Viagem sustentável: opções de hospedagens ecológicas pelo mundo!

Viagem
viagem sustentável
Viagem

4 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 22/06/2023

O tópico viagem sustentável está se tornando cada vez mais popular entre os viajantes. À medida que a preocupação com o meio ambiente aumenta, muitas pessoas estão buscando opções de hospedagens que adotem práticas ecológicas

Neste artigo, vamos explorar diferentes tipos de acomodações sustentáveis ao redor do mundo, destacando a importância de viajar de forma responsável e os benefícios dessas acomodações.

Importância da viagem sustentável

Antes de mergulharmos nas opções de hospedagens ecológicas, é fundamental compreender a importância e o que é viagem sustentável

O turismo convencional muitas vezes tem um impacto significativo no meio ambiente, contribuindo para a emissão de gases de efeito estufa, a degradação de ecossistemas frágeis e a produção excessiva de resíduos. Uma viagem sustentável visa a minimizar esses impactos e a promover práticas mais responsáveis.

Ao optar por uma viagem mais sustentável, os turistas têm a oportunidade de apoiar a conservação ambiental, a preservação da cultura local e o desenvolvimento econômico das comunidades. Além disso, ao escolher hospedagens ecológicas, é possível desfrutar de uma experiência única, cercada pela natureza e com o mínimo impacto ambiental possível.

Tipos de hospedagens ecológicas

Existem diversas opções de hospedagens ecológicas disponíveis ao redor do mundo. Essas acomodações adotam diferentes práticas sustentáveis para reduzir seu impacto ambiental. 

Aqui estão alguns exemplos:

Eco Resorts: são estabelecimentos que combinam luxo e sustentabilidade. Geralmente, eles são construídos com materiais locais e sustentáveis, possuem sistemas de energia renovável, utilizam água de forma consciente e têm programas de reciclagem e redução de resíduos. Além disso, muitos eco resorts oferecem atividades educativas e experiências de imersão na natureza.

Hotéis verdes: adotam práticas sustentáveis em suas operações diárias. Eles podem possuir certificações ecológicas, como o LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), que avalia o desempenho ambiental das edificações. Os hotéis verdes geralmente implementam medidas de eficiência energética, reciclagem, conservação de água e utilização de materiais eco-friendly.

Pousadas ecológicas: as pousadas ecológicas são estabelecimentos menores, que se concentram em proporcionar uma experiência autêntica e sustentável aos hóspedes. Costumam estar localizadas em áreas naturais preservadas, como florestas, praias ou montanhas, e possuem práticas de conservação ambiental, como trilhas ecológicas, energia solar, reúso de água e alimentação orgânica.

Hostels sustentáveis: os hostels também estão adotando práticas sustentáveis para atrair viajantes conscientes. Eles podem oferecer opções de dormitórios compartilhados, banheiros de baixo consumo, iluminação LED, separação de resíduos e até mesmo hortas urbanas. Essas iniciativas visam a proporcionar uma experiência econômica e socialmente responsável aos viajantes que buscam interação e troca de experiências.

Práticas sustentáveis nas hospedagens

As hospedagens ecológicas implementam uma série de práticas sustentáveis para reduzir seu impacto ambiental. 

Essas práticas podem incluir:

1. Uso de energia renovável: as acomodações sustentáveis geralmente utilizam fontes de energia renovável, como solar, eólica e hidrelétrica, para reduzir a dependência de combustíveis fósseis e minimizar as emissões de carbono.

2. Conservação de água: hospedagens ecológicas implementam medidas para reduzir o consumo de água, como a instalação de torneiras de baixo fluxo, chuveiros econômicos e sistemas de reúso de água.

3. Gestão de resíduos: essas acomodações adotam práticas de separação de resíduos, reciclagem e compostagem para reduzir a quantidade de resíduos enviados para aterros sanitários.

4. Utilização de materiais sustentáveis: as hospedagens ecológicas priorizam o uso de materiais de construção sustentáveis, como madeira certificada e tintas livres de compostos químicos nocivos. Além disso, muitas acomodações também utilizam produtos de limpeza eco-friendly.

Destinos sustentáveis e opções de hospedagem

Em diversos destinos ao redor do mundo, é possível encontrar opções de hospedagem ecológica

Alguns exemplos de destinos notáveis incluem:

Costa Rica: conhecida por sua rica biodiversidade e compromisso com a sustentabilidade, a Costa Rica oferece uma ampla variedade de eco lodges e resorts com foco na conservação da natureza.

