Dia de Ação de Graças: 6 Fatos Interessantes sobre sua história e tradições

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
carregandoLoading...
Dia de Ação de Graças: 6 Fatos Interessantes sobre sua história e tradições

3 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 24 Nov 21

O Dia de Ação de Graças é um dos feriados mais comemorados nos Estados Unidos: as famílias se reúnem para conversar, assistir futebol americano e compartilhar uma refeição farta – espere por peru assado, torta de abóbora e outras delícias. Reunimos fatos interessantes para você conhecer mais sobre essa tradição, entender suas origens e, por que não, aproveitar, caso esteja viajando ou morando nos EUA.

Nos Estados Unidos, o Dia de Ação de Graças é um feriado especial. Envolve família, comida e, pelo menos em algumas vizinhanças, futebol americano. Acontece que essa data festiva nasceu da oportunidade de expressar gratidão pela abundância – de saúde, de bons relacionamentos, etc. A história do Thanksgiving Day, aliás, tem diversas camadas, que incluem espetáculo, espírito empreendedor, recuperação econômica e, naturalmente, festa. Falaremos sobre tudo isso nos tópicos abaixo.

1.Qual a origem do Dia de Ação de Graças?

A origem do Dia de Ação de Graças tem a ver com cooperação. A história é mais ou menos assim: em setembro de 1620, um pequeno navio chamado Mayflower deixou Plymouth, na Inglaterra, transportando 102 passageiros. Alguns deles eram separatistas religiosos que estavam em busca de um novo lar, onde pudessem praticar sua fé livremente. Outros, foram atraídos pela promessa de prosperidade nas terras no “Novo Mundo”. Depois de uma travessia traiçoeira que durou 66 dias, eles lançaram âncora perto da ponta de Cape Cod, bem ao norte de seu destino pretendido, na foz do rio Hudson. Um mês depois, o Mayflower cruzou a baía de Massachusetts, onde os peregrinos começaram o trabalho de estabelecer uma aldeia.

Ao longo daquele primeiro inverno brutal, a maioria dos colonos permaneceu a bordo do navio e sofreu com surtos de doenças contagiosas. Apenas metade dos passageiros e tripulantes do Mayflower sobreviveram. Ao desembarcar, receberam a surpreendente visita de Squanto, um nativo norte-americano, que se dispôs a ajudar.

Squanto ensinou aos peregrinos, debilitados pela desnutrição e doenças, como cultivar milho, extrair seiva de bordo (sim, maple syrup), pescar nos rios e evitar plantas venenosas. Ele também incentivou os colonos a formarem uma aliança com os Wampanoag, uma tribo local.

Em novembro de 1621, depois que a primeira colheita de milho dos peregrinos foi bem-sucedida, o governador William Bradford organizou uma festa comemorativa e convidou um grupo de aliados de tribos locais – a primeira celebração de Ação de Graças.

2. Todo ano, o presidente “perdoa” um peru

Todos os anos, desde 1947, uma cerimônia conhecida como “A Apresentação Nacional do Peru no Dia de Ação de Graças” é realizada na Casa Branca, residência oficial e principal local de trabalho do presidente dos Estados Unidos. Dias antes do feriado, o governante é presenteado com um peru vivo. Em vez de mandar a ave para as panelas, ele “perdoa” e, assim, evita que seja abatida. Os animais perdoados seguem para uma fazenda para viver tranquilamente. 

3. A torta de abóbora é tradição há muito, muito tempo

A fruta, provavelmente, estava presente na primeira celebração do Dia de Ação de Graças, mas não em forma de torta. A sobremesa tem sido uma parte importante das refeições do feriado desde 1700.

4. Há mais de 90 anos, a Macy’s promove um superdesfile comemorativo em Nova York

Um dos eventos de Ação de Graças mais esperados pelos nova-iorquinos inaugura a temporada de férias e compras de Natal com um desfile incrível: a Macy’s Thanksgiving Day Parade, patrocinada pela famosa rede de lojas de departamento. Carros alegóricos, balões de hélio gigantesco, bandas marciais e performances artísticas passam pelas ruas da Big Apple e mobilizam milhares de pessoas – estima-se que, a cada ano, cerca de 3 milhões de pessoas assistam ao desfile in loco, e que mais de 40 milhões acompanham pela TV.

5. Os jogos de futebol do Dia de Ação de Graças começaram na década de 1870

A combinação de peru e futebol americano começou muito antes de o país poder assistir aos jogos na TV. Na verdade, a modalidade nem integrava a lista de esportes profissionais quando a tradição de comemorar torcendo pelo time do coração se consolidou – a primeira partida no Dia de Ação de Graças foi em 1876, mas virou febre mesmo após a fundação na liga nacional, através de uma iniciativa de marketing. Hoje em dia, o feriado é data obrigatória de jogos calendário da NFL.

6. Ossinho da sorte

Uma simpatia de boa sorte bastante tradicional no Dia de Ação de Graças envolve um ossinho do peru: duas pessoas puxam as extremidades de um osso quebradiço até quebrá-lo, enquanto fazem um desejo. Quem ganhar a peça maior terá seu pedido atendido.

Vai viajar para os Estados Unidos? Temos uma dica….

Até a próxima sexta, clientes da Travelex Confidence têm descontos especiais para diversas operações de câmbio! Tem oferta na compra de dólar, recargas no cartão pré-pago internacional, seguro viagem internacional com até 20% de desconto e taxa zero nas transferências internacionais realizadas pelos canais digitais – essa pode ser uma boa oportunidade de economizar no câmbio para quem já está planejando a próxima viagem internacional. Saiba mais aqui ou baixe o app. 

E aí, gostou dessas curiosidades? Fique ligado(a) para mais conteúdos como este. Você também pode gostar de ler sobre as novas atrações imperdíveis dos Estados Unidos e sobre os exames de proficiência em inglês.

Fontes: History.com, Town and Country Magazine e Macy’s.

Compartilhe esse post.

Fique por dentro

Preencha seus dados e receba as novidades da Confidence Câmbio

    Está pensando em fazer um intercâmbio internacional?

    Confira depoimentos de quem já foi e baixe o nosso e-book com dicas de planejamento financeiro e checklist de documentos para te ajudar a se organizar.

    Está pensando em fazer um intercâmbio internacional?

    Confira depoimentos de quem já foi e baixe o nosso e-book com dicas de planejamento financeiro e checklist de documentos para te ajudar a se organizar.

    Aplicativo Confidence Câmbio

    Pelo App você você recebe notificações quando o dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras estiverem em queda para aproveitar as melhores cotações. Além disso, com ele você pode comprar sua moeda estrangeira em espécie, recarregar seu cartão pré-pago internacional e fazer transferências internacionais.
    Disponível nas lojas App Store e Google Play Store

    Aplicativo Confidence Câmbio

    Pelo App você você recebe notificações quando o dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras estiverem em queda para aproveitar as melhores cotações. Além disso, com ele você pode comprar sua moeda estrangeira em espécie, recarregar seu cartão pré-pago internacional e fazer transferências internacionais.
    | MAPA DO SITE | confidence cambio © - todos os direitos reservados - CNPJ: 04.913.129/0001-41 - CONFIDENCE CORRETORA DE CAMBIO S/A - Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 105, 5º andar, Edifício Berrini One CEP: 04571-010 • São Paulo • SP • Brasil