Chat

Como montar o roteiro de viagem perfeito para você?

09 out 2019 1 Estrelas2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas carregandoCarregando...

Pesquisar onde ficar, descobrir os melhores lugares a serem visitados, conferir resenhas de restaurantes ou atrações e analisar os meios de locomoção mais eficientes: planejar um roteiro de viagem é quase tão bom quanto viajar, não é?

Na verdade, o planejamento da viagem normalmente começa meses antes, quando pesquisamos tudo o que queremos fazer no destino, como viabilizar os melhores passeios, agendar restaurantes e hotéis, comprar passagens com bom custo-benefício, entre outras atividades necessárias para garantir a melhor experiência. É quase como montar um quebra-cabeças, tentando encaixar tudo no orçamento disponível e tempo de viagem.

Quer saber como planejar a sua viagem da melhor maneira, aproveitando cada momento sem riscos de intercorrências? Confira em nosso post as melhores práticas para aproveitar cada minuto de seu passeio!

O que considerar antes de montar o seu roteiro?

O destino já está definido, certo? Então, o próximo passo é pesquisar mais detalhes sobre ele. Além de verificar a documentação necessária, como exigências de visto, no caso de viagens internacionais, ou certificado de vacinação e seguro viagem, procure também mais informações sobre o local.

Vale assistir vídeos, conversar com outras pessoas que já visitaram o local, participar de comunidades online e ler guias sobre o lugar. Assim, você consegue identificar todos os pontos de interesse em seu destino. Além disso, tenha uma reserva financeira de acordo com o seu planejamento.

O tempo de estadia também é um elemento determinante para a elaboração do roteiro. Afinal, é preciso considerar alguns dias de descanso entre os passeios, além de evitar reservas ou compromissos nos dias de chegada e de partida.

Que tipo de viagem você está planejando?

Vai viajar com a família, com amigos ou a trabalho? Para elaborar um roteiro adequado, é importante considerar quem vai com você e qual o seu objetivo no local. Confira a seguir as nossas dicas!

Viagem a trabalho

Se você vai visitar algum cliente, fornecedor, uma filial de sua empresa ou mesmo participar de um congresso, é importante analisar o tempo necessário para cumprir os compromissos antes de planejar os passeios. Assim, é mais fácil escolher quais locais é possível conhecer. O tempo poderá ser curto, por isso escolha lugares próximos e passeios mais rápidos.

Se a viagem permitir maior flexibilidade, uma ideia para conhecer cidades próximas a seu destino é adiar o seu retorno para alguns dias depois. No entanto, para não ter imprevistos, evite distrações ou gastos desnecessários durante os seus compromissos de trabalho.

Turismo com a família

Ao viajar com a família, os interesses e a idade de todos do grupo devem ser considerados. Por exemplo, imagine uma ida à Paris com crianças pequenas. Será que elas aguentam andar o dia inteiro pela cidade, visitar museus, lojas e igrejas, além de fazer as refeições em restaurantes com alimentos e preparos distintos daqueles aos quais estão acostumadas?

Talvez, nesse caso, o ideal seja incluir no roteiro alguns parques ou períodos livres, de forma que toda a família possa aproveitar melhor a viagem. O roteiro precisa ser flexível para se adaptar à rotina das crianças. Que tal programar, por exemplo, uma visita à Disney Paris?

O mesmo cuidado vale quando o passeio inclui pessoas de mais idade que, apesar do interesse pelos pontos turísticos, podem não ter resistência para caminhadas e passeios ao longo de todo o dia.

Independentemente do destino, verifique se existem atividades de interesse para todas as idades. Assim, você alterna passeios que possam ser cansativos com atividades de lazer.

Vale lembrar que, mesmo quando o destino é um lugar tradicionalmente indicado para famílias, como os parques de Orlando, nos Estados Unidos, o estilo de viagem é diferente de acordo com o perfil dos viajantes.

Uma sugestão é, independentemente do destino, escolher um hotel que tenha atividades indicadas para várias faixas etárias, como área de recreação, piscina e outras atividades de lazer. Assim, é possível tirar alguns dias da viagem para relaxar, sem compromisso.

Outro cuidado, ao programar viagens com crianças ou idosos, é ter em mente que imprevistos podem ocorrer com maior facilidade. Uma febre, um resfriado ou uma dor podem alterar os planos. Assim, vale contar com um bom seguro viagem, que ajude a contornar qualquer tipo de problema.

