Alerta Covid-19: dúvidas frequentes

1 Estrelas2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5.00/5 - 2 avaliações)
carregandoLoading...

4 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 24 Mar

4 min de leitura

Entramos em mais uma semana de incertezas causadas pela Covid-19. Novas informações – incluindo as tão conhecidas Fake News – não param de surgir por meio de todos os canais. Para te ajudar e te manter informado, compilamos algumas dúvidas importantes para seguirmos, juntos, na batalha contra a desinformação sobre o Coronavírus.

Já sabemos que a Covid-19 é uma doença que gera infecções respiratórias, causada pelo Coronavírus, Sars-Cov-2. Essa nova versão do vírus teve a primeira incidência identificada em 2002, quando ficou conhecida por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS, em inglês).

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a fonte primária da pandemia veio de um mercado de peixes e animais vivos, em Wuhan, na China.     

Como ocorre a transmissão?

O contato pessoal é o mais lembrado – aperto de mão, tosses, espirros, entre outros -, mas o contágio também pode ocorrer no contato com superfícies contaminadas, entrando em contato com olho, boca ou nariz. Além disso, a contaminação pode acontecer pelo ar.

Como posso me prevenir?

Lave bem as mãos, com água corrente e sabão – por pelo menos 20 segundos

Está longe de uma pia? Use álcool em gel 70%

Ainda não higienizou as mãos? Evite tocar nos olhos, boca e nariz

Cubra com o braço a boca e o nariz, quando for espirrar ou tossir

Mantenha os objetos mais usados, como o celular, limpos e higienizados diariamente

Está com frio? Coloque um casaco, mas opte por ficar em ambientes ventilados

Quais são os sintomas da Covid-19?

Muitas pessoas diagnosticadas com o vírus não apresentaram nenhum sintoma, por isso é tão importante estar atento às ações de prevenção. Mas sem pânico! Os sinais que se enquadram na doença são: dificuldade para respirar, tosse e febre de mais de 37,8°.

O que faço se estiver com eles?

Procure um médico apenas se os sintomas forem agudos ou se a febre alta persistir por mais de dois dias. Em caso de sinais leves, o mais recomendado é que fique em casa, em repouso. A Covid-19 é altamente contagiosa, se você for ao hospital com a imunidade baixa, mesmo que seja apenas uma gripe, você estará exposto a um risco muito alto de ser contaminado.

Como o tratamento contra a Covid-19 é feito?

Apesar de todo o alcance, a doença ainda é nova e está sendo estudada. Dessa forma, o tratamento recomendado pelos médicos é simples, repouso e consumo de bastante água.

Quanto tempo o vírus fica vivo nas superfícies?

Como mostraram os resultados de estudos feitos pelo Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos, o vírus é capaz de permanecer vivo por três dias tanto no ar, como em superfícies lisas de plástico e aço inoxidável. Mas é importante ressaltar, como na resposta anterior, que a doença ainda é nova e está sendo amplamente estudada.

Como devo lavar as minhas mãos?

  • Deixe a água da torneira correr pelas suas mãos
  • Use sabão com espuma
  • Esfregue as palmas das mãos
  • Esfregue também as costas das mãos com os dedos entrelaçados
  • Esfregue as unhas
  • Esfregue os pulsos

Atente-se para que toda a ação leve, em média, 20 segundos. Evite o desperdício de água!

Por que devo ter tanto cuidado com as minhas mãos?

As nossas mãos são a parte do corpo que tem mais contato com os objetos e outras pessoas. Além disso, é com a nossa mão que coçamos nossos olhos, nariz e boca, por exemplo. Dessa forma, as mãos se tornam um condutor eficiente de bactérias e infecções.

Quem faz parte do grupo de risco da Covid-19?

Pessoas com mais de 60 anos, que pela Lei já são consideradas idosos, pessoas com doenças crônicas (colesterol alto, hipertensão, osteoporose, mal de Parkinson, Alzheimer, diabetes, derrame cerebral, câncer, entre outras) ou respiratórias (asma, bronquite, enfisema, doença pulmonar obstrutiva (DPOC), rinite, sinusite, tuberculose, entre outras).

Estou preocupado com meus pais e avós, como posso ajudá-los?

Evite compartilhar copos ou talheres com eles

Ligue ou faça chamadas de vídeo, evite visitá-los

Peça para que evitem sair de casa. Se possível, você ou um amigo próximo pode fazer as compras ou ir à farmácia para eles

Se a saudade apertar, entre em contato mais vezes durante o dia para que não sintam tanto o isolamento, mas evite o contato físico!!

Lembrando: Se você tem um parente em situações adversas causadas pela Covid-19 – como é o caso daqueles que estão presos por conta de bloqueios de fronteiras, a Travelex Confidence reduziu as tarifas para o envio de dinheiro para o exterior, por meio do nosso site ou app.

Compartilhe esse post.

Fique por dentro

Preencha seus dados e receba as novidades da Confidence Câmbio

Está pensando em fazer um intercâmbio internacional?

Confira depoimentos de quem já foi e baixe o nosso e-book com dicas de planejamento financeiro e checklist de documentos para te ajudar a se organizar.

Está pensando em fazer um intercâmbio internacional?

Confira depoimentos de quem já foi e baixe o nosso e-book com dicas de planejamento financeiro e checklist de documentos para te ajudar a se organizar.

Aplicativo Confidence Câmbio

Pelo App você você recebe notificações quando o dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras estiverem em queda para aproveitar as melhores cotações. Além disso, com ele você pode comprar sua moeda estrangeira em espécie, recarregar seu cartão pré-pago internacional e fazer transferências internacionais.
Disponível nas lojas App Store e Google Play Store

Aplicativo Confidence Câmbio

Pelo App você você recebe notificações quando o dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras estiverem em queda para aproveitar as melhores cotações. Além disso, com ele você pode comprar sua moeda estrangeira em espécie, recarregar seu cartão pré-pago internacional e fazer transferências internacionais.
| MAPA DO SITE | confidence cambio © - todos os direitos reservados - CNPJ: 04.913.129/0001-41 - CONFIDENCE CORRETORA DE CAMBIO S/A - Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 105, 5º andar, Edifício Berrini One CEP: 04571-010 • São Paulo • SP • Brasil