Como planejar uma viagem para o Japão? 6 dicas para te ajudar

Produtos
Viagem
viagem japão
Produtos
Viagem

5 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 7/10/2019

Muitas pessoas têm o sonho de realizar uma viagem para o Japão, mas não sabem como começar a se planejar para isso. De fato, muitas dúvidas são levantadas, principalmente, por ser uma viagem tão longa: quais lugares devem ser visitados, quais documentos são necessários para a viagem, qual a quantidade de dinheiro devemos levar, como adquirir ienes (moeda local do Japão) e assim por diante.
Com intuito de responder essas dúvidas, neste post vamos te dar seis dicas de como planejar sua viagem, além de apresentar as razões pelas quais o Japão é um país que vale muito a pena ser visitado.

Por que viajar para o Japão?

Devido à quantidade de países que podem ser escolhidos para sua viagem, talvez o Japão não tenha sido o primeiro a passar pela sua mente. Por isso, confira os motivos que tornam esse nação atraente para uma viagem.

Conheça uma rica diversidade

O Japão proporciona uma experiência de vida riquíssima, já que conta com cenários contrastantes que se harmonizam perfeitamente, como paisagens bucólicas e cidades efervescentes, arranhas céus e casas de madeira, luzes de neon e monumentos históricos.

Desfrute de uma culinária esplêndida

A gastronomia é outro aspecto muito convidativo para a visita. Os restaurantes japoneses oferecem uma variedade de pratos e ingredientes que vão muito além dos sushis e sashimis, que se popularizaram no Brasil. É normal encontrar pratos que utilizam ingredientes pouco comuns no Brasil, como o saquê, o missô, Dashi e outros.

Visite templos de outras religiões

O Japão também abriga templos incríveis, erguidos para cultuar as suas principais religiões: o Xintoísmo e o Budismo. As construções desses lugares sagrados são diferenciadas e constituem uma arquitetura que não encontramos nas igrejas ocidentais, por exemplo. Ademais, visitar esses templos pode ser uma ótima oportunidade para dar uma pausa no agito das cidades e dedicar tempo para contemplação e meditação.

Aprecie a hospitalidade dos japoneses

Mesmo com a completa mudança no idioma, o turista que escolhe o Japão como destino encontrará muita hospitalidade por parte do povo japonês. Apesar de o Japão ser o 14º país em proficiência na língua inglesa, o idioma é apenas o quarto mais falado no território, de acordo com informações do site Suki Desu, especialista na cultura japonesa.
A maior parte dos japoneses não fala fluentemente o inglês, no entanto, eles são muito prestativos e frequentemente aceitam dar uma pausa em suas atividades cotidianas para auxiliar um estrangeiro que precise de um suporte.

Aproveite a segurança e a eficiência dos transportes

Outra razão para se visitar o Japão é a segurança que o país oferece. É possível caminhar pelas ruas à noite sem preocupação, pois De acordo com o G1, em 2018, o Japão obteve o 9º melhor Índice Global da Paz. Além disso, de acordo com a mesma matéria, a segurança pública conta com suporte de 290 mil policiais, que estende a proteção aos turistas.
Além da segurança, o país também oferece uma rede de transportes eficiente. É possível ir a qualquer lugar das grandes cidades, como Tóquio e Quioto, via ônibus ou metrô. Já os táxis, apesar de serem bastante seguros, são mais caros. O turista pode adquirir também o JR PASS, que dá acesso ao famoso trem-bala e pode ter validade de 7, 14 ou 21 dias. O site da Embaixada do Japão no Brasil pode ser uma ótima fonte de pesquisa.

Como planejar uma viagem para o Japão?

É comum surgir dúvidas sobre como planejar uma viagem, e com o Japão não é diferente. Por isso, separamos seis dicas excelentes para auxiliar seu planejamento. Confira!

1. Compre as passagens antecipadamente

Quando você decidir fazer uma viagem para o Japão, é importante acompanhar, por um período, os preços das passagens aéreas. O ideal é não comprar com pressa, mas ir acompanhando as promoções que surgem.
Outra dica é estar atento às escalas, já que não existem voos diretos para o Japão. Geralmente as companhias aéreas oferecem rotas que passam pelos Estados Unidos ou Emirados Árabes. Em ambos os casos, é necessário atentar-se à necessidade de adquirir um visto em trânsito para poder entrar nesses países.

2. Elabore um roteiro prévio

Antes de adquirir o visto, você ainda deverá elaborar um itinerário com todas as cidades que pretende visitar e as hospedagens que serão utilizadas. Esse roteiro será exigido pelas autoridades japonesas quando o visto for solicitado.
Além disso, planejar antecipadamente um itinerário também ajudará na organização da viagem. Existem sites específicos que podem ajudar nessa etapa. Dessa forma, é possível estabelecer um tempo ideal de estadia em cada cidade.
Não se esqueça que cada estação do ano oferece atrativos diferentes e devem ser levados em conta. Por exemplo, a primavera japonesa, que ocorre entre os meses de março a maio, é a época mais procurada e, portanto, mais cara para visitar o país. Este é o período em que as famosas cerejeiras florescem e o clima é mais ameno; não muito frio nem muito quente.
Durante o planejamento, atente-se também à necessidade de adquirir um chip internacional para celular. A viagem fica ainda melhor quando compartilhada com quem gostamos, não é mesmo?

