Dia do Imigrante, 25 de junho, celebra as diferentes nacionalidades que ajudaram a construir o Brasil

Curiosidades
Curiosidades

3 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 21/06/2022

Traço importantíssimo para a formação da nossa sociedade, as sucessivas chegadas de imigrantes fizeram do Brasil um dos lugares com maior diversidade cultural no mundo. Entenda um pouco mais sobre o processo de entrada de estrangeiros no decorrer dos anos e sua contribuição para a história do país.

Dia 25 de junho é o Dia do Imigrante, uma data para lembrar parte fundamental da história brasileira – e escolhida a dedo para coincidir com o fim das comemorações da semana da Imigração Japonesa (iniciada em 18 de junho). Além do papel no desenvolvimento nacional, em especial na ocupação do território de um país de dimensões continentais, os imigrantes colaboraram para a formação do povo repleto de culturas e costumes diferentes do qual fazemos parte.

O que é imigração?

Chamamos de imigração o movimento de entrada de estrangeiros em um país, de forma temporária ou permanente – um fenômeno mais antigo do que você pode imaginar. A mobilidade dos indivíduos é um fator presente na história da civilização, desde os tempos primitivos (em que o nomadismo era uma prática comum) até os dias atuais (com a globalização tornando o deslocamento mais fácil).

O que você precisa saber sobre a imigração no Brasil

As principais levas de imigração para o Brasil ocorreram entre meados do século 19 e a primeira metade do século 20. De acordo com uma reportagem publicada no site Superinteressante, portugueses, italianos, espanhóis, japoneses e alemães constituíram os maiores fluxos em termos quantitativos. Se somados, eram mais de 4 milhões de estrangeiros.

Até a primeira metade do século 19, os imigrantes eram atraídos pela promessa de terras pelo governo brasileiro, principalmente para ocupar o sul do país. O fato é que quando o café virou o produto-exportação que movia boa parte da economia, a mão de obra estava escassa. O tráfico de escravos havia sido suspenso e a abolição estava a caminho de acontecer, em 1888. A solução para encontrar trabalhadores dispostos para as lavouras estava além das fronteiras: houve grande incentivo para que pessoas de outras nacionalidades suprissem a demanda.

A política de apoio à imigração foi se remodelando no decorrer do tempo, ao sabor de crises e de guerras – com o fim da Primeira Guerra Mundial, em 1918, o Brasil começava a receber judeus, poloneses e russos, por exemplo. Foi só a partir dos anos 1960 que o ritmo diminuiu.

Você sabia que…

  • Os registros da imigração portuguesa apareceram no século 18 e se tornaram mais regulares a partir do século 19. Mais de 1,6 milhão de portugueses vieram para o Brasil na condição de imigrantes (já descontado o contingente que chegou antes de 1822, com a corte e para a ocupação da terra).
  • Os primeiros italianos a pisar do lado de cá do trópico vieram do norte da Itália. Depois, predominaram os oriundos do centro-sul. Espalharam-se por Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo. Atualmente, estima-se que o Brasil abrigue cerca de 30 milhões de descendentes.
  • A colônia de espanhóis foi a que mais se concentrou no estado de São Paulo e teve como principal ocupação o trabalho nas lavouras de café. Mais de 700 mil atravessaram o oceano Atlântico em busca de melhores condições de vida para suas famílias.
  • O período de maior desembarque de alemães no Brasil foi em 1920, quando a Alemanha estava destroçada e amargava a derrota na Primeira Guerra Mundial. Nem todos foram ou se tornaram proprietários de terras na ocasião de sua chegada – alguns eram artesãos, outros industriais, comerciantes, religiosos e até professores.

A imigração no Brasil hoje

Dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública dão conta de que, de 2011 a 2020, ocorreu um aumento de 24,4% no número anual de novos imigrantes registrados no Brasil. Os maiores fluxos foram da Venezuela, Haiti, Bolívia, Colômbia e dos Estados Unidos.    

Gostou de saber mais sobre o dia do imigrante? Acompanhe o blog da Travelex Confidence para mais conteúdos como esse.

Fontes: Unesc, Prepara Enem, Arquivo Nacional, InfoEscola, Superinteressante, Assembleia Legislativa de São Paulo, IBGE e Agência Brasil.

Conheça nossos produtos e serviços:

Cartão pré-pago internacional

Com ele você fica livre da anuidade e das variações do câmbio. Recarregue e consulte o saldo ou extrato pelo Aplicativo.

Moedas em Espécie

Compre ou venda dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras. Retire em qualquer loja ou receba em casa quando o serviço estiver disponível.

Transferências Internacionais

Envie ou receba dinheiro do exterior com segurança. Somos registrados no Banco Central, o que garante a confiabilidade das nossas operações.

Seguro Viagem Internacional

Item obrigatório para quem vai para Europa. Faça uma simulação e compre em 6x no cartão. Temos planos para todos os continentes.

Chip Internacional de Celular

Saia do Brasil com pacote de dados e chamadas de voz. Chip internacional para Estados Unidos, Europa e mais.

MoneyGram

Envie e receba dinheiro do exterior em até 10 minutos e você nem precisa ter conta bancária.

Cheques Internacionais

Troque seus cheques internacionais em dólar, euro e outras moedas por reais.

| MAPA DO SITE | confidence cambio © - todos os direitos reservados - CNPJ: 04.913.129/0001-41 - CONFIDENCE CORRETORA DE CAMBIO S/A - Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 105, 5° andar, Torre 4, Edifício Berrini One. CEP: 04517-010 • São Paulo • SP • Brasil