Edições comemorativas, notas coloridas e versões inéditas: confira curiosidades sobre o Dólar Canadense

Produtos
Curiosidades sobre o dólar canadense - desktop
Produtos

5 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 21/12/2020

Se você pretende visitar o Canadá, pode precisar de dólares canadenses, dinheiro oficial do país e disponível aqui, na Travelex Confidence, junto a mais de 20 tipos de moedas estrangeiras. Conhecer a moeda do país de destino é um importante passo para uma viagem segura, além de ser um bom começo para conhecer mais da cultura local.

No Canadá, cada moeda metálica tem um nome próprio. As de um e dois dólares, por exemplo, são chamadas de “loonie” e “toonie”, respectivamente.

É possível que você tenha se lembrado de certo desenho animado da década de 1930. Mas a moeda canadense e o clássico dos cartoons não têm mais nada em comum além da pronúncia, e loonie é uma referência à ave nacional do Canadá, que ilustra a peça.

Essa é apenas uma entre tantas curiosidades sobre o dólar canadense, que você pode conferir neste post. Bora?

Dólar Canadense: A moeda através da história

Antigamente, era possível usar inúmeras moedas para fazer compras no Canadá, uma verdadeira bagunça monetária. Foi apenas em 1870, após a Confederação, que o Canadá adotou o dólar canadense como moeda oficial. Hoje, as notas são feitas em polímero e produzidas pelo Banco do Canadá. Já as moedas metálicas são de responsabilidade da Royal Canadian Mint, instituição oficial para a fabricação da moeda.

Conheça as moedas e notas:

Um detalhe importante: todas as moedas canadenses têm o perfil da Rainha Elizabeth II em uma de suas faces. Isso porque ela é monarca do Reino Unido, que administra a Comunidade Britânica de Nações, do qual o Canadá é membro. Ok, dito isso, vamos às moedas!

C$ 2 – Toonie

A moeda de dois dólares também costuma ser chamada de “Twoonie”. Diferente do que acontece por aqui com o real, no Canadá não há mais notas de dois dólares desde meados de 1990, por isso é fundamental ter algumas dessas moedas na carteira. Surgidas em 1996, elas são estampadas por um urso, chamado Churchill, em homenagem ao ex-Primeiro Ministro mais emblemático da Inglaterra, e são a única moeda com duas cores – o centro é dourado e as bordas, prata. Alguns dizem que seu nome vem da junção de ‘two’ (dois em inglês) e ‘loonie’ (moeda de um dólar).

C$ 1 – Loonie

A moeda de 1 dólar é chamada de Loonie. Como já comentamos, o nome deriva da ave mergulhão de olhos vermelhos (ou loon, em inglês), que estampa a moeda dourada.

¢ 50 – Half dólar

Já vou avisando, se você receber uma moeda de 50 centavos, fique atento! Apesar de ser primeira moeda em circulação no Canadá, lançada de 1908, mas também é a moeda mais rara em circulação no país e, muitas vezes, até mesmo os bancários ficam em dúvida com relação à sua legitimidade. Para facilitar a sua identificação, lembre-se de que ela tem um brasão das Forças Armadas Canadenses estampado em uma de suas faces.

 ¢ 25 – Quarter

Chamada assim justamente por corresponder a um quarto de dólar canadense, a moeda de 25 centavos é prateada e ilustrada por uma rena, animal típico do Canadá. Ela, além de ser a moeda com maior circulação no país, também é a que tem mais variações em sua insígnia, como uma forma de homenagear acontecimentos históricos.

 ¢ 10 – Dime

A moeda de 10 centavos é a mais fina e também a menor delas.  Ela traz o desenho do famoso barco pesqueiro Bluenose, que nos anos 20 venceu diversas corridas no comando do marinheiro também canadense Angus Walters.

¢ 5 – Nickel

Apesar do nome, a moeda de cinco centavos não é mais fabricada em níquel, mas sim, em aço. É prateada e, curiosamente, maior que a dime. Com um castor, animal oficial do país, sentado em um tronco, o nickel tem esse nome pois, quando foi lançado, em 1922, sua composição era majoritariamente formada pelo níquel.

¢ 1 – Penny

A última moeda, de um centavo, é a única na cor bronze e é estampadapela Folha de Bordo – aquela que também está na bandeira do país. Se você é do tipo que ficou chateado com o fim da moeda de um centavo brasileira, não terá tempo para se animar com a do Canadá: desde 2012, o país está em processo de tirá-la de circulação. De acordo com a nossa pesquisa, o governo canadense optou pelo seu fim, pois o valor de produção do penny ultrapassava o seu valor monetário.

