Black Friday: entenda como o Thanksgiving impacta o comércio e câmbio

Viagem
Viagem

3 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 27/11/2024

O Thanksgiving (Dia de Ação de Graças) é talvez o feriado norte-americano mais famoso mundialmente, mas você sabia que na realidade ele possui origem inglesa? Apesar da tradição da celebração da data ter vindo de terras britânicas, foi nas comunidades rurais do interior dos Estados Unidos que a data se transformou em uma tradição. 

A festança, que acontece sempre na 4ª quinta-feira do mês de novembro, ganhou popularidade como uma forma de os colonizadores ingleses que moravam nos Estados Unidos pudessem comemorar suas colheitas e celebrar a finalização dos trabalhos no campo, além de dar “graças a Deus” pelas safras colhidas.

Além de tradicional, o feriado é muito importante para a economia e tem um impacto considerável no setor agrário. Durante a data, é esperado um consumo de 46 milhões de perus, que é o prato típico da festividade. Além da ave, os norte-americanos aproveitam a temporada de colheita de abóboras, já muito consumidas no Halloween, e produzem tortas feitas desse vegetal, que são muito requisitadas no dia de comemoração.

História do Thanksgiving

Foi a partir de 1620, depois de muitas intempéries, que os peregrinos fundadores da vila Plymouth, em Massachusetts , passaram a festejar a boa safra.  A primeira comemoração do feriado aconteceu no outono de 1621 e contava com 50 peregrinos e 90 americanos nativos (os Wampanoags), durou 3 dias e celebrou a primeira colheita no “novo mundo”. Apesar desse marco histórico, o feriado só foi oficializado de maneira nacional em 1863, quando Lincoln era presidente. 

No ano em questão, o então presidente Abraham Lincoln determinou que a festa fosse realizada anualmente sempre na última quinta-feira de novembro. Porém, o congresso norte-americano decidiu oficializar a data na quarta quinta-feira do mês, de forma a evitar confusão quando novembro tivesse cinco quintas-feiras.

Relação com o agronegócio

Com origem no campo, o Thanksgiving tem uma relação intrínseca com o agronegócio: surgiu para celebrar o final das colheitas e agradecer por uma boa safra, e também tem como base ser comemorado com a elaboração de pratos típicos, que levam produtos rurais, como o próprio peru, abóbora, batata-doce, ervilhas e cranberry. 

Por conta do consumo desses produtos, o agronegócio é muito favorecido nessa data. De acordo com dados da The American Farm Bureau, organização não-governamental do setor agrário nos Estados Unidos, o preço médio de um peru de aproximadamente 7 kg é de US$ 25,67. Se considerarmos a previsão de consumo de 46 milhões dessas aves no feriado, em uma conta simples, estamos falando de um impacto econômico de mais de US$ 1 bi.

Black friday

O Thanksgiving é prolongado, iniciando na quinta-feira e terminando no domingo. Inclusive, muitas pessoas aproveitam para viajar e visitar amigos e familiares. Somado a isso, a comemoração ocorre um mês antes do Natal, o que impede muitos comércios de iniciarem as vendas natalinas até o fim do feriado, portanto, o termo Black Friday, foi criado por varejistas dos Estados Unidos como ação de vendas após o feriado nacional.

A estratégia é oferecer descontos de até 80%, para que os lojistas consigam vender tudo o que ficou parado no estoque durante o mês de novembro. É um marco para o início das compras natalinas, data mais importante para o varejo.

Esta ação comercial passou a ser conhecida em diversos países, tornando-se muito popular no Brasil desde 2010, mesmo que aqui não exista a tradição do Dia de Ação de Graças. Hoje já podemos dizer que a Black Friday é uma data muito relevante para o varejo no país, atrás apenas do Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais e Dia das Crianças, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e impacta o mercado e o câmbio.

Acompanhe os conteúdos do Grupo Travelex Confidence!

Instagram | LinkedIn | YouTube

Quer receber informações sobre cotações de moedas estrangeiras, mercado de câmbio, mercado de turismo e roteiros de viagens? Clique e cadastre-se em nossas Newsletters

Conheça nossos produtos e serviços:

Cartão pré-pago internacional

Com ele você fica livre da anuidade e das variações do câmbio. Recarregue e consulte o saldo ou extrato pelo Aplicativo.

Moedas em Espécie

Compre ou venda dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras. Retire em qualquer loja ou receba em casa quando o serviço estiver disponível.

Transferências Internacionais

Envie ou receba dinheiro do exterior com segurança. Somos registrados no Banco Central, o que garante a confiabilidade das nossas operações.

Seguro Viagem Internacional

Item obrigatório para quem vai para Europa. Faça uma simulação e compre em 6x no cartão. Temos planos para todos os continentes.

Chip Internacional de Celular

Saia do Brasil com pacote de dados e chamadas de voz. Chip internacional para Estados Unidos, Europa e mais.

MoneyGram

Envie e receba dinheiro do exterior em até 10 minutos e você nem precisa ter conta bancária.

Cheques Internacionais

Troque seus cheques internacionais em dólar, euro e outras moedas por reais.

| MAPA DO SITE | confidence cambio © - todos os direitos reservados - CNPJ: 04.913.129/0001-41 - CONFIDENCE CORRETORA DE CAMBIO S/A - Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 105, 5° andar, Torre 4, Edifício Berrini One. CEP: 04571-010 • São Paulo • SP • Brasil