Os benefícios de viajar para a saúde e para seu o bem-estar

Viagem
benefícios de viajar
Viagem

4 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 27/09/2019

Conhecer novos lugares, culturas diferentes, sair da rotina e dar uma pausa no ritmo estressante do dia a dia: uma viagem proporciona tudo isso, não é? Existem diversos benefícios de viajar, incluindo aspectos psicológicos e emocionais.
Depoimentos mostram que uma viagem pode ser, sim, uma forma de controlar a ansiedade e a depressão. Quando você consegue uma pausa e se afasta dos problemas de seu cotidiano, fica mais fácil lidar com conflitos e buscar o autoconhecimento. Além disso, a interrupção da rotina promove melhores noites de sono e melhora sua disposição.
Até as atividades físicas são intensificadas durante uma viagem, já que normalmente você passa boa parte do dia caminhando. Todos esses fatores contribuem para a melhoria de sua saúde mental. Quer saber mais? Continue a leitura de nosso post!

Entenda a necessidade de uma pausa no dia a dia

Em nosso dia a dia, frequentemente dormimos pouco ou com algum tipo de preocupação. O problema vem de um prazo a ser cumprido, a expectativa por uma reunião importante, o cuidado com a casa, o fato de que o filho precisa de atenção ou mesmo um relacionamento desgastado, entre outros.
O acúmulo de tais sensações gera sentimentos de frustração, por que o tempo nunca é suficiente para fazer tudo e ansiedade, uma vez que tentamos fazer cada vez mais. Quem nunca se cobrou por uma maior produtividade?
Nunca se discutiu tanto a chamada Síndrome de Burnout, ou síndrome do esgotamento profissional. A pressão por desempenho e o excesso de responsabilidade são os principais fatores que desencadeiam a doença. De acordo com dados da International Stress Management Association (ISMA), 32% dos brasileiros sofrem com a Síndrome.
Aliás, essa é uma das causas da depressão, que cresce de forma alarmante. De acordo com estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 12 milhões de brasileiros sofrem com a doença. Esse número é o equivalente a 5,8% da população do país, enquanto a média mundial está em 4,4%.
Em muitos casos, esses quadros evoluem para o suicídio. A situação é tão preocupante que é até alvo de campanhas de conscientização, como o Setembro Amarelo. A ação, que foi criada em 2015, tem o objetivo de divulgar informações sobre o suicídio e promover a conscientização das pessoas sobre a gravidade do tema.
A escolha do mês que dá nome à campanha foi em função ao Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, que é lembrado em 10 de setembro. No entanto, a importância de reconhecer os casos de depressão vale para todas as datas. No Brasil, de acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria, uma pessoa tira a própria vida a cada 40 segundos.
Ainda segundo dados da Associação Brasileira de Psiquiatria, o Brasil é o oitavo país com maior taxa de suicídios. Assim, para o Ministério da Saúde, a campanha é fundamental para que as pessoas identifiquem os sinais de alerta e consigam combater a evolução de doenças que comprometem a saúde mental.

Conheça os benefícios de viajar para a sua saúde

Claro que é preciso procurar por tratamento profissional e, muitas vezes, até com medicamentos. No entanto, antes que os sintomas evoluam para a depressão, uma pausa no dia a dia pode ser importante. Nesse contexto, viajar pode ser uma maneira de melhorar a saúde mental e reavaliar a importância dada a determinados aspectos de sua vida cotidiana.
O portal Catraca livre, inclusive, listou alguns benefícios de viajar, para a saúde física e mental. Confira:

  • boas experiências são geradas, que se tornam em ótimas lembranças;
  • muda a visão de mundo, o que aumenta a criatividade;
  • a pausa melhora a autoestima individual e contribui para aumentar a autoconfiança.
  • as mudanças de visão de si mesmos e do mundo podem gerar uma maior aceitação a mudanças;
  • sair da zona de conforto também eleva a capacidade de aprendizado;
  • o contato com diferentes pessoas e culturas faz com que a pessoa consiga lidar melhor com a timidez;
  • fugir da rotina, que muitas vezes se mostra estressante, faz com que a o viajante se desconecte de problemas e preocupações;

Além de todos esses benefícios, viajar aumenta a felicidade. Quem nunca ouviu que as despesas de viagem nos deixam mais ricos? Embora seja um clichê, é a pura verdade.
Não há dúvidas de que quem viaja pode retornar mais feliz, com uma bagagem de experiências, que têm o poder de promover uma melhoria na forma como enxergamos a vida e do nosso papel no mundo. Isso, como explicamos, promove vários benefícios, desde a redução do estresse até a maior disposição física.

Comece a planejar períodos de pausa em sua rotina

Depois de ler nosso artigo, com certeza você já entendeu a importância de fazer pausas em seu dia a dia. Planejar períodos de férias é fundamental para garantir seu bem-estar físico e mental. Há quem diga, até, que viajar melhora a imunidade, uma vez que ao visitar lugares diferentes, ficamos expostos a novos ambientes, o que ajuda a criar anticorpos.
Seja um passeio para uma cidade próxima, seja uma viagem internacional, a possibilidade de conhecer novos lugares e pontos turísticos, acordar em horários diferentes ou provar a culinária local, representam a oportunidade de experiências incríveis e enriquecedoras.
Até mesmo o planejamento do roteiro e organização das malas pode se transformar em uma atividade relaxante e prazerosa. Para pesquisar detalhes sobre o destino, é possível assistir vídeos, ler guias de viagem, participar de fóruns ou comunidades que forneçam detalhes sobre os locais que você irá visitar. Conversar com amigos e parentes que já tenham conhecido o local também pode ser uma boa pedida.
Dessa forma, indiretamente, você já começa a relaxar e combater as pressões de seu cotidiano. Se ainda não tem ideia de qual destino é mais interessante, a pesquisa também permite conhecer melhor as características de cada local, ajudando a identificar qual o estilo de viagem que você quer naquele momento. Busque os melhores países e cidades para viajar, que tipo de atração você considera mais interessante e quais as melhores épocas para visitar o local, por exemplo.
Gostou do nosso conteúdo? Então, compartilhe nosso post em suas redes sociais para que mais pessoas entendam a importância de uma pausa no cotidiano para a saúde física e mental!

Conheça nossos produtos e serviços:

Cartão pré-pago internacional

Com ele você fica livre da anuidade e das variações do câmbio. Recarregue e consulte o saldo ou extrato pelo Aplicativo.

Moedas em Espécie

Compre ou venda dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras. Retire em qualquer loja ou receba em casa quando o serviço estiver disponível.

Transferências Internacionais

Envie ou receba dinheiro do exterior com segurança. Somos registrados no Banco Central, o que garante a confiabilidade das nossas operações.

Seguro Viagem Internacional

Item obrigatório para quem vai para Europa. Faça uma simulação e compre em 6x no cartão. Temos planos para todos os continentes.

Chip Internacional de Celular

Saia do Brasil com pacote de dados e chamadas de voz. Chip internacional para Estados Unidos, Europa e mais.

MoneyGram

Envie e receba dinheiro do exterior em até 10 minutos e você nem precisa ter conta bancária.

Cheques Internacionais

Troque seus cheques internacionais em dólar, euro e outras moedas por reais.

| MAPA DO SITE | confidence cambio © - todos os direitos reservados - CNPJ: 04.913.129/0001-41 - CONFIDENCE CORRETORA DE CAMBIO S/A - Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 105, 5° andar, Torre 4, Edifício Berrini One. CEP: 04517-010 • São Paulo • SP • Brasil