Passeio com amigos

Vai viajar com um grupo de amigos? Para que não ocorra nenhum tipo de desentendimento, combine antes os lugares que irão visitar, de acordo com o interesse de cada um. Dependendo das opiniões, fazer passeios separadamente pode ser uma boa alternativa, mas vale a pena marcar horários e pontos de encontro.

Se forem dividir despesas com hospedagem, refeições e translado, vale a pena definir os valores com antecedência, para que ninguém de seu grupo precise lidar com imprevistos.

Caso você vá visitar amigos em outra cidade ou país, lembre-se de que eles são seus anfitriões e certamente irão programar algumas atividades para fazerem juntos. Assim, programe seu roteiro com alguma flexibilidade para encaixar esses compromissos.

Viagem romântica

Um casal que viaja em lua de mel, provavelmente, optará por um destino com maior clima de romance. Nesse caso, vale a pena escolher um hotel aconchegante e tranquilo, próximo a pontos turísticos que rendam fotos memoráveis e boas lembranças da viagem a dois.

Mesmo que o casal goste de fazer compras, visitar museus, parques ou pontos turísticos dá a oportunidade de aproveitar melhor os momentos a dois. Procure também reservar algum tempo para conhecer a gastronomia local, para passeios tranquilos e para relaxar no hotel.

Qual a época de sua viagem?

Você vai para Portugal no inverno europeu e quer conhecer o Algarve? É uma possibilidade, mas possivelmente sua experiência não será tão boa quanto se fosse no verão. Aliás, em alguns países nos quais o inverno é mais rigoroso e onde neva, as cidades turísticas podem até mesmo ter uma interrupção das atividades em função das condições climáticas.

Isso vale, inclusive, para viagens nacionais. Pense bem, por mais belas que sejam as praias de Florianópolis, será que vale a pena programar uma viagem para a cidade no inverno, pensando em conhecer essas localidades? Se for visitar o lugar nos meses mais frios, é interessante pesquisar passeios adequados à temperatura e clima.

Como montar um roteiro de viagens imbatível?

Depois de definir quem vai viajar com você, o local e o período da viagem, é mais simples estabelecer um bom roteiro. Confira nossas dicas!

Ingressos e reservas

Pesquise os locais que seu grupo deseja conhecer e verifique se estão abertos nos dias em que estará no destino. Aproveite e confira a programação de eventos e shows e, se necessário, faça as reservas antecipadas. Sempre que possível, compre os ingressos com antecedência, evitando surpresas e preços mais altos nas bilheterias das atrações.

No caso de viagens para parques temáticos, como os da Disney, tenha atenção aos prazos para reservas das entradas de atrações (fastpass), experiências diferenciadas ou em restaurantes, pois se esgotam rapidamente.

Deslocamento

Verifique as alternativas para deslocamento. Em algumas cidades, serviços como o Uber ou táxi são mais econômicos. Em outros casos, vale mais à pena alugar um carro (desde que você, ou um dos integrantes de seu grupo, estejam dispostos a dirigir). Nesse caso, confira os custos e documentação necessária.

Na Europa, por exemplo, além das companhias aéreas low cost, existem trens de alta velocidade que ligam as principais cidades. No Brasil, dependendo da distância, trechos aéreos são mais viáveis, mas devem ser programados com antecedência.

Nas cidades onde estiver, pesquise os pontos de interesse no Google Maps. O aplicativo indicará as melhores rotas, a pé, em transporte público ou carro. Assim, antes da viagem, verifique no mapa os locais que deseja visitar e confira as opções com melhor custo-benefício para o deslocamento.

Flexibilidade

Além de todos esses cuidados, é importante que o seu roteiro tenha uma certa flexibilidade para lidar com imprevistos ou mesmo para aproveitar atividades ou passeios que não tenham sido planejados. Afinal, quem nunca quis voltar a um bom restaurante ou passar mais tempo em uma cidade nos arredores do local visitado?

A flexibilidade deve incluir também uma reserva financeira para lidar com intercorrências. Por exemplo, se um transfer contratado não comparecer, você tem capital disponível para alugar um veículo ou usar um serviço de táxi?

