O que é e como funciona a carta de crédito de exportação?

1 Estrelas2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5,00/5 - 1 avaliações)
carregandoLoading...
carta de crédito importação

4 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 3 set

4 min de leituraTransações internacionais podem parecer um pouco assustadoras. Principalmente, se analisarmos que, ao lidar com outro país, estamos expostos às regras financeiras dele.
Contudo, existem alguns mecanismos que visam facilitar as operações de compra e venda. Para que elas sejam práticas tanto para o exportador, quanto para o importador. É nesse contexto que a carta de crédito de exportação se encaixa.
Um procedimento utilizado pelo comprador para que ele consiga arcar com os custos de suas compras internacionais.
Sabendo da importância que esse documento tem para o pagamento internacional. Neste texto, nós vamos falar um pouco sobre esse assunto. Confira!

O que é a carta crédito de exportação?

De maneira geral, descrevemos a carta de crédito como um tipo de operação financeira. Sua emissão tem por objetivo garantir recursos para o importador ou exportador. Sendo assim, podemos dizer que é um tipo de empréstimo bancário. A geração e o envio da carta ocorre para comprovar que houve uma transação.

Como funciona?

É a instituição bancária escolhida pelo importador que tem a responsabilidade de pagar o exportador. Porém, para que se confirme o pagamento, é necessário que algumas exigências sejam cumpridas pelo comprador e pelo vendedor.

Como é pago?

O banco pode pagar tanto à vista quanto a prazo. Caso seja o primeiro, o pagamento é feito em sua totalidade e rapidamente é depositado na conta do vendedor.
Se for da segunda maneira, o dinheiro é fornecido através de operações LC, ou seja, Letras de Câmbio. Sendo descontadas depois de um prazo determinado.

Quais são os passos para envio da carta de crédito?

Existem alguns passos até a geração e envio da carta de crédito para o exportador. Neste tópico, nós resolvemos separar quais são. Vamos lá!

  1. o vendedor e o comprador determinam os valores, prazos de pagamento e entrega e outras informações. Depois, o importador procura a instituição para pedir a carta crédito;
  2. escolhido o banco de confiança e que melhor se encaixa nas condições do importador, agora é hora de apresentar a documentação e esperar que a financeira conceda o direito ao crédito;
  3. com o crédito aprovado, a instituição gerará a carta de crédito. Este documento possui todas as informações relacionadas às exigências que devem ser realizadas pelo exportador para o sucesso da operação;
  4. vendedor ou a instituição deve escolher um outro banco para confirmar o documento. Ele que deverá enviar uma outra carta de confirmação junto com a carta de crédito para o exportador;
  5. após receber os dois documentos, o exportador deve verificar quais são as exigências e se terá condições de cumpri-las. Lembrando que, se houver algum contratempo, é preciso avisar imediatamente a instituição emissora;
  6. tudo confirmado por ambas as partes. O vendedor já pode organizar sua mercadoria e a documentação portuária assim que cumprir as exigências;
  7. condições efetuadas, o exportador deve ir até o segundo banco apresentar seus documentos para provar que cumpriu parte do acordo. Essas informações são mandadas para a instituição emissora;
  8. depois de verificados os documentos e feita a entrega da mercadoria, a operação está completa. O exportador pode sacar seu dinheiro e o importador deve cumprir suas obrigações junto à instituição financeira.

Quais são os benefícios?

Existem diferentes vantagens de escolher essa forma de pagamento de suas operações internacionais. Vamos conferir as principais!

Isenção de IRRF e IOF

Essa operação possui desconto de três tributos: IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte) e o IOF de crédito (Imposto sobre Operações Financeiras de Crédito) e o IOF de câmbio. O primeiro para a entrada do crédito, o segundo a alíquota é zero e o terceiro para quando o pagamento entrar no país.

Mais segurança

A carta de crédito de exportação garante ao vendedor a certeza de que receberá pela sua mercadoria em um prazo determinado. Além disso, para o comprador, ele terá a segurança que só precisará arcar com a despesa se o exportador cumpriu todas as exigências estabelecidas no documento, inclusive, em relação ao prazo de entrega. Logo, ambos estarão seguros em relação a transação.

Descontos

Algumas instituições oferecem a chance do exportador antecipar o pagamentos. Ele pode negociar o documento a prazo e o importador pode procurar obter descontos.

Flexibilidade

Caso tenha algum erro no documento, ou mesmo, para evitar informações pouco claras. O exportador pode pedir uma emenda da carta. Ele solicita isso ao importador, que pedirá a instituição. Essa retificação é gerada para mudar qualquer dado da carta de crédito, até mesmo os valores podem ser alterados. O interessante é que não há limite de pedidos.

Por que escolher o Travelex Bank para te ajudar com a operação de carta crédito?

Com mais de 40 anos de experiência em atender às diversas necessidades de clientes de todo o mundo. O Travelex Bank se especializou em operações cambiais e é a maior empresa desse ramo no mercado.
Ligada ao Grupo Confidence, além de oferecer diversos serviços, quando o assunto é carta de crédito para exportação, o banco tem o que é preciso para atender quem precisa quitar essa operação.
Entre as vantagens que oferecemos estão:

  • ao enviar utilizar o nosso carta de crédito internacional para pagar a carta de crédito e quitar o vencimento, nós o Travelex Bank nós repassamos rapidamente para o exportador;
  • assim que confirmamos a quitação da fatura, o pagamento é feito na moeda local para o exportador;
  • o Travelex Bank informa o exportador sobre a efetuação do pagamento. Fechasse o câmbio e o vendedor recebe o dinheiro em reais.

Como pode ver, somos uma empresa preocupada em oferecer auxílio durante o processo de pagamento da operação de carta de crédito. Garantindo que ambos os lados dessa transação fiquem satisfeitos.
Acompanhamos ao longo desse texto todas as informações necessárias para entender o que é e como funciona a carta de crédito de exportação. Além disso, podemos entender os principais passos desde o seu pedido, emissão e efetivação do acordo entre exportador e importador.
Gostou do nosso texto sobre carta de crédito de exportação? Está precisando de um cartão de crédito para essa é outros tipos de operações e não sabe a quem recorrer? Então, entre em contato e converse com um dos nossos profissionais.

Compartilhe esse post.

Está pensando em fazer um intercâmbio internacional?

Confira depoimentos de quem já foi e baixe o nosso e-book com dicas de planejamento financeiro e checklist de documentos para te ajudar a se organizar.

Está pensando em fazer um intercâmbio internacional?

Confira depoimentos de quem já foi e baixe o nosso e-book com dicas de planejamento financeiro e checklist de documentos para te ajudar a se organizar.

Fique por dentro

Preencha seus dados e receba as novidades da Confidence Câmbio

Aplicativo Confidence Câmbio

Pelo App você você recebe notificações quando o dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras estiverem em queda para aproveitar as melhores cotações. Além disso, com ele você pode comprar sua moeda estrangeira em espécie, recarregar seu cartão pré-pago internacional e fazer transferências internacionais.
Disponível nas lojas App Store e Google Play Store

Aplicativo Confidence Câmbio

Pelo App você você recebe notificações quando o dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras estiverem em queda para aproveitar as melhores cotações. Além disso, com ele você pode comprar sua moeda estrangeira em espécie, recarregar seu cartão pré-pago internacional e fazer transferências internacionais.
| MAPA DO SITE | confidence cambio © - todos os direitos reservados - CNPJ: 04.913.129/0001-41 - CONFIDENCE CORRETORA DE CAMBIO S/A - Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 105, 5º andar, Edifício Berrini One CEP: 04571-010 • São Paulo • SP • Brasil