Viagem para Europa: o que você precisa saber para se preparar

1 Estrelas2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5.00/5 - 1 avaliações)
carregandoLoading...
viagem para a europa

4 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 30 Dec

Sabia que Portugal e França estão entre os destinos preferidos dos brasileiros que decidem fazer uma viagem para a Europa? História, boa gastronomia, museus, parques, igrejas e muita diversão são os principais atrativos dos 2 países. Mas definitivamente não são só esses destinos que atraem milhares de visitantes para o continente todo ano, viu? 

Se você está planejando uma viagem para o velho continente, considere incluir outras localidades, como Roma, na Itália, Barcelona, na Espanha, e Amsterdã, na Holanda. Como o deslocamento entre os países é rápido e normalmente em conta (é possível encontrar passagens a 10 euros por trecho), não há motivos para não aproveitar a oportunidade!

Para ajudar nesse planejamento, preparamos aqui um post com dicas valiosas. Tire a poeira das malas e confira!

Quais são os destinos mais procurados da Europa?

Não é de hoje que Portugal se tornou um dos países mais visitados pelos brasileiros. Além da facilidade com a língua, o custo da viagem também costuma ser um atrativo.

Com exceção de cidades mais badaladas, como Porto e Lisboa, é possível comer muito bem no país sem gastar tanto quanto em outras regiões europeias. Por exemplo, é possível gastar cerca de 10 euros no almoço e 20 euros em um jantar, com apresentação de fado ao vivo.

A hospedagem e o transporte também oferecem bons preços — até mesmo os serviços de táxi são mais em conta por lá.

Ao visitar Portugal, não deixe de conhecer algumas cidades menores, como Fátima, Sintra e Óbidos, especialmente se for no meio do ano, quando são realizadas as famosas feiras medievais. Em qualquer época, mas especialmente no verão europeu, Algarve também merece a visita! Aliás, depois de percorrer as praias da região, é fácil chegar de carro até a Espanha. Que tal visitar Sevilha e, de lá, pegar um trem de alta velocidade (TGV) para conhecer o restante do país?

Na Europa, apenas Portugal e Espanha não estão interligados aos demais países pelo TGV — na Espanha, eles apenas cruzam o país. A partir da França, no entanto, é muito fácil e rápido alcançar outros destinos, como Bruxelas e Londres, utilizando o TGV. Além dessas 2 cidades mais próximas, várias outras são interligadas pela rede ferroviária.

Além da opção dos trens de alta velocidade, várias companhias aéreas low cost operam na Europa, o que facilita a esticada a outros destinos. De acordo com o World Travel Awards Europe de 2019, os destinos europeus mais procurados por viajantes de todo o mundo são:

  • Portugal como um todo;
  • São Petersburgo, na Rússia;
  • Madri, na Espanha;
  • Batumi, na Geórgia.

Outra pesquisa realizada pela Comissão Europeia de Viagens, dessa vez focada no perfil dos brasileiros, mostra que realmente Portugal e França continuam sendo as principais preferências.

Como viajar entre os países da Europa?

Se você está planejando sua viagem, aproveite para incluir alguns outros destinos em seu roteiro!

Boas alternativas para conhecer destinos diferentes dentro do velho continente em uma mesma viagem é adquirindo passagens aéreas de alguma operadora local ou até comprando desde o Brasil mesmo uma passagem multidestinos ou na modalidade stopover, que permite uma parada por alguns dias em determinada cidade.

Qual moeda comprar para sua viagem para Europa?

O Euro é a principal moeda dos países integrantes da Zona do Euro, que são:

  • Alemanha;
  • Áustria;
  • Bélgica;
  • Chipre;
  • Espanha;
  • Eslováquia;
  • Eslovênia;
  • Estônia; 
  • Finlândia;
  • França; 
  • Grécia;
  • Holanda;
  • Irlanda;
  • Itália;
  • Luxemburgo;
  • Malta;
  • Portugal.

Saiba, contudo, que alguns países europeus adotaram moedas próprias. Assim, se você pretende conhecer outras cidades durante sua viagem para a Europa, fique atento a esse detalhe. O Reino Unido, por exemplo, usa a Libra Esterlina. Na Suíça, a moeda é o Franco Suíço, na Suécia, a Coroa Sueca, na Dinamarca, a Coroa Dinamarquesa.

