Como conseguir dólar mais barato para viagens internacionais

Produtos
Câmbio Programado
Produtos

5 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 21/07/2020

Se você já está sonhando com um destino internacional e quer começar a planejar sua próxima viagem, veio ao lugar certo. O assunto hoje é dólar! Para ajudar na missão de fazer suas economias renderem mais, vamos falar sobre a melhor hora para comprar a sua moeda estrangeira e como garantir um dólar mais barato. Realidade seja dita: comparado ao que já custou em reais, o dólar está caro. Mas não precisa se desesperar, certo? Com planejamento e informação, você vai conseguir um câmbio vantajoso para suas viagens internacionais.

O que é taxa de câmbio e por que você precisa entender sobre isso

Taxa de câmbio é a relação de troca entre as moedas de diferentes países. Em poucas palavras, é o preço de uma unidade de moeda estrangeira em moeda nacional. Vamos supor que você irá viajar para os Estados Unidos e precisa de dólares para cobrir seus gastos por lá. A operação de troca de dinheiro chama-se câmbio. Nela, a quantidade de reais que você deve dispor para trocar por um dólar depende de uma taxa. Você usa, então, a taxa de câmbio para fazer essa conversão.

Dólar comercial, Ptax e dólar turismo

Antes de entrarmos na questão da nomenclatura, é legal você entender os conceitos de “compra” e “venda”. Por padrão, os termos “compra” e “venda” de moeda são sempre utilizados do ponto de vista da instituição financeira – no nosso caso, da Travelex Confidence :). Então, já sabe: quando for comprar moeda, você pode perguntar “Qual o preço de venda do dólar americano?”. Já se for vender dólares remanescentes, “Qual o preço que vocês pagam pela compra do meu dinheiro?”.

Agora, voltemos ao hot topic: qual é a diferença dólar comercial ou dólar turismo? A resposta está na finalidade de cada uma das cotações – ou na natureza da operação de câmbio. O dólar comercial, como o nome diz, é usado em transações comerciais. Empresas importadoras e exportadoras e de investimentos, por exemplo, se valem do dólar comercial para pautar suas operações. O dólar turismo, por sua vez, tem a cotação aplicada para pessoas físicas que irão usar a moeda durante uma viagem internacional ou para comprar produtos e serviços em sites estrangeiros.

Como você sabe, o dólar comercial pode variar bastante durante o dia. No fechamento, existe uma taxa de câmbio média, resultante de todas as operações. É a essa “taxa média”, que fixa a cotação do dia, que chamamos de Ptax. Ela é estabelecida pelo Banco Central no final do dia anterior e é menor do que a cotação de turismo.

Planejando os gastos

Pensar a longo prazo exige uma certa disciplina e paciência. Mas, lembre-se: montar um planejamento com o máximo de antecedência é a maneira mais eficiente de tirar a viagem do papel e, de quebra, gastar menos na compra do dólar – ou da moeda estrangeira.

Depois de estabelecer para onde e quando você quer viajar, comece o plano para juntar dinheiro. Se precisar de ajuda, podemos ajudar: Que tal começar a planejar a sua próxima viagem? e em: 5 dicas de planejamento financeiro em recessões.

Dólar mais barato? 5 dicas para conseguir o melhor câmbio

A pergunta que não quer calar, na verdade, é: como viajar com dólar alto sem arruinar o orçamento?

1. A melhor estratégia é comprar dólar aos poucos

Comprar dólar aos poucos garante uma cotação média – nem tão alta, nem tão baixa. Só assim é possível suavizar os impactos do sobe e desce do dólar, que é imprevisível. Em casas de câmbio, existem ferramentas e produtos que podem ajudar nisso.

2. Acompanhe a cotação

A cotação do dólar varia todos os dias, mas, ultimamente, tem permanecido alta. O jeito mais prático de economizar é acompanhar o preço. Uma dica é assinar um alerta de câmbio gratuito. Com ele, você recebe por e-mail a cotação de dólar, euro e outras moedas em espécie e analisa a variação cambial em um gráfico (bem fácil de interpretar, pode confiar!)

Acompanhando o histórico da cotação ao longo de uma semana, um mês ou três meses, você poderá identificar os melhores momentos para a compra do dólar. O IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) já está incluído no valor que aparece no alerta de câmbio, ok? Para ter o valor final para a compra da moeda estrangeira, você pode fazer uma simulação via app ou site da Travelex Confidence.

3. Câmbio Programado

Outra solução inteligente para comprar dólar aos poucos, sem que você se auto sabote, é o Câmbio Programado, um serviço de agendamento de compra de moeda estrangeira  (dólar ou euro) que minimiza os efeitos da variação cambial. Funciona assim: você define o valor que está disposto a pagar mensalmente (em reais) pela compra de dólares. Depois, a Travelex Confidence envia os boletos na data acordada para você quitar. O mínimo é 500 reais e o máximo, 3 mil reais.

