Mês do Orgulho LGBTQIAPN+: Saiba o que é o turismo voltado para a comunidade

Curiosidades
Curiosidades

5 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 19/06/2024

O Mês do Orgulho LGBTQIAPN+, realizado em junho, é uma ocasião especial dedicada a promover a visibilidade, a liberdade e os direitos da comunidade queer. Queer é um termo guarda-chuva da língua inglesa para minorias sexuais e de gênero. 

Este mês é marcado por eventos, desfiles, festivais e atividades culturais em todo o mundo, destacando a diversidade e a inclusão. Entenda mais sobre o assunto. 

Importância do turismo no Mês do Orgulho 

Além de ser um período de celebração, o Mês do Orgulho tem se tornado um momento significativo para o turismo voltado especificamente para a comunidade LGBTQIAPN+. 

Este nicho turístico não só oferece oportunidades para viagens seguras e acolhedoras, mas também contribui para a economia global, promovendo a igualdade e o respeito. 

O que é o turismo LGBTQIAPN+?

O turismo voltado para a comunidade LGBTQIAPN+ é um nicho em crescimento, abrangendo destinos, estabelecimentos e prestadores de serviços que apoiam e protegem essa comunidade. Essa abordagem inclusiva busca atender às necessidades específicas desse público.

Perfil do turista LGBTQIAPN+

O turista LGBTQIAPN+ é um viajante que também explora outros segmentos do turismo, como terceira idade, turismo em família e luxo. A diferença é que ele pertence à comunidade ou busca destinos e produtos que se concentram nesse recorte diversificado.

Crescimento do setor de turismo 

O setor de turismo LGBTQIA tem grande potencial e está em constante crescimento. De acordo com a ABTLGBT (Associação Brasileira de Turismo LGBT), esse nicho cresce cerca de 11% ao ano, enquanto o convencional aumenta apenas 3,5%. Além disso, a Organização Mundial do Comércio (OMT) estima que o setor movimente anualmente cerca de US$ 3 bilhões, cerca de R$ 14.7 bilhões.

Destinos mais procurados para o turismo LGBTQIAPN+

  • São Francisco, Estados Unidos

São Francisco, localizada na costa oeste dos Estados Unidos, foi pioneira e tem uma longa história de ativismo pelos direitos civis da população LGBTQIAPN+. Inclusive, a famosa bandeira do arco-íris, destinada ao movimento, foi criada na cidade, em 1978, pelo artista Gilbert Baker. 

O bairro de Castro é considerado o coração da comunidade queer no estado. Trata-se de um local recheado de bares, clubes, lojas e restaurantes, e que abriga o Castro Theatre, um icônico cinema que exibe filmes clássicos e independentes que contemplam todas as letras da sigla, além de sediar festivais de cinema LGBTQIAPN+.

A cidade de São Francisco foi palco de diversos outros eventos e lutas LGBTQIAPN+ e, por isso, é um dos principais de preferência do público. As ruas são repletas de bandeiras e memoriais, como o Pink Triangle Memorial, um monumento dedicado às pessoas da comunidade assassinadas durante o regime nazista.

A Parada do Orgulho de São Francisco, também conhecida como San Francisco Pride, é um evento anual de celebração à comunidade que acontece entre o final de maio e início de junho, e possui um dos maiores e mais antigos eventos desse tipo no mundo – tendo sido realizado pela primeira vez em 1970, inspirada pelos protestos de Stonewall em Nova York.

Conheça mais sobre os EUA. Leia nosso post: 5 destinos para aproveitar o Thanksgiving nos EUA.  

  • Barcelona, Espanha

Barcelona, cidade cosmopolita da região da Catalunha, na Espanha, é um dos municípios europeus mais visitados no continente, por conta de sua arte, arquitetura e cultura diversa. 

A região é considerada um dos principais destinos para turismo LGBTQIAPN+ na Europa e possui uma ampla oferta de espaços e eventos voltados especificamente para o nicho.

No famoso bairro do Eixample, apelidado de “Gayxample”, é possível encontrar a cena da comunidade, repleta de diversos bares, restaurantes, clubes e lojas que são conhecidas por seu acolhimento e atmosfera inclusiva.

Além das festas e eventos durante o Pride Barcelona (parada local), a cidade oferece uma rica tradição cultural que celebra a diversidade. Museus como o Museu d’Història de Barcelona e o Museu de Arte Contemporânea de Barcelona (MACBA) frequentemente apresentam exposições e eventos relacionados à história e à arte LGBTQIAPN+. 

Que tal ir para a Espanha? Leia em nosso blog: Moeda da Espanha: veja que moeda levar e dicas sobre o país

  • São Paulo, Brasil

A vida noturna de São Paulo é famosa em todo o mundo, com suas baladas que aquecem turistas e moradores. Além disso, a cidade é reconhecida como um dos melhores destinos “queer friendly”, abrigando diversos bares e boates voltados para a comunidade, e a hospitalidade é marcada pelo respeito e cortesia.

