Black Fraude: dicas para não cair em golpes na Black Friday

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5.00/5 - 1 avaliações)
carregandoLoading...
Não era desconto, era cilada! Confira algumas dicas para aproveitar o melhor dia de descontos do ano

3 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 25 Nov 21

Não era desconto, era cilada! Aqui estão algumas dicas para ajudar você a se planejar para aproveitar ao máximo o melhor dia de compras do ano

Ah, a Black Friday! O dia depois do feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos estreia a temporada de compras que vai até o Natal, em uma tradição que já fincou raízes no Brasil também. Mas, aquela história de esperar horas a fio pela abertura das lojas – que já foi realidade até por aqui – não faz mais parte dos planos (ainda mais depois de quase dois anos tão atípicos). O e-commerce, em compensação, está a todo vapor. Nessa hora, ofertas saltam na tela como pipoca na panela. Aí, já viu: para cair em tentação e fazer maus negócios, é pá-pum. Investigamos e reunimos neste texto dicas preciosas para não cair em fraudes na Black Friday (que, em 2021, acontece em 26 de novembro).

1. Não espere descontos MUITO agressivos – e desconfie, caso apareçam

É, não dá para negar: a inflação que não deu trégua ainda em 2021 também sabota os preços da Black Friday. Diante desse cenário, alguns itens podem ter baixo custo-benefício – eletrônicos, por exemplo. Fique esperto (a) com preços muito mais baixos do que o normal.

> Dica extra para ajudar você a aproveitar a Black Friday: compare valores de artigos mais caros em sites de monitoramento online. Assim, você tem ideia do histórico de custo e garante se a economia é significativa o suficiente para concluir a compra.

2. Verifique anúncios, aplicativos e redes sociais

Muitos varejistas começam a divulgar suas promoções de Black Friday semanas antes do dia propriamente dito. Comece um mapeamento do que gostaria de comprar agora mesmo e aproveite vendas antecipadas – se precisar, programe alertas no seu celular para estar na loja física ou online na data e horário específico.

> Dica extra: considere baixar os aplicativos das suas marcas favoritas para ter informações antecipadas sobre descontos. Alguns oferecem notificações por push, avisando imediatamente sobre início de vendas. Também vale assinar newsletter, seguir nas redes sociais…

3. Consulte CNPJs e sites de reclamação do consumidor

Todo cuidado é pouco, ainda mais em se tratando de desconto na internet. Certifique-se de que o site onde está comprando é confiável: no topo da página ou no rodapé, geralmente, devem constar informações importantes, como CNPJ, razão social, endereço da matriz, telefone… depois, é só visitar a página da Receita Federal e fazer uma verificação. Os portais dedicados às reclamações do consumidor são uma boa pedida para entender a saúde e a reputação das marcas no trato com os clientes.

> Dica extra: suspeitou de alguma coisa? Acesse a lista de rejeitados do PROCON-SP. A entidade reúne os endereços que devem ser evitados por conta de reclamações registradas, notificadas e sem resposta.

4. Atenção ao uso do cartão de crédito

Usar o crédito nas compras da Black Friday traz benefícios que a gente adora: pontos em programas de recompensa, garantia estendida, parcelamento amigável… Mas, nada de excessos! Isso porque é mais fácil perder a noção dos gastos – imagine lidar com a fatura em dezembro, acumulando as compras de Natal? Para evitar sustos, fique de olho no saldo e no crédito disponível pelo bankline.

> Dica extra: antes de inserir seus dados pessoais e de pagamento (como número do cartão, validade, código de segurança) em uma compra online, verifique se o site é seguro: confira o domínio e a URL, busque por selos de segurança (podem ser encontrados no fim da página ou durante o processo de compra no carrinho), consulte a Política de Privacidade (quais os dados que o site coleta e armazena, e para quais fins são usados) e proteja-se de vírus.

5. Aproveite a Black Friday para comprar dólar e contratar serviços de câmbio

A Travelex Confidence te ajuda a aproveitar tudo o que a Black Friday tem de melhor com descontão, site e aplicativo seguros e muita conveniência. Apenas neste mês, tem oferta em diversas operações de câmbio, incluindo a aquisição de moeda estrangeira, recargas no cartão pré-pago internacional, seguro viagem internacional (com até 20% de desconto!) e taxa zero nas transferências internacionais feitas pelos canais digitais. Vem conferir!

E aí, curtiu as nossas dicas para ajudar você a aproveitar a Black Friday? Então, prepare-se: tem muito mais! Você também vai gostar de ler sobre curiosidades sobre passaportes pelo mundo. Bora lá?

Fontes: Wired.com, thetimes.co.uk, Gizmodo.

Compartilhe esse post.

Fique por dentro

Preencha seus dados e receba as novidades da Confidence Câmbio

    Está pensando em fazer um intercâmbio internacional?

    Confira depoimentos de quem já foi e baixe o nosso e-book com dicas de planejamento financeiro e checklist de documentos para te ajudar a se organizar.

    Está pensando em fazer um intercâmbio internacional?

    Confira depoimentos de quem já foi e baixe o nosso e-book com dicas de planejamento financeiro e checklist de documentos para te ajudar a se organizar.

    Aplicativo Confidence Câmbio

    Pelo App você você recebe notificações quando o dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras estiverem em queda para aproveitar as melhores cotações. Além disso, com ele você pode comprar sua moeda estrangeira em espécie, recarregar seu cartão pré-pago internacional e fazer transferências internacionais.
    Disponível nas lojas App Store e Google Play Store

    Aplicativo Confidence Câmbio

    Pelo App você você recebe notificações quando o dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras estiverem em queda para aproveitar as melhores cotações. Além disso, com ele você pode comprar sua moeda estrangeira em espécie, recarregar seu cartão pré-pago internacional e fazer transferências internacionais.
    | MAPA DO SITE | confidence cambio © - todos os direitos reservados - CNPJ: 04.913.129/0001-41 - CONFIDENCE CORRETORA DE CAMBIO S/A - Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 105, 5º andar, Edifício Berrini One CEP: 04571-010 • São Paulo • SP • Brasil