Páscoa pelo mundo: conheça as tradições e comemorações

Curiosidades
Páscoa - desktop
Curiosidades

3 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 14/04/2022

A Páscoa é uma data aguardada não só pelos chocólatras como também pelos cristãos, já que é um evento religioso, no qual celebra-se a Ressurreição de Cristo. Já conhecemos bem como a celebração ocorre por aqui, no Brasil, por isso separamos algumas tradições em diferentes regiões do mundo. Veja só.

Páscoa é tradição na Alemanha

Tradição é a palavra que define a comemoração na Alemanha, com decorações com coelhinhos e ovos em lojas, ruas e nos mercados; inclusive com as populares feirinhas de Páscoa.

Por lá – e também na República Tcheca -, a decoração é bastante alegre e colorida, com árvores de Páscoa, conhecidas como Osterbaum, enfeitadas com as cascas de ovos pintadas à mão pelas casas e ruas pelas cidades. Além disso, o mosteiro de Velehrad é um dos pontos de peregrinação mais importantes no país, onde se celebra a ressurreição e liturgias de Páscoa.

Procissões

Na Guatemala, na Espanha e em seus países colonizados, as procissões contam com enormes alegorias.

Na Itália, além das procissões e representações da Paixão de Cristo, a época se torna ainda mais especial, pois é possível assistir à Via Crucis e à missa do domingo de Páscoa na Praça de São Pedro. A fé cristã também é enaltecida na Turquia.

Famosas caças aos ovos

Em Washington, nos Estados Unidos, a caça aos ovos ou Easter Egg Roll, é realizada na Casa Branca e conta com apresentações e jogos.

Na Inglaterra, País de Gales e na Irlanda do Norte, a National Trust organiza trilhas a céu aberto para a caça aos ovos responsável por fazer a alegria da criançada. No entanto, a principal tradição britânica é servir o hot cross bun (pãozinho doce decorado com uma cruz).

No Canadá, as prefeituras ou centros comunitários organizam as caças aos ovos, que também podem ser reproduzidas pelos pais dentro de casa. Os canadenses ainda podem aproveitar a Easter Monday para comer ainda mais chocolates temáticos.

Na Escócia, a brincadeira entre as crianças é rolar ovos de galinha decorados em uma ladeira e aquele que chegar mais longe sem quebrar é o vencedor.

Chuva de chocolates de Páscoa

Na França, os sinos não tocam de quinta a sábado da Semana Santa, pois voam até Roma para serem abençoados. No domingo, no trajeto de volta, deixam cair chocolates em formatos variados pelo caminho, que serão caçados pelas crianças.

Bariloche temática

Na nossa vizinha Argentina, Bariloche se torna uma cidade temática, com ovos gigantes nas ruas e casas do coelho e de chocolate para as fotos!

Coelho quem?

Na Austrália e na Nova Zelândia, um pequeno marsupial (da família do canguru), o Bilby, é o mascote da Páscoa. Na Oceania, o coelho é sinônimo de peste, já que a superpopulação prejudica a agricultura local. Por lá, as produtoras fazem chocolates no formato do Bilby e todo o dinheiro arrecadado com as vendas é doado para um fundo de preservação da espécie, que está ameaçado de extinção.

Na Nova Zelândia, inclusive, um grupo de caçadores organiza, anualmente, a Great Easter Bunny Hunt (Grande caça ao coelhinho da páscoa, em tradução livre).

Religião no foco das celebrações

Por ser um país de maioria cristã, festividades com comidas populares para celebrar a ressurreição, com ritos e liturgia reafirmam a fé dos moradores de Portugal.

No Chile e na República Dominicana, a religião também está no centro das comemorações.

Páscoa e primavera

No Japão, a Páscoa também é relacionada com a chegada da primavera. Por lá, a celebração tem toques budistas ou xintoístas, já que são as crenças da maioria da população. Os sabores dos ovos também são diferenciados, podendo ser de matcha ou inspirados nas cerejeiras tão presentes no país. Além disso, o Meika Hiyoko é um bolinho típico com recheio de geleia de feijão e forma de pintinho.

Halloween fora de época

Na Suécia e na Finlândia, as crianças se fantasiam de bruxas como se fosse um Dia das Bruxas fora de época. Já na Noruega, a Páscoa é momento de ler ou assistir histórias sobre crimes.

Ovos… de galinha

Na Grécia, a tradição gira em torno de ovos de galinha pintados de vermelho, já que o ovo representa a vida e a cor, o sangue de Jesus. Na confraternização, os ovos são distribuídos entre os convidados, que vão encostando um no outro até rachá-lo. De acordo com a lenda local, a última pessoa a ter seu ovo rachado terá sorte durante o próximo ano.

E então? Qual das tradições te deixaram mais curioso? Que tal já começar a se planejar para vivenciar as comemorações e experiências da Páscoa em algum desses países? Conte com as soluções em câmbio da Travelex Confidence e viaje tranquilo e com economia!

Fontes: Estadão, Egali, Hypeness

Conheça nossos produtos e serviços:

Cartão pré-pago internacional

Com ele você fica livre da anuidade e das variações do câmbio. Recarregue e consulte o saldo ou extrato pelo Aplicativo.

Moedas em Espécie

Compre ou venda dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras. Retire em qualquer loja ou receba em casa quando o serviço estiver disponível.

Transferências Internacionais

Envie ou receba dinheiro do exterior com segurança. Somos registrados no Banco Central, o que garante a confiabilidade das nossas operações.

Seguro Viagem Internacional

Item obrigatório para quem vai para Europa. Faça uma simulação e compre em 6x no cartão. Temos planos para todos os continentes.

Chip Internacional de Celular

Saia do Brasil com pacote de dados e chamadas de voz. Chip internacional para Estados Unidos, Europa e mais.

MoneyGram

Envie e receba dinheiro do exterior em até 10 minutos e você nem precisa ter conta bancária.

Cheques Internacionais

Troque seus cheques internacionais em dólar, euro e outras moedas por reais.

| MAPA DO SITE | confidence cambio © - todos os direitos reservados - CNPJ: 04.913.129/0001-41 - CONFIDENCE CORRETORA DE CAMBIO S/A - Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 105, 5° andar, Torre 4, Edifício Berrini One. CEP: 04517-010 • São Paulo • SP • Brasil