Cartão pré-pago internacional ainda vale a pena

4 min de leitura
Listamos algumas vantagens em usar um cartão pré-pago na viagem internacional, mesmo com novas regras para o crédito. Saiba por quê.
Desde de março de 2020, o Banco Central alterou a regra de cobrança de gastos feitos no exterior com cartão de crédito comum. Até então, a cotação utilizada na conversão era a vigente na data de fechamento da fatura. Agora, as despesas serão convertidas para o real no ato da compra, obedecendo o câmbio do momento em que você passar o cartão. Ainda assim, a imprevisibilidade de tempos turbulentos na economia pode render um belo susto no final do mês.
Como ninguém gosta de viajar refém da variação cambial, a mudança traz dúvidas: é melhor levar dinheiro em espécie? Cartão pré-pago internacional continua sendo uma boa alternativa?
As respostas são: sim e sim. É extremamente importante lembrar que embarcar com apenas um meio de pagamento aumenta a sua dependência, conforme a modalidade escolhida. Para diluir os riscos, opte por, no mínimo, duas alternativas e leve em conta o país de destino.
Então, o cartão pré-pago internacional ainda vale a pena?
O cartão pré-pago internacional, na prática, funciona como um cartão de débito. É possível pagar compras em lojas ou sacar no caixa eletrônico, como se você estivesse no Brasil. Além disso, você consegue se planejar e carrega-lo aos poucos, antes de viajar, e recarregá-lo de acordo com a necessidade enquanto estiver fora do país, por meio do site ou app (disponível para Android ou iOS). Sem contar a segurança que ele traz, já que você não anda com todo o seu dinheiro em espécie.
O IOF para compras de moeda estrangeira em cartão pré-pago é o mesmo do cartão de crédito internacional: 6,38%. Como benefício, você fica livre do risco da variação cambial, já que a taxa é fechada no dia escolhido para a compra da moeda estrangeira ou da recarga. Esta opção costuma ser a favorita entre os viajantes adeptos de um bom planejamento financeiro, já que fica mais fácil de controlar e acompanhar os gastos. Além disso, alguns produtos do tipo levam vantagem extra quando comparados aos demais – caso do Cash Passport Mastercard Platinum da Travelex Confidence. Entre elas, destaque para:
● Recarga em até seis tipos de moedas diferentes ao mesmo tempo (euro, libra e dólares americano, canadense, australiano e neozeolandês)
● A grande novidade é que com o cartão, você também pode pagar o transporte público! Em Nova Iorque, Miami, Londres e muitas outras cidades, é possível usá-lo como forma de pagamento em metrôs e ônibus, apenas usando a tecnologia de aproximação. Com ele, você ainda fica livre do custo de aquisição do cartão de transporte local

● O cartão contactless, que facilita o processo de realizar pagamentos de pequenos valores. Bem comum no exterior, essa tecnologia realiza a operação apenas encostando o cartão na máquina do estabelecimento
● Seguro-bagagem gratuito para perda e extravio de malas em aeroportos
● Para controlar na ponta do lápis, é possível consultar o saldo do cartão pelo site ou app
● Descontos exclusivos (elegibilidade ao programa Priceless Cities, em que o cartão pré-pago abate preços de hotéis, restaurantes e bares na cidade de destino)
● Não há anuidade. A partir de seis meses sem uso, seja para recarga ou para compras, será cobrada uma tarifa de inatividade de US$ 2 ou o equivalente na moeda estrangeira do seu cartão. Lembrando que, se não houver saldo, não há cobrança!
● Você ainda pode usá-lo para fazer compras em lojas online do exterior, que aceitarem o cartão pré-pago como forma de pagamento
● Se você tem 16 anos e vai fazer um intercâmbio, você também poderá levar um cartão pré-pago internacional! É simples, ele estará no nome dos seus pais ou responsáveis. Fica tranquilo, você não ficará sem dinheiro lá fora!
Você pode vender o saldo que sobrar no cartão em qualquer Loja Travelex Confidence. Se preferir, pode também guardar seu cartão, ir recarregando aos poucos e economizando para a sua próxima viagem internacional!

Mas calma, e se a moeda local do país que eu vou não estiver disponível no cartão pré-pago?
Você ainda vai poder usá-lo! :)
Quando a moeda local não estiver disponível, a operação será debitada de uma das moedas estrangeiras que estiverem no seu cartão. Para esses casos, é importante lembrar que serão cobradas duas taxas: a de conversão e a do câmbio diária, determinada pela Mastercard.
Mas devo levar dinheiro em espécie também?
Certamente. Amplamente aceito, o dinheiro em espécie é o meio de pagamento mais barato porque nele incide o menor IOF: 1,1%. Mas, imagine a praticidade de carregar por aí o montante para 10 ou 15 dias fora. Zero, não é? Sem contar que não dá para reaver o dinheiro em caso de perda, roubo ou furto, ou seja, a segurança não é lá grande coisa também. Por isso, a dica é diversificar.
O cartão pré-pago internacional ainda vale a pena, sim! ;)
Você também pode se interessar.

Conheça nossos produtos e serviços:

Cartão pré-pago internacional
Com ele você fica livre da anuidade e das variações do câmbio. Recarregue e consulte o saldo ou extrato pelo Aplicativo.
Saiba mais
Moedas em Espécie
Compre ou venda dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras. Retire em qualquer loja ou receba em casa quando o serviço estiver disponível.
Saiba mais
Transferências Internacionais
Envie ou receba dinheiro do exterior com segurança. Somos registrados no Banco Central, o que garante a confiabilidade das nossas operações.
Saiba mais
Seguro Viagem Internacional
Item obrigatório para quem vai para Europa. Faça uma simulação e compre em 6x no cartão. Temos planos para todos os continentes.
Saiba mais
Chip Internacional de Celular
Saia do Brasil com pacote de dados e chamadas de voz. Chip internacional para Estados Unidos, Europa e mais.
Saiba mais
MoneyGram
Envie e receba dinheiro do exterior em até 10 minutos e você nem precisa ter conta bancária.
Saiba mais
Cheques Internacionais
Troque seus cheques internacionais em dólar, euro e outras moedas por reais.
Saiba mais