Passaporte japonês é o mais forte do mundo; veja curiosidades

Viagem
Passaporte japonês - desktop
Viagem

3 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 25/02/2021

Pelo terceiro ano consecutivo, o passaporte japonês é considerado o mais poderoso do mundo, de acordo com o levantamento Henley Passport Index, produzido com dados da IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo, ou International Air Transport Association, na sigla em inglês).

Segundo o ranking, o cidadão japonês tem acesso a 191 países sem necessidade de visto ou com emissão apenas na chegada ao destino. Em seguida aparecem os passaportes de Cingapura (190 países que não requerem visto), Coreia do Sul e Alemanha (ambos com acesso a 189 países). O passaporte brasileiro aparece na 19ª colocação, sendo aceito em 170 nações, mesmo número da Argentina e de Hong Kong. Com acesso a apenas 26 países sem a obrigatoriedade da emissão de visto, o Afeganistão emite o passaporte considerado o mais fraco do mundo e aparece na 110ª posição.

Veja as 10 primeiras posições do ranking:

1º Japão (191 países)

2º ​Cingapura (190)

3º Alemanha e Coreia do Sul (189)

4º Espanha, Finlândia, Itália e Luxemburgo (188)

5º Áustria e Dinamarca (187)

6º França, Holanda, Irlanda, Portugal e Suécia (186)

7º Bélgica, Estados Unidos, Noruega, Nova Zelândia, Reino Unido e Suíça (185)

8º Austrália, Grécia, Malta e República Tcheca (184)

9º Canadá (183)

10º Hungria (182)

Com a pandemia, vale ressaltar que o acesso às fronteiras pelo mundo segue bastante restrito, especialmente para cidadãos de países muito afetados pela doença – e que não devemos esperar padrões pré-pandêmicos quando tudo isso passar. “Mesmo para passaportes poderosos, como Japão, Cingapura, Coreia do Sul e membros da União Europeia, protocolos adicionais devem ser necessários para recuperar a mobilidade”, diz Parag Khanna, autor do best-seller The Future Is Asian esócio-fundador da consultoria FutureMap, de Cingapura,em entrevista ao relatório Henley Passport Index.

Curiosidades sobre o passaporte japonês, o mais poderoso do mundo

Em 1866 começaram a ser emitidos documentos específicos de viagem para que os cidadãos japoneses pudessem sair do país para fins comerciais ou educacionais. Funcionada como se fosse uma carta de autorização carimbada. Tempos depois, em 1878, o termo “passaporte” começou a ser usado. Em 1900 surgiram os primeiros regulamentos para emissão e uso do documento. E só em 1926, surgiu a forma mais moderna e similar ao que vemos hoje.

Crisântemo
Crisântemo

Assim como ocorre em outras nações, o passaporte japonês é repleto de simbologias. Na capa está estampado um crisântemo de 16 folhas, considerada a flor nacional do Japão. O ícone representa fertilidade e também aparece no brasão da família imperial japonesa, na moeda de 50 ienes e em outros documentos oficiais. Além disso, o passaporte japonês é emitido inteiramente em japonês e inglês, a não ser pela nota de cautela (existente nos documentos de todas as nacionalidades) que está escrito apenas na língua oficial do país.

Atualmente, as fronteiras do Japão estão fechadas para o turismo mas, para quando for possível visitar o país asiático de novo, vale lembrar que os viajantes brasileiros precisam de visto – a autorização é estampada no passaporte com imagens de flor de cerejeira, outro símbolo bastante popular no país e que representa efemeridade e renovação.

Flor de Cerejeira
Flor de Cerejeira

Ah, se você precisar de dicas sobre quanto dinheiro levar para a sua viagem ao Japão, corre neste post e veja como se planejar!

Conheça nossos produtos e serviços:

Cartão pré-pago internacional

Com ele você fica livre da anuidade e das variações do câmbio. Recarregue e consulte o saldo ou extrato pelo Aplicativo.

Moedas em Espécie

Compre ou venda dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras. Retire em qualquer loja ou receba em casa quando o serviço estiver disponível.

Transferências Internacionais

Envie ou receba dinheiro do exterior com segurança. Somos registrados no Banco Central, o que garante a confiabilidade das nossas operações.

Seguro Viagem Internacional

Item obrigatório para quem vai para Europa. Faça uma simulação e compre em 6x no cartão. Temos planos para todos os continentes.

Chip Internacional de Celular

Saia do Brasil com pacote de dados e chamadas de voz. Chip internacional para Estados Unidos, Europa e mais.

MoneyGram

Envie e receba dinheiro do exterior em até 10 minutos e você nem precisa ter conta bancária.

Cheques Internacionais

Troque seus cheques internacionais em dólar, euro e outras moedas por reais.

| MAPA DO SITE | confidence cambio © - todos os direitos reservados - CNPJ: 04.913.129/0001-41 - CONFIDENCE CORRETORA DE CAMBIO S/A - Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 105, 5° andar, Torre 4, Edifício Berrini One. CEP: 04517-010 • São Paulo • SP • Brasil