3. Atente-se aos documentos necessários para a retirada do visto

Com as passagens compradas e o itinerário previamente decidido, já é possível solicitar o visto para a entrada no país. Para viagens de curta duração, existem três tipos possíveis: o de única entrada, duas entradas e múltiplas entradas. No site da Embaixada do Japão no Brasil, é possível encontrar qual visto tirar de acordo com cada necessidade.
Em geral, os vistos podem ser retirados em consulados do Japão no Brasil. Basta comparecer em um deles, pagar uma taxa e apresentar os seguintes documentos:

4. Liste palavras-chave que serão usadas com frequência

Para facilitar sua estadia, procure aprender palavras que vão além do “sayonara” e “arigatou”, bastante conhecidas pelos brasileiros. Assimile expressões que você terá que usar com frequência nos pontos turísticos e no comércio, por exemplo. Como mencionamos, os japoneses são muito prestativos e têm consciência de que sua língua materna é difícil de ser aprendida. Dessa forma, os estrangeiros que iniciam um diálogo com palavras japonesas são bem-vistos.

5. Acompanhe dicas de quem já visitou o país

Siga blogs ou canais no YouTube de pessoas que já viajaram para o Japão. Por meio dessas plataformas, você poderá conhecer os melhores lugares para serem visitados, além de receber dicas sobre hospedagens, transportes, restaurantes etc.
Vale lembrar que o Japão é um país com uma cultura bastante diversa e com tradições milenares. Antes de visita-lo é importante entender um pouco sobre seus costumes com quem já passou por lá.

6. Comprar Ienes com antecedência

A melhor forma de adquirir a moeda local japonesa, o iene, por preços mais baratos é se planejar. Quem opta por comprar a moeda apenas no momento da viagem, no aeroporto, certamente pagará um valor elevado e poderá trocar apenas dólares por ienes. Por isso, o recomendável é comprar a moeda por meio de casas de câmbio, onde é possível trocar o real pelo iene e com a antecedência que desejar.

Como comprar ienes?

Para comprar ienes, você pode começar procurando por casas de câmbios que oferecem as taxas mais atrativas. Porém, saiba que, além das taxas mais reduzidas do que as oferecidas em aeroportos, essas instituições oferecem diversas praticidades.
Por meio das casas de câmbio é possível comprar moeda via internet, podendo ser buscadas em lojas físicas ou entregues no local de sua preferência. Além disso, você pode realizar diversas cotações antes de adquirir a moeda, o que aumenta as chances de conseguir taxas de conversão mais atrativas.
A Confidence Câmbio, por exemplo, oferece, além de simuladores para conversão de moedas, o alerta câmbio, uma ferramenta que encaminha, por e-mail, um aviso quando as taxas de aquisição do iene (ou da moeda desejada) sofrem alguma redução. Além disso, a Confidence também oferece facilidades para a compra de moedas e segurança nas transações, atendendo cerca de 1,6 milhões de pessoas por ano.
Se você tem o sonho de realizar uma viagem para o Japão, comece a se planejar desde já. Busque conhecer todas as maravilhas que o país oferece. Organize-se financeiramente e comece a comprar ienes com antecedência e aos poucos. Com planejamento sua viagem será muito mais proveitosa.
Gostou do post? Compartilhe-o em suas redes sociais para que mais pessoas fiquem por dentro de como se planejar para viajar para o Japão.

Conheça nossos produtos e serviços:

Cartão pré-pago internacional

Com ele você fica livre da anuidade e das variações do câmbio. Recarregue e consulte o saldo ou extrato pelo Aplicativo.

Moedas em Espécie

Compre ou venda dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras. Retire em qualquer loja ou receba em casa quando o serviço estiver disponível.

Transferências Internacionais

Envie ou receba dinheiro do exterior com segurança. Somos registrados no Banco Central, o que garante a confiabilidade das nossas operações.

Seguro Viagem Internacional

Item obrigatório para quem vai para Europa. Faça uma simulação e compre em 6x no cartão. Temos planos para todos os continentes.

Chip Internacional de Celular

Saia do Brasil com pacote de dados e chamadas de voz. Chip internacional para Estados Unidos, Europa e mais.

MoneyGram

Envie e receba dinheiro do exterior em até 10 minutos e você nem precisa ter conta bancária.

Cheques Internacionais

Troque seus cheques internacionais em dólar, euro e outras moedas por reais.

| MAPA DO SITE | confidence cambio © - todos os direitos reservados - CNPJ: 04.913.129/0001-41 - CONFIDENCE CORRETORA DE CAMBIO S/A - Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 105, 5° andar, Torre 4, Edifício Berrini One. CEP: 04517-010 • São Paulo • SP • Brasil