Feriados de 2020: saiba quais são e comece a planejar suas viagens

Viagem
feriados de 2020
Viagem

4 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 23/01/2020

Ao contrário do que foi ano passado, 2020 promete ser muito bom quando o assunto é feriado. Este ano é bissexto, ou seja, tem 366 dias. A maioria das datas nacionais, basicamente metade delas, cairá em dias da semana perto da segunda ou sexta-feira. Isso, é claro, proporciona mais dias de folga para quem está planejando fazer alguma viagem nos feriados de 2020.

Quais serão os feriados de 2020?

  • 1° de janeiro (quarta-feira): Dia da Fraternidade Universal; 
  •  24 a 26 de fevereiro (segunda a quarta-feira): Carnaval;
  • 10 de abril (sexta-feira): Sexta-feira Santa;
  • 12 de abril (domingo): Páscoa;
  • 21 de abril (terça-feira): Tiradentes;
  • 1º de maio (sexta-feira): Dia do Trabalho;
  • 11 de junho (quinta-feira): Corpus Christi;
  • 7 de setembro (segunda-feira): Independência do Brasil;
  • 12 de outubro (segunda-feira): Dia de Nossa Senhora Aparecida;
  • 2 de novembro (segunda-feira): Finados;
  • 15 de novembro (domingo): Proclamação da República;
  • 25 de dezembro (sexta-feira): Natal.

6 dicas para planejar a sua viagem

Sabemos que feriados são uma ótima oportunidade para viajar e descansar, por isso nós resolvemos separar algumas dicas de como se preparar para viajar nessas épocas. Confira a seguir!

1. Saiba quando você tirará férias

A ideia é planejar com antecedência as suas férias, isto é, definir na agenda de 2020 o mês e o dia de quando começará e terminará o seu descanso. Sabendo os feriados é mais fácil aproveitar esse momento e emendar as suas folgas, por exemplo.

É sempre bom lembrar que escolher determinadas datas para sair de férias depende do seu tipo de trabalho. Por isso, se informe se há alguma restrição ou data especial em seu emprego antes de especificar os dias. 

2. Faça uma lista dos lugares para onde quer ir

Se antecipar é a chave para desfrutar dos feriados deste ano. Aproveite que já tem a lista das datas e escreva ao lado os lugares que pretende visitar. Mas atenção, por mais que seja um ano em que boa parte das folgas cairão em dias da semana, é bom lembrar que, mesmo que emende, não será por um grande período.

Geralmente, os feriados serão de 2 a 4 dias, por isso, é fundamental que os lugares escolhidos não sejam muito longe. Dessa forma, há oportunidades de buscar por passagens e hospedagens mais em conta. Além disso, o roteiro precisa ser bem planejado para que você não passe o dia inteiro andando para chegar a um lugar, por exemplo.

3. Vai para o exterior? Escolha países da América Latina

O conselho para viagens curtas também vale nesse caso. Afinal, se o seu objetivo é viajar para outro país nos feriados, escolher jornadas mais longas é inviável. Destinos como os EUA ou a Europa podem não ser uma boa escolha caso você não consiga mais alguns dias de folga, já que o tempo em que você ficará em trânsito consumirá boa parte da sua folga. A recomendação aqui é que você faça uma viagem para a América Latina, principalmente, para aqueles países que ficam ao lado do Brasil, como Colômbia, Equador, Uruguai, Argentina etc.

4. Pesquise os preços das passagens

Agora que você já tem uma ideia dos lugares que quer visitar, pesquisar os preços das passagens é o próximo passo. É sempre bom lembrar que os valores podem variar em relação à data que você pesquisou e o dia que viajará. Mas o objetivo é ter uma estimativa para que você possa fazer o seu planejamento. Também, se houver alguma promoção ou o preço estiver muito barato, você sempre pode reservar com antecedência.

A dica é: antes de reservar ou comprar, pesquise bem as condições de cancelamento, reagendamento e reembolso, etc. Assim, você não será pego de surpresa.

5. Determine um valor para a viagem

Essa é uma estratégia fundamental para que a viagem não prejudique o seu orçamento. Logo, com os preços das passagens e da hospedagem em mãos, é hora de somar esses valores, mais os gastos com comida, lazer, compras, etc e colocar tudo no papel.

Com esse planejamento, você pode ter uma ideia antecipada dos gastos e até juntar dinheiro antecipadamente. Caso você seja uma pessoa que pretende fazer diversas viagens, talvez, ter um orçamento específico para este fim seja melhor. Por exemplo: todo o ano você pode separar R$ 20.000,00 para viajar.

A dica aqui é: tenha um conversor de moedas para uma consulta rápida. Ele te ajudará a se certificar que está levando uma boa quantia para seu destino.

6. Entenda a diferença entre ponto facultativo e folga

De maneira geral, em caso de feriados, é obrigatório que o profissional tire folga (claro que isso pode variar de acordo com a empresa). Sendo assim, nesses dias, o trabalhador tem direito a receber extra ou compensação caso tenha que trabalhar.

Já no caso do ponto facultativo, não é uma obrigatoriedade que o profissional tire folga. Logo, a decisão fica nas mãos do empregador ou do gestor direto, que pode ou não liberar os funcionários, sem a necessidade de fazer algum tipo de pagamento extra. 

Esperamos que com a lista de feriados para o ano de 2020, você possa se preparar para aproveitar suas folgas e fazer algumas viagens. Isso é uma ótima oportunidade para descansar, além da possibilidade de emendar os dias. 

Com as dicas que separamos aqui, você estará ainda mais preparado para aproveitar essas datas e fazer suas viagens com segurança. Lembrando que o planejamento é fundamental nesses casos. Por isso, prepare seu calendário e marque qual dos feriados de 2020 podem ser aproveitados com um passeio incrível.

Gostou das nossas dicas? Então, não esqueça de compartilhá-las com seus amigos para que eles saibam como aproveitar essa oportunidade.

Conheça nossos produtos e serviços:

Cartão pré-pago internacional

Com ele você fica livre da anuidade e das variações do câmbio. Recarregue e consulte o saldo ou extrato pelo Aplicativo.

Moedas em Espécie

Compre ou venda dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras. Retire em qualquer loja ou receba em casa quando o serviço estiver disponível.

Transferências Internacionais

Envie ou receba dinheiro do exterior com segurança. Somos registrados no Banco Central, o que garante a confiabilidade das nossas operações.

Seguro Viagem Internacional

Item obrigatório para quem vai para Europa. Faça uma simulação e compre em 6x no cartão. Temos planos para todos os continentes.

Chip Internacional de Celular

Saia do Brasil com pacote de dados e chamadas de voz. Chip internacional para Estados Unidos, Europa e mais.

MoneyGram

Envie e receba dinheiro do exterior em até 10 minutos e você nem precisa ter conta bancária.

Cheques Internacionais

Troque seus cheques internacionais em dólar, euro e outras moedas por reais.

| MAPA DO SITE | confidence cambio © - todos os direitos reservados - CNPJ: 04.913.129/0001-41 - CONFIDENCE CORRETORA DE CAMBIO S/A - Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 105, 5° andar, Torre 4, Edifício Berrini One. CEP: 04517-010 • São Paulo • SP • Brasil