Noruega: com sua paisagem deslumbrante e esforços para preservar os fiordes e as montanhas, a Noruega possui hotéis e cabanas sustentáveis que se integram perfeitamente à natureza.

Nova Zelândia: um país de abundante beleza natural, a Nova Zelândia oferece eco lodges e acomodações sustentáveis em áreas remotas, proporcionando uma experiência única e consciente.

Tailândia: a Tailândia é conhecida por suas praias paradisíacas e sua rica cultura. Lá, é possível encontrar resorts e pousadas que adotam práticas sustentáveis, preservando a beleza natural das ilhas e apoiando a comunidade local.

Benefícios das hospedagens ecológicas

Optar por hospedagens ecológicas durante uma viagem sustentável traz uma série de benefícios. Além de reduzir o impacto ambiental, essas acomodações oferecem:

Experiências autênticas: as hospedagens ecológicas muitas vezes estão localizadas em áreas naturais preservadas, oferecendo aos hóspedes a oportunidade de se conectar com a natureza, desfrutar de paisagens deslumbrantes e vivenciar a cultura local de forma mais autêntica.

Consciência e educação: muitas hospedagens sustentáveis têm programas educacionais que ajudam os hóspedes a entenderem a importância da sustentabilidade e a adotarem práticas mais responsáveis em suas próprias vidas.

Bem-estar: estar em contato com a natureza e desfrutar de ambientes tranquilos e livres de poluição podem ter um efeito positivo na saúde e no bem-estar dos viajantes.

Contribuição para a comunidade local: ao escolher hospedagens ecológicas, os viajantes estão apoiando diretamente as comunidades locais, promovendo o desenvolvimento sustentável e contribuindo para a preservação da cultura e do patrimônio local.

Viajar de forma sustentável é uma escolha consciente que pode fazer a diferença em nosso planeta. Ao selecionar hospedagens ecológicas, os viajantes têm a oportunidade de desfrutar de uma experiência única, contribuir para a preservação do meio ambiente e apoiar o desenvolvimento das comunidades locais. 

Portanto, da próxima vez que planejar uma viagem, considere essas opções ecológicas e faça parte do movimento em direção a um turismo mais responsável e sustentável.

E ainda no clima da Semana do Meio Ambiente, não deixe de conferir mais artigos sobre turismo sustentável e dicas para as suas próximas viagens no Blog da Travelex Confidence.

Não perca nenhum conteúdo que o Grupo Travelex Confidence prepara para você!

Para isso, nos acompanhe nas redes sociais: Instagram, Linkedin e Youtube

Faça parte do grupo Papo de Câmbio, disponível no WhatsApp e Telegram. Diariamente falamos sobre cotação de moedas e muito mais. Cadastre-se neste link.

Quer saber mais sobre tudo que está acontecendo quando o assunto é Turismo? Assine aqui a nossa newsletter e fique por dentro!

O mercado de câmbio muda a todo momento, por isso reunimos as principais notícias para você ficar sempre antenado. Se inscreva neste link e receba semanalmente a newsletter Mercado de Câmbio em 3 minutos.

Conheça nossos produtos e serviços:

Cartão pré-pago internacional

Com ele você fica livre da anuidade e das variações do câmbio. Recarregue e consulte o saldo ou extrato pelo Aplicativo.

Moedas em Espécie

Compre ou venda dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras. Retire em qualquer loja ou receba em casa quando o serviço estiver disponível.

Transferências Internacionais

Envie ou receba dinheiro do exterior com segurança. Somos registrados no Banco Central, o que garante a confiabilidade das nossas operações.

Seguro Viagem Internacional

Item obrigatório para quem vai para Europa. Faça uma simulação e compre em 6x no cartão. Temos planos para todos os continentes.

Chip Internacional de Celular

Saia do Brasil com pacote de dados e chamadas de voz. Chip internacional para Estados Unidos, Europa e mais.

MoneyGram

Envie e receba dinheiro do exterior em até 10 minutos e você nem precisa ter conta bancária.

Cheques Internacionais

Troque seus cheques internacionais em dólar, euro e outras moedas por reais.

| MAPA DO SITE | confidence cambio © - todos os direitos reservados - CNPJ: 04.913.129/0001-41 - CONFIDENCE CORRETORA DE CAMBIO S/A - Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 105, 5° andar, Torre 4, Edifício Berrini One. CEP: 04517-010 • São Paulo • SP • Brasil