Agora, as notas

C$ 5

As cores vibrantes são pontos marcados das notas canadenses. A de cinco dólares canadenses traz o Primeiro Ministro Wilfrid Laurier e, no verso, um astronauta representando o compromisso do país com o programa espacial.

C$ 10  

Na nota de 10 dólares canadenses, a ilustração também fica por conta do Primeiro Ministro, dessa vez, John A. Macdonald, que divide a cédula com um expresso canadense, representação da engenhosa ferrovia do Canadá. Sua cor é roxa. 

C$ 20

A Rainha Elizabeth II é a figura da nota de 20 dólares, de cor verde. A monarca já estampou outras cédulas ao longo da história do dinheiro canadense e ganhou, inclusive, uma edição comemorativa em 2015, ao se tornar a soberana que reinou por mais tempo no Canadá.

C$ 50

Quem estampa a nota vermelha, de 50 dólares canadenses, é o também Primeiro Ministro William L. M. King.

C$ 100

A cédula canadense de maior valor é estampada pelo Sir Robert Borden, que liderou o Canadá pelo difícil período da Primeira Guerra Mundial. A nota, inclusive, tem a cor menos vívida entre os outros quatro valores.

Notas rasgadas?

No Brasil, se você rasgar propositalmente uma nota de real, pode pegar uma pena de até seis meses, você sabia? Já na cidade de Gaspé, em Quebec, cortar as notas ao meio já foi uma prática. Quando cortada ao meio, a nota passava a ter metade do valor nominal e o objetivo era incentivar o comércio local. Apesar de não ser proibido por lei, o Banco do Canadá desencorajou a pratica.

Edição comemorativa e nota vertical

Assim como acontece em outras nações, para o sistema monetário canadense, é um costume a confecção de edições comemorativas das suas cédulas. Entre as séries especiais estão as dos Pássaros do Canadá e a Jornada Canadense, que reconta a história do país por meio das notas. As mais recentes são as edições comemorativas em homenagem à Rainha Elizabeth II (C$ 20), celebrando o 150º aniversário da Confederação (C$ 10) e a primeira nota vertical da história do Canadá, no valor de 10 dólares, que homenageia a empresária negra Viola Desmond. Além destas, o Banco do Canadá já anunciou uma nova versão da nota de 5 dólares, que deve ser lançada em breve.

Essas edições comemorativas são produzidas pontualmente e acabam sendo minoria entre as notas em circulação, mas – acredite – ainda é possível encontrar cédulas comemorativas lançadas em 1935, por exemplo. O Banco do Canadá acaba de receber autorização para mudar o curso legal dessas cédulas mais antigas, o que significa que algumas notas não serão mais aceitas em estabelecimentos a partir de 2021 e devem ser trocadas no banco.

Você pode contar com a Travelex Confidence para comprar seus dólares canadenses! Somos especialistas em câmbio e oferecemos praticidade e segurança para que você aproveite a sua viagem com toda a tranquilidade que merece.

FONTES: Banco do Canadá e The Canadá Guide

Conheça nossos produtos e serviços:

Cartão pré-pago internacional

Com ele você fica livre da anuidade e das variações do câmbio. Recarregue e consulte o saldo ou extrato pelo Aplicativo.

Moedas em Espécie

Compre ou venda dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras. Retire em qualquer loja ou receba em casa quando o serviço estiver disponível.

Transferências Internacionais

Envie ou receba dinheiro do exterior com segurança. Somos registrados no Banco Central, o que garante a confiabilidade das nossas operações.

Seguro Viagem Internacional

Item obrigatório para quem vai para Europa. Faça uma simulação e compre em 6x no cartão. Temos planos para todos os continentes.

Chip Internacional de Celular

Saia do Brasil com pacote de dados e chamadas de voz. Chip internacional para Estados Unidos, Europa e mais.

MoneyGram

Envie e receba dinheiro do exterior em até 10 minutos e você nem precisa ter conta bancária.

Cheques Internacionais

Troque seus cheques internacionais em dólar, euro e outras moedas por reais.

| MAPA DO SITE | confidence cambio © - todos os direitos reservados - CNPJ: 04.913.129/0001-41 - CONFIDENCE CORRETORA DE CAMBIO S/A - Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 105, 5° andar, Torre 4, Edifício Berrini One. CEP: 04517-010 • São Paulo • SP • Brasil