Visto de investidor: caminhos para brasileiros que desejam morar no exterior

5 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 15/05/2025

Para muitos brasileiros, o desejo de morar no exterior está atrelado à busca por qualidade de vida, segurança e novas oportunidades de negócios. Para que isso seja possível de maneira legal, o visto de investidor surge como uma alternativa viável para aqueles que possuem recursos financeiros e desejam estabelecer residência em outro país.

A partir dessa modalidade de permissão de permanência ou estadia, é possível residir legalmente no país de destino, desde que sejam realizados investimentos que contribuam para a economia local e atendam a requisitos específicos, que variam de nação para nação.

Tipos de vistos para brasileiros que desejam morar no exterior

O visto de investidor é uma modalidade entre muitas que permite que um brasileiro ou brasileira resida de maneira legal em um país no exterior. Existem outras categorias que, com diferenças burocráticas, garantem o mesmo direito.

Visto de trabalho: modalidade que é concedida a profissionais que recebem uma oferta de emprego oficial em outro país.

Visto de estudante: destinado a indivíduos que desejam realizar cursos ou programas acadêmicos em instituições no exterior.

Visto de reunião familiar: categoria indicada para aqueles que possuem parentes próximos residentes no país de destino.

Visto de investidor: voltado para pessoas que realizam investimentos significativos na economia do país, como abertura de empresas, aquisição de imóveis ou aplicação em fundos.

Dentre essas opções, o visto de investidor tem se destacado por oferecer um caminho mais direto e, em alguns casos, menos burocrático para a obtenção da residência legal.

Leia mais: Visto EB-2: Veja Green Card para profissionais qualificados

Visto de investidor: o que é e como funciona

O visto de investidor é uma modalidade de autorização de residência concedida a estrangeiros que realizam investimentos em valores significativos na economia do país de destino.

Em troca desse aporte financeiro, o investidor e, em alguns casos, seus familiares diretos, obtêm o direito de residir legalmente no país, com possibilidade de trabalho e, eventualmente, aquisição da cidadania.

Leia mais: Como tirar visto e morar nos melhores países para aposentados?

Os requisitos e valores mínimos de investimento variam de acordo com o país. A seguir, destacamos alguns dos programas mais procurados por brasileiros:

Portugal – Golden Visa

Portugal é um dos destinos com maior procura e aceitação do golden visa, que permite a residência legal mediante investimentos a partir de 200 mil euros em áreas como reabilitação urbana, pesquisa científica ou patrimônio cultural. Após cinco anos de residência, é possível solicitar a cidadania portuguesa.

Para solicitar o Golden Visa português, é necessário atender a uma série de requisitos. O primeiro deles é ser cidadão de fora da União Europeia ou do Espaço Econômico Europeu (EEE). Também é preciso selecionar uma das opções de investimento elegíveis dentro do país, respeitando as restrições vigentes para cada modalidade.

Outro critério muito importante é a comprovação de idoneidade jurídica. O candidato não pode ter sido condenado a penas superiores a um ano de prisão, nem ter sofrido expulsões anteriores de Portugal. Além disso, é exigido que não haja registros impeditivos no Sistema de Informação de Schengen nem no banco de dados da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA), antiga SEF.

Há ainda a exigência de cumprimento da chamada “regra dos sete dias”, que determina uma permanência mínima de sete dias em território português no primeiro ano de residência. A partir daí, o requerente deve permanecer no país por pelo menos 14 dias durante cada período de dois anos.

Quais são as opções de investimento exigidas para solicitar o Golden Visa em Portugal?

Investimento financeiro

  • Aplicação mínima de 500 mil euros em fundos de investimento (não relacionados ao setor imobiliário) ou em fundos de venture capital. No caso dos fundos de capital de risco, é exigido que eles priorizem a capitalização de empresas estabelecidas sob a legislação portuguesa. O aporte deve ter prazo mínimo de cinco anos, sendo que pelo menos 60% dos recursos aplicados precisam ser direcionados a companhias com atividade comercial ativa em Portugal.
  • Destinação de pelo menos 250 mil euros para projetos ligados à produção artística ou à preservação do patrimônio cultural português. Esse valor pode ser reduzido para 200 mil euros se o projeto estiver localizado em áreas de baixa densidade populacional, caracterizadas por menos de 100 habitantes por km² ou PIB per capita inferior a 75% da média nacional.
  • Aporte mínimo de 500 mil euros em pesquisas científicas realizadas por instituições públicas ou privadas integradas ao sistema nacional de ciência e tecnologia. Caso o investimento ocorra em regiões menos povoadas do país, o valor mínimo exigido é reduzido para 400 mil euros.