A princípio, o serviço está disponível apenas para compra de moeda em espécie. Ah, e a conversão é feita com a taxa comercial (Ptax) do dia anterior. Assim, você consegue se planejar financeiramente a médio e longo prazo para viajar com cotações mais atrativas – e ainda volta da viagem sem dívidas.

4. Entenda os impostos de cada meio de pagamento no exterior

Em cada meio de pagamento – moeda em espécie, cartão de crédito, cartão internacional pré-pago – incide uma taxa de IOF. 

  • Dólar em espécie: você paga a cotação do dólar turismo do estabelecimento + a taxa de 1,1% de IOF. A conversão é feita no ato da compra da moeda e garante que você não fique refém da variação cambial.
  • Cartão internacional pré-pago: funciona como um cartão de débito. O IOF para compras de moeda estrangeira em um cartão pré-pago é o mesmo do cartão de crédito internacional: 6,38%. Como benefício, você fica livre do risco da variação cambial, já que a taxa é fechada no dia escolhido para a compra da moeda estrangeira ou da recarga.
  • Cartão de crédito internacional: a taxa de compra no exterior usando o cartão de crédito é de 6,38% de IOF. Ela é cobrada sempre que o cartão de crédito é utilizado. Os valores são convertidos para o real no ato da compra, obedecendo o câmbio do momento em que você passar o cartão – o que pode render um baita susto na próxima fatura.

Dica! Levar apenas um meio de pagamento aumenta a sua dependência financeira. Para diluir os riscos, opte por, no mínimo, duas alternativas. ;)

5. Onde comprar para ter o melhor câmbio

À essa altura, você já entendeu que deixar para trocar reais por dólares em casas de câmbio de aeroportos, em cima da hora, é cilada. Também já deu para sacar que estar atento à cotação da moeda faz diferença para o seu bolso. Mas, saber onde comprar dólar mais barato e com segurança é fundamental. O primeiro passo é escolher sempre uma instituição autorizada a operar no mercado de câmbio pelo Banco Central do Brasil – ou seja, bancos e agências de câmbio, com lojas físicas ou online.

O que você precisa saber:

  • Os dólares vendidos por bancos levam tarifas adicionais, como a de custos de operação, e a taxa de câmbio com margem de lucro. Além disso, é preciso ter uma conta corrente na instituição.
  • Nas casas de câmbio, você encontra apenas o dólar turismo – que é o necessário para viajar para o exterior. O valor dependerá das taxas de serviços cobradas por cada agência.
  • Uma forma bem eficiente para comprar dólar é através de plataformas online. O cliente pode efetuar a transação por apps ou sites e retirar o valor na loja. Mais prático ainda é o serviço de entrega em casa – algumas empresas cobram por essa conveniência.
  • Não viaje sem fazer o câmbio. Trocar reais por dólares (ou euros, ou libras) no país de destino é ainda mais caro!

Dica extra para conseguir dólar mais barato!

Baixe aqui o conteúdo completo de Câmbio Programado.

A Travelex Confidence é uma empresa com mais de 20 anos de experiência em câmbio. Vai viajar? Nós te ajudamos com dólar, euro, libra e uma variedade de mais de 20 tipos de moedas estrangeiras. 

Conheça nossos produtos e serviços:

Cartão pré-pago internacional

Com ele você fica livre da anuidade e das variações do câmbio. Recarregue e consulte o saldo ou extrato pelo Aplicativo.

Moedas em Espécie

Compre ou venda dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras. Retire em qualquer loja ou receba em casa quando o serviço estiver disponível.

Transferências Internacionais

Envie ou receba dinheiro do exterior com segurança. Somos registrados no Banco Central, o que garante a confiabilidade das nossas operações.

Seguro Viagem Internacional

Item obrigatório para quem vai para Europa. Faça uma simulação e compre em 6x no cartão. Temos planos para todos os continentes.

Chip Internacional de Celular

Saia do Brasil com pacote de dados e chamadas de voz. Chip internacional para Estados Unidos, Europa e mais.

MoneyGram

Envie e receba dinheiro do exterior em até 10 minutos e você nem precisa ter conta bancária.

Cheques Internacionais

Troque seus cheques internacionais em dólar, euro e outras moedas por reais.

| MAPA DO SITE | confidence cambio © - todos os direitos reservados - CNPJ: 04.913.129/0001-41 - CONFIDENCE CORRETORA DE CAMBIO S/A - Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 105, 5° andar, Torre 4, Edifício Berrini One. CEP: 04517-010 • São Paulo • SP • Brasil