É sempre importante contar com um plano B para eventualidades. Isso é ainda mais fundamental no caso de viagens internacionais, pois precisamos levar em conta as diferenças culturais, no idioma ou até mesmo de câmbio. Assim, ao elaborar um roteiro de viagem, todos esses aspectos precisam ser considerados com atenção.

Dependendo da situação financeira em que você se encontra, é mais seguro viajar para destinos nos quais o custo-benefício se mostre interessante. Assim, fica mais fácil lidar com imprevistos durante o passeio!

Continue a visita em nossa página e confira opções de países mais econômicos para sua próxima viagem!

As mais lidas
Você sabe a diferença entre Swift, BIC e IBAN? A gente explica
Quando vamos fazer transações internacionais, nos deparamos como alguns códigos importantes. Saiba o que é SWIFT, BIC e IBAN   Quando você ...
08 jun 2017 56 votos, média: 2,66 de 556 votos, média: 2,66 de 556 votos, média: 2,66 de 556 votos, média: 2,66 de 556 votos, média: 2,66 de 5
Como recarregar meu cartão pré-pago internacional?
O cartão pré-pago internacional é uma das maneiras mais seguras de se levar dinheiro para o exterior durante as suas viagens. Com ele você está ...
12 jun 2017 19 votos, média: 3,16 de 519 votos, média: 3,16 de 519 votos, média: 3,16 de 519 votos, média: 3,16 de 519 votos, média: 3,16 de 5
Qual a diferença entre dólar comercial e dólar turismo?
O mercado cambial é um dos ativos mais importantes da economia. Acompanhar o preço do dólar e controlar o fluxo da moeda é um dos fatores que aju...
21 jul 2017 23 votos, média: 3,35 de 523 votos, média: 3,35 de 523 votos, média: 3,35 de 523 votos, média: 3,35 de 523 votos, média: 3,35 de 5
Dúvidas do cartão pré-pago para viagem internacional
Muitos clientes da Confidence Câmbio nos abordam com dúvidas sobre a aquisição e o uso do cartão pré-pago para viagem internacional Multi Moeda...
17 nov 2017 22 votos, média: 3,59 de 522 votos, média: 3,59 de 522 votos, média: 3,59 de 522 votos, média: 3,59 de 522 votos, média: 3,59 de 5
Dólar: você conhece essa moeda?
Viajar pelo mundo inclui, além de conhecer novas culturas, ter contato com a moeda estrangeira utilizada no outro país. É fundamental ter um pouco...
11 out 2017 12 votos, média: 4,25 de 512 votos, média: 4,25 de 512 votos, média: 4,25 de 512 votos, média: 4,25 de 512 votos, média: 4,25 de 5
Vou para Rússia
Não há como negar que a Rússia é um dos destinos turísticos mais comentados e procurados em 2018. A Copa do Mundo de Futebol é a grande respons...
19 abr 2018 3 votos, média: 5,00 de 53 votos, média: 5,00 de 53 votos, média: 5,00 de 53 votos, média: 5,00 de 53 votos, média: 5,00 de 5
4 destinos para ver neve de perto nas férias de Janeiro
  O mês de janeiro é caracterizado pelas férias escolares e, por isso, muitas famílias se programam para aproveitar esse período viajando p...
20 dez 2018 1 voto, média: 5,00 de 51 voto, média: 5,00 de 51 voto, média: 5,00 de 51 voto, média: 5,00 de 51 voto, média: 5,00 de 5
O que é SWIFT?
Para realizar operações de transferências internacionais é preciso informar o código SWIFT – também conhecido como BIC. A princípio ele pode...
27 mar 2018 63 votos, média: 1,54 de 563 votos, média: 1,54 de 563 votos, média: 1,54 de 563 votos, média: 1,54 de 563 votos, média: 1,54 de 5
Cartão pré-pago ou dinheiro vivo?
Programar uma viagem internacional envolve muitas pesquisas e tomadas de decisão. É preciso avaliar o destino, comprar passagens, reservar o hotel,...
14 jul 2017 17 votos, média: 3,35 de 517 votos, média: 3,35 de 517 votos, média: 3,35 de 517 votos, média: 3,35 de 517 votos, média: 3,35 de 5

Seu e-mail não será publicado. *Campos obrigatórios

Categorias

Conecte-se a nós

Tags