Uso da máscara pelo mundo

Viagem
Uso de máscaras pelo mundo - desktop
Viagem

3 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 8/04/2021

Obrigatório no Brasil desde julho do ano passado, o uso da máscara de proteção contra a Covid-19 é um tema polêmico. Uma coisa é certa: nós não estávamos acostumados a usar este item no nosso dia a dia, como fazemos com um relógio ou óculos de sol. No entanto, diversos estudos já comprovaram a eficácia do uso da máscara no combate à proliferação do vírus.

Tudo bem, não é só o incômodo. Quantas vezes você não trancou a porta de casa e lembrou que não pegou a máscara? Como já diria o Chaves, ‘volta o cão arrependido’… E vamos combinar, é sempre quando estamos atrasados, não é mesmo?

Com todas as discussões que envolvem o uso da máscara, fizemos algumas pesquisas para entender como os países estão lidando com esse item de proteção. Por aqui, nós acreditamos que logo será seguro voltar a se aventurar pelo mundo! 😊

Em São Paulo, por exemplo, onde fica a matriz da Travelex Confidence, as pessoas até reclamam, principalmente nesses últimos meses de verão, mas usam. Até mesmo porque, em junho do ano passado, o governo estadual instituiu uma multa de R$ 524,59 para os cidadãos que forem flagrados sem a proteção.

Aqui, pertinho de nós, o governo da Argentina tornou o uso da máscara obrigatório em meados de abril do ano passado.

Países da Ásia, como Japão, Hong Kong, Tailândia, Taiwan, Cingapura e Coreia do Sul, foram usados como evidências ecológicas para pesquisas iniciais, que indicaram as regiões já acostumadas a usar as máscaras faciais para controle de infecções não sofreram tanto com a gravidade da doença. Nesses locais, o uso da máscara já era hábito da população antes mesmo da pandemia do novo coronavírus. Nas grandes capitais, por exemplo, muitas pessoas usam contra a intensa poluição local.

A Europa e as máscaras

Os europeus também demoraram a se adaptar ao uso da máscara, inclusive muitos países demoraram a aderir à obrigatoriedade de seu uso. A Espanha é um bom exemplo. Lá, a multa para quem desrespeitar o decreto é de 100 euros. Lembrando que o país viveu a segunda onda do coronavírus em outubro do ano passado.

No Reino Unido, o uso da máscara foi aceito mais facilmente. No entanto, a multa para quem descumprir a regra pode chegar a 100 libras. Na França, apesar de a utilização da proteção não ser obrigatória em todas as regiões do país, a população tem respeitado a medida muito em função da multa de 135 euros para quem for pego sem máscara.

A Itália, República Tcheca, Áustria e Eslovênia são outros países da Europa que adotaram o uso da máscara como proteção obrigatória para as pessoas que estiverem em locais públicos.

Diferente de seus vizinhos, na Suécia não houve imposição para o uso da máscara e o item ainda é visto com maus olhos pelas ruas. Segundo as autoridades do país, não há evidência cientifica que comprove a eficácia do uso em massa das máscaras. Um estudo realizado pelo Instituto Yougov com a população dos países nórdicos, comprova o relato da Suécia e concluiu ainda que entre 5% e 10% dos entrevistados afirmaram usar a máscara como forma de proteção contra o coronavírus nos lugares públicos.

Na Alemanha, por exemplo, algumas regiões – como é o caso da Bavária – tornaram obrigatório o uso das chamadas ‘máscaras médicas’ dos tipos FFP2 ou N95, nos espaços fechados e transportes públicos. Na Áustria, o governo é mais restritivo e, desde janeiro, exige o uso apenas da máscara do tipo FFP2.

As máscaras nos Estados Unidos

Só em janeiro deste ano, pouco depois da posse de Joe Biden à presidência, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA publicaram a exigência para o uso da máscara nos transportes públicos de todo o país.

De acordo com a ordem publicada, o cidadão que não cumprir a regra estará violando uma lei federal.

Por que restringir o uso da máscara de pano em alguns países?

Como mencionamos lá em cima, alguns países aceitam apenas o uso da máscara médica – e não mais as feitas em casa, de pano. Também pesquisamos e entendemos o motivo da exigência, olha só.

As máscaras de pano te protegem contra o vírus. Não precisa entrar em pânico! Elas conseguem diminuir a quantidade de gotículas que as pessoas espalham ao tossir, espirrar ou falar, só que elas não são capazes de filtrar o ar que você respira através delas, ou seja, as partículas minúsculas que circulam no ar conseguem atravessar a proteção.

Importante: não são todas as máscaras médicas que contam com mecanismos de proteção mais eficientes, como respiradores. Fique atento ao escolher a sua próxima máscara.

Lembre-se, cuide-se e cuide de quem você ama! Em breve, nós voltaremos a visitar muitos lugares ao redor do mundo, com ou sem máscara, mas o mais importante: em segurança! 😊

Enquanto isso, que tal acompanhar nossas dicas por aqui e viajar pelo mundo sem precisar sair de casa? Ou até mesmo começar o seu planejamento financeiro para a próxima viagem?

Conheça nossos produtos e serviços:

Cartão pré-pago internacional

Com ele você fica livre da anuidade e das variações do câmbio. Recarregue e consulte o saldo ou extrato pelo Aplicativo.

Moedas em Espécie

Compre ou venda dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras. Retire em qualquer loja ou receba em casa quando o serviço estiver disponível.

Transferências Internacionais

Envie ou receba dinheiro do exterior com segurança. Somos registrados no Banco Central, o que garante a confiabilidade das nossas operações.

Seguro Viagem Internacional

Item obrigatório para quem vai para Europa. Faça uma simulação e compre em 6x no cartão. Temos planos para todos os continentes.

Chip Internacional de Celular

Saia do Brasil com pacote de dados e chamadas de voz. Chip internacional para Estados Unidos, Europa e mais.

MoneyGram

Envie e receba dinheiro do exterior em até 10 minutos e você nem precisa ter conta bancária.

Cheques Internacionais

Troque seus cheques internacionais em dólar, euro e outras moedas por reais.

| MAPA DO SITE | confidence cambio © - todos os direitos reservados - CNPJ: 04.913.129/0001-41 - CONFIDENCE CORRETORA DE CAMBIO S/A - Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 105, 5° andar, Torre 4, Edifício Berrini One. CEP: 04517-010 • São Paulo • SP • Brasil