Por que a educação financeira é tão importante e 10 dicas para praticá-la desde já!

Curiosidades
Por que a educação financeira é tão importante e 10 dicas para praticá-la desde já!
Curiosidades

3 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 11/01/2022

Certamente você já ouviu por aí expressões como “fazer um pé de meia” ou “poupar hoje para não faltar amanhã”, não é? Essas frases carregam saberes populares e têm um tema em comum: a educação financeira.

Uma consciência financeira vai muito além de poupar dinheiro. Ela possibilita que você faça planos a curto ou longo prazo, realize sonhos, organize suas economias, planeje sua trajetória profissional e ainda aumente a qualidade de vida, graças àquela sensação tranquila de ter as coisas sob controle.

O hábito de se educar financeiramente, no entanto, ainda tem muito a se expandir por aqui. Segundo uma pesquisa feita pelo Instituto Locomotiva, escola de educação financeira e negócios da XP Inc, 46% dos brasileiros frequentemente ficam ansiosos com sua situação financeira.

Mas aprender a lidar com o próprio dinheiro não precisa ser um bicho de sete cabeças. Nos tópicos abaixo, reunimos 10 conselhos para você entender por que a educação financeira é importante e como colocá-la em prática.

1. Conheça suas finanças

Comece colocando na ponta do lápis tudo que você recebe e tudo o que gasta. Escrever quais são as despesas fixas, variáveis e eventuais possibilita hierarquizar os gastos e entender se eles são maiores que o valor recebido. A partir daí, você pode refletir sobre quais gastos podem ser cortados, ou até quanto gostaria de expandir sua renda no futuro

2. Faça metas

Planeje suas metas a curto, médio e longo prazos. Com esses objetivos em mente, você pode se organizar quanto aos próximos passos para alcançá-los. Sem contar que cada propósito conquistado motiva a seguir com o seu planejamento financeiro.

Há muitas maneiras de organizar essas metas. Você pode escrevê-las em um documento, colocá-las em uma agenda, ou até aproveitar uma lógica de organização já testada por empresas. Aqui, no Grupo Travelex Confidence, nós utilizamos a metodologia OKR (Objectives and Key Results ou Objetivos e Resultados-Chave, em português), que consiste, de modo geral, em segmentar as metas que darão suporte a uma meta maior e ir mensurando os resultados no caminho.

3. Tenha uma reserva de emergência

Guardar dinheiro é, sim, uma parte importante do planejamento financeiro. Com uma reserva, você evita que imprevistos (sim, apesar do nome eles sempre acontecerão!) atrapalhem a sua organização. Para isso, o ideal é guardar, mês a mês, parte do dinheiro que sobra entre o recebido e suas despesas.

4. Organize suas dívidas

Sim, as temidas dívidas! A verdade é que as dívidas são muito comuns na rotina financeira, mas elas só se tornam monstros do planejamento financeiro quando começam a ficar maiores e mais duradouras, após atrasos, por exemplo. E é por isso que acertar as dívidas tem que ser uma prioridade, seja quitando, seja renegociando-as.

5. Pense na sua aposentadoria

Após uma vida trabalhando, poder descansar na velhice com a cabeça tranquila é mais que merecido! Avalie as opções e considere aderir às iniciativas de aposentadoria privada. Essa é uma boa maneira de ter mais controle e autonomia sobre sua vida financeira no futuro.

6. Pesquise sobre investimentos

Cada dia fala-se mais sobre a possibilidade de fazer dos investimentos uma fonte de renda possível para todos. Você já pensou nessa alternativa?

São muitos os modelos para aplicar o seu dinheiro, contemplando os diversos perfis, níveis de experiência e recursos disponíveis. Os investimentos são parada obrigatória nesse aprendizado sobre finanças.

7. Torne as finanças um assunto do seu dia a dia

Passar a tratar as finanças como um assunto de interesse pode mudar sua mentalidade e a maneira como você olha para a própria vida financeira. Hoje, existem muitos sites e até mesmo influenciadores digitais que falam sobre finanças de forma clara e leve. Que tal incluir as finanças no rol de assuntos sobre os quais você busca se atualizar?

8. Compre com sabedoria

Ao contrário do que se pensa, as compras não são as vilãs dessa história, desde que feitas conscientemente. Refletir sobre as aquisições que são realmente necessárias e partir em busca de melhores condições é uma maneira de realizar compras cuidadosas com seu orçamento.

9. Fique atento aos golpes

Infelizmente, os golpes têm sido cada vez mais comuns, e para resistir a eles, não tem outro jeito senão manter a atenção e segurança redobradas. Não faz sentido ter todo um trabalho de organização financeira e ter de lidar com uma dor de cabeça dessas, não é?

10. Tenha parcerias de confiança

A educação financeira não precisa ser feita sozinha. Parcerias seguras são um apoio fundamental nessa questão. Tenha à disposição gerentes bancários e especialistas de confiança para pedir aquele conselho quando precisar.

Agora que você já sabe por que a educação financeira é tão importante, conte com as equipes e os profissionais de confiança do Grupo Travelex Confidence para embarcar nessa jornada com você. Viajar para o exterior ou ter moedas internacionais como ativo financeiro fica muito mais simples e seguro com a Travelex Confidence!

Fontes: Huff Post, Estadão, Forbes

Conheça nossos produtos e serviços:

Cartão pré-pago internacional

Com ele você fica livre da anuidade e das variações do câmbio. Recarregue e consulte o saldo ou extrato pelo Aplicativo.

Moedas em Espécie

Compre ou venda dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras. Retire em qualquer loja ou receba em casa quando o serviço estiver disponível.

Transferências Internacionais

Envie ou receba dinheiro do exterior com segurança. Somos registrados no Banco Central, o que garante a confiabilidade das nossas operações.

Seguro Viagem Internacional

Item obrigatório para quem vai para Europa. Faça uma simulação e compre em 6x no cartão. Temos planos para todos os continentes.

Chip Internacional de Celular

Saia do Brasil com pacote de dados e chamadas de voz. Chip internacional para Estados Unidos, Europa e mais.

MoneyGram

Envie e receba dinheiro do exterior em até 10 minutos e você nem precisa ter conta bancária.

Cheques Internacionais

Troque seus cheques internacionais em dólar, euro e outras moedas por reais.

| MAPA DO SITE | confidence cambio © - todos os direitos reservados - CNPJ: 04.913.129/0001-41 - CONFIDENCE CORRETORA DE CAMBIO S/A - Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 105, 5° andar, Torre 4, Edifício Berrini One. CEP: 04517-010 • São Paulo • SP • Brasil