui o que você precisa saber antes de embarcar para a China no comecinho de outubro:

1. Se puder, remarque a sua viagem. Desculpe o balde de água fria: experts costumam desencorajar turistas estrangeiros a viajar para a China na Golden Week. É mais caro e MUITO mais cheio – afinal, não é sempre que a população de 1,4 bilhão de habitantes pode desfrutar de um feriado tão longo.

2. Se já estiver por lá ou não tiver opção, procure se planejar bem. Familiarize-se com os destinos, a localização das atrações, as rotas de viagem, estações de trem, hotéis e restaurantes. Para não ter erro, lance mão de um mapa em dois idiomas – inglês e chinês.

3. Evite as atrações mais populares e seja paciente se houver filas. É praticamente impossível transitar tranquilamente nas joias do turismo. É melhor deixar para conhecer a Cidade Proibida e a Grande Muralha em outra oportunidade.

4. Consulte uma agência de viagens e reserve com antecedência. Geralmente, as passagens áreas e os bilhetes de trem esgotam rápido e os hotéis lotam. Portanto, reserve o que puder com antecedência. Viajar com um guia e motorista local pode ser uma mão na roda.

5. Compre yuanes com a melhor cotação. Na China, as bandeiras Mastercard e Visa são pouco aceitas nos estabelecimentos comerciais. Então se vai viajar para lá é bom levar bastante moeda em espécie. Consulte a Travelex Confidence para receber a cotação mais vantajosa.

Leia também: Como planejar um mochilão pela China

Fontes: Brasil Escola, BBC e China Discovery.

Conheça nossos produtos e serviços:

Cartão pré-pago internacional

Com ele você fica livre da anuidade e das variações do câmbio. Recarregue e consulte o saldo ou extrato pelo Aplicativo.

Moedas em Espécie

Compre ou venda dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras. Retire em qualquer loja ou receba em casa quando o serviço estiver disponível.

Transferências Internacionais

Envie ou receba dinheiro do exterior com segurança. Somos registrados no Banco Central, o que garante a confiabilidade das nossas operações.

Seguro Viagem Internacional

Item obrigatório para quem vai para Europa. Faça uma simulação e compre em 6x no cartão. Temos planos para todos os continentes.

Chip Internacional de Celular

Saia do Brasil com pacote de dados e chamadas de voz. Chip internacional para Estados Unidos, Europa e mais.

MoneyGram

Envie e receba dinheiro do exterior em até 10 minutos e você nem precisa ter conta bancária.

Cheques Internacionais

Troque seus cheques internacionais em dólar, euro e outras moedas por reais.

| MAPA DO SITE | confidence cambio © - todos os direitos reservados - CNPJ: 04.913.129/0001-41 - CONFIDENCE CORRETORA DE CAMBIO S/A - Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 105, 5° andar, Torre 4, Edifício Berrini One. CEP: 04517-010 • São Paulo • SP • Brasil