O que fazer no Catar: conheça os 7 principais pontos turísticos do país

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5.00/5 - 3 avaliações)
carregandoLoading...

3 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 2 Aug 22

A Copa do Mundo se aproxima e muitas pessoas já estão com passagens compradas para o país-sede da edição 2002: o Catar (ou Qatar), país peninsular árabe repleto de praias e dunas.

A pequena península da Arábia Saudita sofreu inúmeras mudanças nas últimas duas décadas, quando viu suas terras planas e desérticas —povoadas basicamente por pescadores, camelos  e criadores de pérolas — se transformarem em um dos maiores PIB per capita do mundo. Isso aconteceu graças à descoberta e à exploração de petróleo, responsáveis por trazerem recursos que transformaram a paisagem do país em uma das mais tecnológicas do planeta.

Em 1996, depois de inaugurada a rede de TV Al Jazeera (a maior da Arábia, e que transmite em árabe e inglês), a antes calma e pacata Doha, capital do Catar, se viu transformada em uma metrópole moderna e agitada, com prédios caros e arquitetura inovadora. 

Atualmente, o maior produtor de gás e petróleo do mundo também investe pesado no turismo e na tecnologia: o Catar foi o primeiro país do globo a oferecer o 5G comercial, e é possível contar com wi-fi gratuito em diversos locais públicos, como restaurantes, parques e shoppings — um atrativo e tanto para quem pretende visitar o local.

Talvez por tudo isso o país tenha sido escolhido para sediar a Copa do Mundo de 2022. Os jogos acontecerão em oito estádios ao redor de Doha, a capital, com distância máxima de 55 km entre eles.

Desta forma, separamos os principais pontos turísticos para quem pretende visitar o país para conferir os jogos da Copa. Confira!

Catar: os principais pontos turísticos do país

1. Museu de Arte Islâmica

Praticamente uma unanimidade entre os roteiros de quem viaja ao Catar, o museu possui o maior acervo de arte islâmica do mundo e é um dos principais pontos turísticos de Doha.

O local foi projetado pelo renomado arquiteto IM Pei, e nele é possível admirar mais de 14 séculos de coleções premiadas, que contam com pinturas, manuscritos, cerâmica, têxteis,  vidrarias e trabalhos em metal.

2. Corniche

O calçadão à beira-mar também é figurinha carimbada entre os turistas. Um passeio em sua extensão permite uma vista incrível da cidade, com seus grandes prédios futuristas e as formas excêntricas do Museu de Arte Islâmica, além das águas azuis do Golfo Pérsico.

Por lá também é possível encontrar cafés, restaurantes, aparelhos para exercícios ao ar livre e uma pista de atletismo.

3. The Pearl

O The Pearl é um conjunto de ilhas artificiais que os turistas costumam procurar para fazer compras, já que ali é possível encontrar lojas das marcas mais luxuosas do mundo, além de hotéis de alto padrão. Outra boa ideia é dar uma caminhada à beira-mar e fazer uma refeição em um dos restaurantes ou cafés da região, considerada a “Riviera Árabe”.

4. Banana Island

A ilha particular fica a apenas 20 minutos da capital, mas longe o suficiente da agitação do centro da cidade. Pertencente à rede de hotéis Anantara, quem não está hospedado em um deles pode comprar um passe diário.

Ideal para quem gosta de aventuras aquáticas, na ilha é possível navegar nas águas azul-turquesa em balsas de luxo, andar de pedalinho ou jet-ski e se divertir nos toboáguas. Há, ainda, a opção de saborear a gastronomia árabe nos restaurantes do local. 

5. Praia de Fuwayriţ

Considerada uma das mais belas praias do Catar, Fuwayriţ fica a aproximadamente 100 quilômetros de Doha. Como o mar é raso e tranquilo, costuma ser uma boa opção para quem quer apenas relaxar ou não tem muitas habilidades de nado.

A praia, no entanto, costuma ficar fechada para o público em novembro, por ser um dos locais escolhidos para a desova das tartarugas-marinhas. Mas, como boa parte dos jogos da Copa ocorrerão em dezembro, você ainda terá a oportunidade de visitar Fuwayriţ caso decida acompanhar todo o campeonato mundial.

6. Museu Nacional do Catar

Também conhecido como a “Rosa do Deserto”, o Museu Nacional do Qatar conta a história do país em três partes — antiguidade, era moderna e vida contemporânea —,  com uma vasta diversidade de relíquias e artefatos. O projeto do museu foi tão ousado e original que ganhou o prêmio Agha Khan de arquitetura em 1980.

7. Vila Cultural Katara

A Vila Cultural Katara é um centro cultural que abriga grandes eventos, dentre eles o Doha Tribeca Film Festival, o TEDx Doha e o Ajyal Youth Film Festival.

Além disso, a vila abriga lojas de artesanato tradicional, jardins, duas mesquitas, sala de ópera, biblioteca, galerias de arte e muito mais. A Mesquita de Katara, aliás, encanta os visitantes com seu lindo mosaico de azulejos azuis, vermelhos e amarelos.

Isso tudo sem falar nos restaurantes, onde é possível degustar a culinária tradicional do país e, ao final da refeição, provar as famosas tâmaras — acompanhadas de café ou chá árabe.
Fontes: Viagem e Turismo, Qatar Airlines, Hotéis.com, Catraca Livre, Jornal de Brasília e Revista Casa e Jardim.
Compartilhe esse post.

Fique por dentro

Preencha seus dados e receba as novidades da Confidence Câmbio

    Está pensando em fazer um intercâmbio internacional?

    Confira depoimentos de quem já foi e baixe o nosso e-book com dicas de planejamento financeiro e checklist de documentos para te ajudar a se organizar.

    Está pensando em fazer um intercâmbio internacional?

    Confira depoimentos de quem já foi e baixe o nosso e-book com dicas de planejamento financeiro e checklist de documentos para te ajudar a se organizar.

    Aplicativo Confidence Câmbio

    Pelo App você você recebe notificações quando o dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras estiverem em queda para aproveitar as melhores cotações. Além disso, com ele você pode comprar sua moeda estrangeira em espécie, recarregar seu cartão pré-pago internacional e fazer transferências internacionais.
    Disponível nas lojas App Store e Google Play Store

    Aplicativo Confidence Câmbio

    Pelo App você você recebe notificações quando o dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras estiverem em queda para aproveitar as melhores cotações. Além disso, com ele você pode comprar sua moeda estrangeira em espécie, recarregar seu cartão pré-pago internacional e fazer transferências internacionais.
    | MAPA DO SITE | confidence cambio © - todos os direitos reservados - CNPJ: 04.913.129/0001-41 - CONFIDENCE CORRETORA DE CAMBIO S/A - Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 105, 5º andar, Edifício Berrini One CEP: 04571-010 • São Paulo • SP • Brasil