Lembrando que, para não passar aperto logo na chegada a um país diferente, o ideal é comprar a moeda estrangeira com antecedência, ainda aqui no Brasil. Para isso, busque uma corretora confiável e segura, que ofereça a conveniência necessária para incluir mais essa tarefa no seu dia a dia pré-viagem.

Como planejar sua viagem sem erros?

Antes de escolher os destinos que farão parte do seu roteiro, é importante conferir sua disponibilidade. Pense, por exemplo, que o inverno europeu costuma ser rigoroso em algumas cidades, fazendo com que várias atrações turísticas fechem temporariamente. Já durante o verão, o continente recebe uma quantidade maior de turistas, o que pode fazer com que os preços se elevem. 

Uma estratégia para conseguir economizar é procurar fazer suas reservas (de passagens, hotéis e passeios) com antecedência. Outro detalhe importante para garantir o melhor custo-benefício da sua viagem é, como citamos brevemente no tópico anterior, fazer a compra de moeda estrangeira ainda no Brasil. Para isso, além de acompanhar as cotações, vale a pena cadastrar um alerta de câmbio. Outro cuidado essencial para comprar Euros com segurança é recorrer a uma empresa séria e sólida no mercado. 

Depois de escolhidos os destinos, com as passagens compradas e todas as reservas feitas, é bom fazer uma checklist com todos os detalhes da viagem para não deixar nada para trás. Nessa listinha devem estar incluídas as seguintes orientações:

  • o passaporte deve estar válido por pelo menos 3 meses após a data de retorno da viagem;
  • o seguro viagem escolhido deve oferecer a cobertura estabelecida pelo Tratado de Schengen, que é obrigatória para a livre circulação nos seguintes países: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia e Suíça;
  • a compra de moeda estrangeira em espécie e de um cartão pré-pago internacional deve ser providenciada com antecedência;
  • a bagagem deve ser organizada de acordo com as regras de volume, peso e quantidade estabelecidas pela companhia aérea;
  • um chip de celular internacional com cobertura nos países que serão visitados, pode ser uma boa pedida;
  • a impressão das reservas e a separação dos documentos necessários devem ser checadas, preferencialmente ainda salvando cópias na nuvem;
  • caso pretenda alugar um carro, não se esqueça de levar a carteira de habilitação original.

Além disso, um cuidado para os brasileiros que estão planejando sua viagem para Europa a partir do final de 2021 é obter a nova permissão exigida, chamada de Etias — sigla para Sistema Europeu de Informações e Autorização de Viagem. Estabelecida em 2019 pela União Europeia, o preenchimento do formulário online será obrigatório para o Brasil e outros 14 países da América Latina.

E então, gostou das dicas que preparamos? Pronto para aproveitar sua viagem para a Europa da melhor forma possível? Antes, porém, assine a nossa newsletter! Assim você receberá outras informações e dicas diretamente na sua caixa de entrada!

Compartilhe esse post.

Fique por dentro

Preencha seus dados e receba as novidades da Confidence Câmbio

Está pensando em fazer um intercâmbio internacional?

Confira depoimentos de quem já foi e baixe o nosso e-book com dicas de planejamento financeiro e checklist de documentos para te ajudar a se organizar.

Está pensando em fazer um intercâmbio internacional?

Confira depoimentos de quem já foi e baixe o nosso e-book com dicas de planejamento financeiro e checklist de documentos para te ajudar a se organizar.

Aplicativo Confidence Câmbio

Pelo App você você recebe notificações quando o dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras estiverem em queda para aproveitar as melhores cotações. Além disso, com ele você pode comprar sua moeda estrangeira em espécie, recarregar seu cartão pré-pago internacional e fazer transferências internacionais.
Disponível nas lojas App Store e Google Play Store

Aplicativo Confidence Câmbio

Pelo App você você recebe notificações quando o dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras estiverem em queda para aproveitar as melhores cotações. Além disso, com ele você pode comprar sua moeda estrangeira em espécie, recarregar seu cartão pré-pago internacional e fazer transferências internacionais.
| MAPA DO SITE | confidence cambio © - todos os direitos reservados - CNPJ: 04.913.129/0001-41 - CONFIDENCE CORRETORA DE CAMBIO S/A - Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 105, 5º andar, Edifício Berrini One CEP: 04571-010 • São Paulo • SP • Brasil