Investimentos comerciais

  • Investimento de 500 mil euros para abrir ou expandir um negócio com sede em Portugal, com a condição de gerar cinco postos de trabalho permanentes.
  • Alternativamente, o investidor pode aplicar 500 mil euros na ampliação de uma empresa portuguesa já existente, comprometendo-se a criar cinco novos empregos permanentes ou manter dez funcionários contratados, dos quais cinco devem ser permanentes, por um período mínimo de três anos.
  • Outra opção é a criação de pelo menos dez vagas de trabalho em uma empresa sediada no país, sendo o investidor o proprietário do negócio.

Até março de 2023 Portugal abrangia dentro do programa a possibilidade de conceder o Golden Visa por meio de aquisição de imóveis. Porém, o governo português suspendeu a emissão desse visto nesse formato. O mesmo aconteceu com a Espanha, que decidiu encerrar essa modalidade, como parte de uma nova abordagem para combater a crise imobiliária que elevou os preços de aluguel e de imóveis a níveis inacessíveis para muitos espanhóis.

Leia mais: Já pensou em investir em Portugal?

Além de Portugal, os Estados Unidos e o Panamá figuram como destinos interessantes para investidores que querem realizar aplicações no exterior e, de quebra, conseguir um visto de permanência ou estadia.

Estados Unidos – Visto EB-5

O programa EB-5 exige um investimento mínimo de US$ 800 mil em projetos que gerem pelo menos dez empregos para trabalhadores americanos. Esse aporte pode ser feito diretamente em um novo negócio ou por meio de centros regionais aprovados pelo governo norte-americano.

O visto EB-5 oferece a possibilidade de obtenção do Green Card para o investidor, seu cônjuge e filhos solteiros com menos de 21 anos.

Panamá

O Panamá oferece um programa de visto de investidor com aplicações a partir de US$ 300 mil em imóveis. Uma das vantagens desse programa é a não exigência de permanência contínua no país para manutenção do visto.

Os vistos de investidor representam uma oportunidade interessante para brasileiros que desejam morar no exterior, combinando o interesse pessoal de residir em outro país com a contribuição econômica para a nação de destino.

No entanto, é de suma importância realizar uma análise criteriosa dos requisitos, benefícios e obrigações de cada programa, considerando fatores como valor do investimento, tempo de processamento, direitos concedidos e possibilidade de obtenção de cidadania.

Antes de tomar qualquer decisão, recomenda-se consultar especialistas em imigração e planejamento financeiro internacional, que poderão oferecer orientações personalizadas e auxiliar na escolha do programa mais adequado a cada perfil e objetivo.

Se você está considerando essa possibilidade e precisa realizar envio de recursos financeiros para o exterior, entre em contato com os especialistas do Travelex Bank para descobrir o caminho mais adequado para tirar do papel seu projeto de vida em terras internacionais.

Acompanhe os conteúdos do Grupo Travelex Confidence!

Instagram | LinkedIn | YouTubeQuer receber informações sobre cotações de moedas estrangeiras, mercado de câmbio, mercado de turismo e roteiros de viagens? Clique e cadastre-se em nossas Newsletters!

Conheça nossos produtos e serviços:

Cartão pré-pago internacional

Com ele você fica livre da anuidade e das variações do câmbio. Recarregue e consulte o saldo ou extrato pelo Aplicativo.

Moedas em Espécie

Compre ou venda dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras. Retire em qualquer loja ou receba em casa quando o serviço estiver disponível.

Transferências Internacionais

Envie ou receba dinheiro do exterior com segurança. Somos registrados no Banco Central, o que garante a confiabilidade das nossas operações.

Seguro Viagem Internacional

Item obrigatório para quem vai para Europa. Faça uma simulação e compre em 6x no cartão. Temos planos para todos os continentes.

Chip Internacional de Celular

Saia do Brasil com pacote de dados e chamadas de voz. Chip internacional para Estados Unidos, Europa e mais.

MoneyGram

Envie e receba dinheiro do exterior em até 10 minutos e você nem precisa ter conta bancária.

Cheques Internacionais

Troque seus cheques internacionais em dólar, euro e outras moedas por reais.

| MAPA DO SITE | confidence cambio © - todos os direitos reservados - CNPJ: 04.913.129/0001-41 - CONFIDENCE CORRETORA DE CAMBIO S/A - Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 105, 5° andar, Torre 4, Edifício Berrini One. CEP: 04571-010 • São Paulo • SP • Brasil