Como proteger sua empresa das oscilações do câmbio?

Curiosidades
oscilações do câmbio
Curiosidades

3 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 2/09/2019

Hoje, temos um cenário mundial em que nossa economia interna sofre com os impactos dos acontecimentos externos. Por isso, podemos dizer que a oscilação cambial afeta a vida e a rotina das empresas como um todo.
Entretanto, temos à nossa disposição instrumentos de proteção cambial, que minimizam os riscos de perdas financeiras.
Vamos entender um pouco como funciona o Câmbio no Brasil e quais são esses instrumentos de proteção.

Como funciona atualmente o câmbio no Brasil?

De maneira geral, as variações cambiais acontecem por causa da oferta e demanda. Por exemplo, no caso do dólar, se há muito disponível em um país, a moeda se desvaloriza. Agora se há uma alta necessidade de obter essa moeda, por não ter tantas acessíveis, então ela se valoriza.
Esse fenômeno tem até um responsável: a taxa de câmbio. Ela reflete qual é o custo da moeda estrangeira em relação à nacional, sendo a responsável por definir as operações entre os dois países.
Por exemplo, se o dólar aumentar, a taxa também sobe, se ele diminuir, ela reduz. Dito isto, basicamente, é assim que funciona as relações cambiais, não só no Brasil, mas também em outros países.

Quais são as expectativas para os próximos meses?

O dólar não voltará tão cedo ao patamar de R$ 3, porém, as expectativas em relação ao Brasil são bem positivas. Principalmente, pelo pacote de reformas que estão sendo aprovadas. De acordo com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, o país está bem estruturado quando o assunto é câmbio.
O Brasil tem o que é necessário para enfrentar as contrariedades originárias da desaceleração global e, principalmente, a questão das eleições da Argentina. Com a disputa da presidência entre Macri e a chapa de Cristina Kirchner.
Um dos fatores favoráveis de acordo com Neto, é em relação as reformas e como elas ajudarão a aquecer a economia. Primeiro, a da previdência que foi aprovada recentemente e que terá efeitos em um médio e longo prazo, começando em 2020. Também, há a reforma tributária, com as negociações começando. Além disso, o pacote de privatizações do Guedes, que poderão trazer boas perspectivas para o mercado.

E quais são as outras formas de se proteger das oscilações do câmbio?

Existem outras maneiras de se proteger em relação às variações cambiais. Aqui, vamos apresentar algumas das principais. Vamos lá?

Compra de dólar em espécie

Talvez seja a mais simples de todas e a mais imediata. Consiste em encontrar uma corretora e comprar papel-moeda. Porém, antes de ir atrás dos seus dólares, é importante estar atento a alguns cuidados. Primeiro, na hora de escolher a sua corretora é preciso que ela seja listada no Banco Central. Todas as empresas que são autorizadas a realizar esse tipo de operação cambial estão lá.
Segundo, em relação aos impostos, para esse tipo de operação é cobrado o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Para a compra da moeda, por meio de cartão de crédito ou pré-pago, a alíquota de 6,38%, agora utilizando dinheiro em espécie, é de 1,1%.

Analisar o mercado

Uma outra maneira de se proteger é ficar atento ao que acontece no mercado em relação às oscilações. Por exemplo, uma empresa que trabalha com moedas estrangeiras deve prestar atenção para que o efeito dessas variações não afete os seus créditos e dívidas externas.
Supomos que o dólar está em baixa, a gestão da empresa deve ter em mente que não será necessário utilizar uma alta quantidade de reais para equilibrar as contas. Agora se houver alta, será necessário o uso de mais reais para comprar dólares. Sendo assim, é preciso desenvolver estratégias para evitar o impacto na saída de caixa em casos de desvalorização do real.

Atenção às épocas de vendas

Aqui, as vendas no mercado nacional devem estar de acordo com o momento de compra de produtos externos. O ideal é que se tente negociar no mesmo tipo de moeda, nesse caso o dólar, considerando todos os fatores como taxas de juros, prazos, etc.
Assim a empresa não fica tão exposta às oscilações, já que tem recursos estrangeiros. Caso, na hora da venda, a moeda seja diferente, é preciso pensar em táticas para não prejudicar o seu fluxo de caixa.
Acompanhamos aqui, algumas das principais informações sobre as oscilações do câmbio. Principalmente, relacionadas às estratégias para se proteger de prejuízos que acontecem com a alteração dos valores das moedas.
Gostou do nosso texto sobre oscilações de câmbio? Então, não esqueça de compartilhar esse conteúdo com seus amigos!
Veja a cotação do dólar hoje
Consulte o valor da libra hoje
Saiba o valor do euro hoje

Conheça nossos produtos e serviços:

Cartão pré-pago internacional

Com ele você fica livre da anuidade e das variações do câmbio. Recarregue e consulte o saldo ou extrato pelo Aplicativo.

Moedas em Espécie

Compre ou venda dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras. Retire em qualquer loja ou receba em casa quando o serviço estiver disponível.

Transferências Internacionais

Envie ou receba dinheiro do exterior com segurança. Somos registrados no Banco Central, o que garante a confiabilidade das nossas operações.

Seguro Viagem Internacional

Item obrigatório para quem vai para Europa. Faça uma simulação e compre em 6x no cartão. Temos planos para todos os continentes.

Chip Internacional de Celular

Saia do Brasil com pacote de dados e chamadas de voz. Chip internacional para Estados Unidos, Europa e mais.

MoneyGram

Envie e receba dinheiro do exterior em até 10 minutos e você nem precisa ter conta bancária.

Cheques Internacionais

Troque seus cheques internacionais em dólar, euro e outras moedas por reais.

| MAPA DO SITE | confidence cambio © - todos os direitos reservados - CNPJ: 04.913.129/0001-41 - CONFIDENCE CORRETORA DE CAMBIO S/A - Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 105, 5° andar, Torre 4, Edifício Berrini One. CEP: 04517-010 • São Paulo • SP • Brasil