Saiba o que é o Dia de Portugal, celebrado em 10 de junho

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5.00/5 - 2 avaliações)
carregandoLoading...

3 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 3 Jun 22

Um tributo à data de falecimento de Luís Vaz de Camões em 1580, que também relembra os feitos passados do povo lusitano e os milhões de portugueses que atualmente vivem fora de seu país.

No calendário oficial de Portugal, há pouco mais de 10 feriados nacionais. Um deles, em especial, tem nome extenso e repercute em todo canto do mundo onde more um português: é o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, em 10 de junho. A data assinala a provável morte de Luís Vaz de Camões, considerado o maior poeta da língua portuguesa, em 1580 – provável pois, como veremos a seguir, não se tem muitas certeza sobre a história do escritor. E tem festa! Desde 2016, está em vigor um modelo inédito de duplas comemorações, no qual o presidente festeja primeiro em uma cidade do país e depois junto de uma comunidade portuguesa no exterior. Para este ano, os destinos escolhidos foram Braga e Londres.

Quando tudo começou

A primeira referência ao caráter festivo da data é do ano de 1880. Um decreto do rei português D. Luís I declarava o “Dia de Festa Nacional e de Grande Gala”, em homenagem aos 300 anos do falecimento de Luís de Camões. Após a implantação da República, passou a ser comemorado em Lisboa para que, mais tarde, ganhasse status de feriado nacional, sob o regime do Estado Novo. Desde 1978, leva o nome que tem hoje: Dia de Portugal, Camões e das Comunidades Portuguesas.

E quem foi Luís de Camões?

Luís Vaz de Camões é um poeta e dramaturgo, autor de Os Lusíadas, umas das obras-primas da literatura em português. Sobre sua história, há certeza de pouco – a maior parte dos fatos documentados é baseada em hipóteses apenas, muitas vezes obtidas a partir de interpretações de seus trabalhos. Alguns dados são consenso: nasceu em Lisboa, em 1524; frequentou a Universidade de Coimbra; foi soldado e perdeu um olho durante um combate no Marrocos; tinha espírito de viajante inquieto e esteve na Arábia, em Macau, Moçambique e na Índia. Reza a lenda que, na viagem rumo ao estado indiano de Goa, houve um naufrágio que obrigou Camões a fazer uma escolha: salvar a amada Dinamene, que o acompanhava, ou o manuscrito de Os Lusíadas – a mulher, então, teria morrido afogada.

Vai viajar para Portugal? Temos 3 dicas!

Cultura ímpar, cheio de energia. Portugal é um daqueles lugares que preenchem todos os requisitos de destinos imperdíveis, principalmente, em se tratando de Europa. Cidades que mesclam o antigo e o moderno, vida noturna agitada, gastronomia rica, paisagens deslumbrantes – uma combinação que nos faz esbarrar em muito sobre nós, brasileiros. Afinal, essas histórias acabam inevitavelmente se encontrando. Abaixo, reunimos dicas rápidas para quem desembarca na terrinha, tiradas do guia Lonely Planet:

1. Lisboa é o lugar para uma noite animada

Sete colinas icônicas dominam o cenário de cartão-postal de Lisboa. Seus becos de paralelepípedos, catedrais de cúpulas brancas e grandes praças cívicas remontam a uma cena cativante criada ao longo de séculos. A capital portuguesa tem diversas galerias para explorar, castelos para conhecer (o Castelo de São Jorge é o principal deles) e pastéis de nata para satisfazer até o visitante mais guloso. Mas, o trunfo de Lisboa é a sua vida noturna, com uma mistura de bares à moda antiga, clubes de jazz e casas que ganham vida quando o sol se põe.

2. Sintra é um belo conto de fadas

A menos de uma hora de trem da capital Lisboa, Sintra parece outro mundo e é uma ótima opção para um passeio de um dia longe do burburinho da cidade. O município histórico na encosta de uma colina é salpicado de tavernas com paredes de pedra, castelos imponentes, jardins místicos, mansões estranhas e mosteiros centenários escondidos entre as árvores. A neblina que varre a noite adiciona outra camada de mistério; noites frescas são deliciosas junto à lareira.

3. Ah, o Porto!

Seria difícil sonhar com uma cidade mais romântica do que o Porto. Não faltam coisas para ver e fazer. Comece no distrito da Ribeira – Património Mundial da Unesco –, depois atravesse a ponte para explorar as centenárias adegas em Vila Nova de Gaia, endereço certo para saborear o melhor vinho (do porto) do mundo.

Quer saber mais sobre Portugal? Então, vamos nessa:
Aposentadoria em Portugal: por que considerar essa ideia?

Veja como enviar dinheiro para Portugal com segurança e sem sair de casa

Fontes: Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Wikipedia, Brasil Escola e Lonely Planet.

Compartilhe esse post.

Fique por dentro

Preencha seus dados e receba as novidades da Confidence Câmbio

    Está pensando em fazer um intercâmbio internacional?

    Confira depoimentos de quem já foi e baixe o nosso e-book com dicas de planejamento financeiro e checklist de documentos para te ajudar a se organizar.

    Está pensando em fazer um intercâmbio internacional?

    Confira depoimentos de quem já foi e baixe o nosso e-book com dicas de planejamento financeiro e checklist de documentos para te ajudar a se organizar.

    Aplicativo Confidence Câmbio

    Pelo App você você recebe notificações quando o dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras estiverem em queda para aproveitar as melhores cotações. Além disso, com ele você pode comprar sua moeda estrangeira em espécie, recarregar seu cartão pré-pago internacional e fazer transferências internacionais.
    Disponível nas lojas App Store e Google Play Store

    Aplicativo Confidence Câmbio

    Pelo App você você recebe notificações quando o dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras estiverem em queda para aproveitar as melhores cotações. Além disso, com ele você pode comprar sua moeda estrangeira em espécie, recarregar seu cartão pré-pago internacional e fazer transferências internacionais.
    | MAPA DO SITE | confidence cambio © - todos os direitos reservados - CNPJ: 04.913.129/0001-41 - CONFIDENCE CORRETORA DE CAMBIO S/A - Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 105, 5º andar, Edifício Berrini One CEP: 04571-010 • São Paulo • SP • Brasil