TransferWise: como funciona? É seguro?

1 Estrelas2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5.00/5 - 6 avaliações)
carregandoLoading...
Transferwise e Travelex Confidence

3 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 26 Mar

Uma análise da TransferWise: saiba o que é, para o que serve, quanto custa e como utilizar a plataforma

A TransferWise é uma fintech – startup que trabalha para otimizar serviços do sistema financeiro -, fundada em Londres, em 2011, por dois estonianos. O objetivo da empresa é auxiliar a movimentação de recursos internacionalmente de um jeito mais rápido e barato que os métodos tradicionais.

Neste texto, vamos responder às dúvidas frequentes sobre a operação da TransferWise, comparando custos, vantagens e desvantagens do serviço prestado.

TransferWise é confiável?

A TransferWise opera em mais de 1300 rotas de envio de dinheiro, em moedas diferentes e está legalizada em todos os países onde trabalha, respeitando os respectivos órgãos reguladores. No Brasil, a TransferWise é uma correspondente cambial de dois bancos: MS Bank e Banco Rendimento, instituições autorizadas a operar com câmbio. Além disso, reporta todas as transferências ao BC.

O website da fintech tem uma versão em português, não totalmente traduzida. Ao buscar informações sobre preços no menu inicial, por exemplo, o usuário é direcionado a uma página com informações em inglês.

Como parte da política de transparência, ao fazer uma transação ou uma simulação, a TransferWise disponibiliza os valores de tarifas de transferência (incluindo o IOF da operação), o montante convertido (descontadas as tarifas), além do preço do câmbio utilizado (comercial) e o valor efetivo total – o que o cliente irá pagar no final. 

Em relação ao IOF, seu valor já está incluído no total e a TransferWise declara à Receita Federal sob o CPF do cliente. As alíquotas podem ser de 0,38%, quando a transferência é feita para uma conta de titularidade diferente ou 1,1%, se a operação for para uma conta de mesma titularidade.

Remessas para o exterior com a TransferWise

Todo o processo de transferência internacional da TransferWise é feito online. É necessário criar uma conta, indicar o valor a ser transferido e os dados do beneficiário. Depois disso, é hora de acertar a conta.

O pagamento pode ser feito de dois jeitos: através de um boleto, gerado automaticamente, ou transferência TED para a conta da empresa no Brasil. O destinatário receberá o dinheiro em dois dias úteis. Abaixo, o passo a passo:

  • Acesse o site da TransferWise e faça a simulação do valor que será transferido e confira a cotação da moeda, comissões e impostos.
  • Crie um usuário e forneça os dados da conta de destino (IBAN, BIC/SWIFIT…). O beneficiário não necessita de conta na TransferWise.
  • Efetue o pagamento via boleto ou transferência TED.
  • Ao detectar o pagamento, a TransferWise fará uma transferência para o exterior à conta do destinatário.

Desvantagens da TransferWise

Ao utilizar o serviço da TransferWise, você pode encontrar alguns problemas decorrentes das limitações de operação da empresa. Esteja ciente que:

  • A TransferWise não envia dinheiro em espécie: A empresa não envia dinheiro em espécie, já que trabalha apenas com a transferência internacional entre contas bancárias. A quantia transferida só pode ser creditada em uma outra conta no exterior.
  • A TranferWise não tem agências físicas: O atendimento fica restrito ao meio online, porque a Transferwise não possui agências físicas.
  • As transferências utilizando a TransferWise podem ser feitas apenas de pessoa física para pessoa física: Se houver pessoa jurídica como remetente ou beneficiário ou se o motivo da transferência for o pagamento de serviço ou atividade comercial, a transferência internacional não será efetivada.
  • Não possui um Banco regulamentado pelo BC: Para envios ou recebimentos acima de USD 3 mil, é preciso buscar outra instituição financeira para te ajudar com a sua operação.

Mas, e os valores?

Como prometemos, fizemos (em 26 de março de 2020) uma comparação de valores para o envio de dinheiro para o exterior entre TransferWise e Travelex Confidence. Confira a diferença!

Comparativo de Preço para Transferências Internacionais

EmpresaEnvio em DólaresPagamento em Reais
Travelex Confidence1.000,00 USD5.117,43 BRL
Transferwise1.000,00 USD5.150,05 BRL

*cotação realizada em 26/03/2020

Como enviar dinheiro ao exterior com segurança e economia?

O envio de dinheiro para o exterior (transferência internacional) pode ser feito em bancos tradicionais (online ou presencial), pelos correios, em casas de câmbio ou em plataformas digitais específicas – caso da TransferWise.

Entretanto, sabemos que fazer uma transferência internacional é assunto sério. A praticidade da operação deve estar atrelada à segurança e à conveniência. Nesses casos, uma empresa de câmbio de renome faz diferença porque dá suporte (online e/ou físico) durante todo o processo, com a robustez de uma instituição chancelada internacionalmente. Veja o passo a passo da operação na Travelex Confidence.

Compartilhe esse post.

Fique por dentro

Preencha seus dados e receba as novidades da Confidence Câmbio

Está pensando em fazer um intercâmbio internacional?

Confira depoimentos de quem já foi e baixe o nosso e-book com dicas de planejamento financeiro e checklist de documentos para te ajudar a se organizar.

Está pensando em fazer um intercâmbio internacional?

Confira depoimentos de quem já foi e baixe o nosso e-book com dicas de planejamento financeiro e checklist de documentos para te ajudar a se organizar.

Aplicativo Confidence Câmbio

Pelo App você você recebe notificações quando o dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras estiverem em queda para aproveitar as melhores cotações. Além disso, com ele você pode comprar sua moeda estrangeira em espécie, recarregar seu cartão pré-pago internacional e fazer transferências internacionais.
Disponível nas lojas App Store e Google Play Store

Aplicativo Confidence Câmbio

Pelo App você você recebe notificações quando o dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras estiverem em queda para aproveitar as melhores cotações. Além disso, com ele você pode comprar sua moeda estrangeira em espécie, recarregar seu cartão pré-pago internacional e fazer transferências internacionais.
| MAPA DO SITE | confidence cambio © - todos os direitos reservados - CNPJ: 04.913.129/0001-41 - CONFIDENCE CORRETORA DE CAMBIO S/A - Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 105, 5º andar, Edifício Berrini One CEP: 04571-010 • São Paulo • SP • Brasil