Vale lembrar que São Paulo é sede da maior Parada do Orgulho LGBT do mundo. Na 28ª edição do evento, realizada em 2024, mais de 75 mil pessoas se reuniram na Avenida Paulista para erguer as bandeiras do movimento. 

A Avenida Paulista é uma das principais atrações da cidade. A via oferece uma variedade de opções culturais, onde é possível encontrar museus, parques, espaços culturais, lojas e excelentes restaurantes e bares acolhedores para o público LGBTQIAPN+.

Não deixe de visitar o Mirante do Sesc, o Museu de Arte de São Paulo (Masp), o Centro Cultural Fiesp, as exposições no Itaú Cultural e na Japan House, além de conhecer a Casa das Rosas e relaxar no Parque Trianon.

No coração LGBTQIAPN+ da cidade, o Largo do Arouche, encontra-se o Museu da Diversidade Sexual (MDS). Criado em 2012, o MDS está próximo à estação de metrô República e é o primeiro equipamento cultural da América Latina dedicado à temática LGBT. Suas atividades e atrações culturais focam em questões relacionadas à identidade de gênero e sexualidade.

História do Mês do Orgulho 

Você sabe o motivo da comunidade comemorar a conquista de direitos justamente neste mês e a data especial?

Há quase 55 anos, uma série de manifestações ocorreu após uma ação truculenta da polícia de Nova York contra um bar LGBTQIAPN+, marcando um momento crucial na luta pelos direitos das pessoas da comunidade. Esses protestos tiveram como epicentro o Stonewall Inn, um local frequentado por pessoas queer, mas que também sofria com repressão policial.

Na noite de 28 de junho de 1969, parte dos frequentadores do Stonewall Inn decidiu reagir a mais uma ação policial. A manifestação foi liderada por figuras icônicas como a drag queen Marsha P. Johnson e Sylvia Rivera, que marcharam até o Central Park. Um ano depois, a comunidade LGBTQIAPN+ mobilizou a primeira marcha do orgulho em várias cidades dos Estados Unidos.

Esse movimento pioneiro, ocorrido no final dos anos 60, teve um impacto duradouro. Hoje, diversos países celebram o Mês do Orgulho, uma oportunidade para protestar por ações afirmativas e políticas voltadas ao público LGBTQIAPN+.

Celebre a diversidade no Mês do Orgulho 

O Mês do Orgulho LGBTQIAPN+ é uma celebração vital para a visibilidade, livre e promoção dos direitos da comunidade queer. Além disso, impulsiona o turismo LGBTQIAPN+, promovendo destinos acolhedores e seguros, e contribuindo significativamente para a economia global. Celebre a diversidade e explore destinos incríveis durante este mês de junho!

Mantenha-se Atualizado

Não perca nenhum conteúdo que o Grupo Travelex Confidence prepara para você! Para isso, nos acompanhe nas redes sociais: Instagram,LinkedIn eYoutube.   

Papo de Câmbio

Faça parte do grupo Papo de Câmbio, disponível no WhatsApp e Telegram. Diariamente falamos sobre cotação de moedas e muito mais. Se cadastre agora mesmo!

Assine nossa newsletter

Quer saber mais sobre tudo que está acontecendo quando o assunto é Turismo? Assine aqui a nossa newsletter e receba semanalmente informações sobre o Mercado de Câmbio em apenas 3 minutos.

Conheça nossos produtos e serviços:

Cartão pré-pago internacional

Com ele você fica livre da anuidade e das variações do câmbio. Recarregue e consulte o saldo ou extrato pelo Aplicativo.

Moedas em Espécie

Compre ou venda dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras. Retire em qualquer loja ou receba em casa quando o serviço estiver disponível.

Transferências Internacionais

Envie ou receba dinheiro do exterior com segurança. Somos registrados no Banco Central, o que garante a confiabilidade das nossas operações.

Seguro Viagem Internacional

Item obrigatório para quem vai para Europa. Faça uma simulação e compre em 6x no cartão. Temos planos para todos os continentes.

Chip Internacional de Celular

Saia do Brasil com pacote de dados e chamadas de voz. Chip internacional para Estados Unidos, Europa e mais.

MoneyGram

Envie e receba dinheiro do exterior em até 10 minutos e você nem precisa ter conta bancária.

Cheques Internacionais

Troque seus cheques internacionais em dólar, euro e outras moedas por reais.

| MAPA DO SITE | confidence cambio © - todos os direitos reservados - CNPJ: 04.913.129/0001-41 - CONFIDENCE CORRETORA DE CAMBIO S/A - Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 105, 5° andar, Torre 4, Edifício Berrini One. CEP: 04517-010 • São Paulo • SP • Brasil