Como começar 2021 financeiramente saudável: educação financeira para iniciantes (ou não)

Curiosidades
Educação financeira - desk
Curiosidades

4 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 3/12/2020

O que realmente importa quando o assunto é educação financeira? Controlar a saúde da sua conta bancária vai muito além de cortar os cafezinhos que você toma diariamente. Planejar as finanças para 2021 é uma equação ainda mais complexa: tivemos de aprender, com uma crise sem precedentes que ainda está em curso, a fazer ajustes importantes nas nossas finanças. A tarefa de ter um ano financeiramente saudável, agora, tem mais a ver com saber onde e quando você quer chegar e o que fazer para isso acontecer, levando em consideração os fatores atípicos a que 2020 nos sujeitou, certo?

Para começar, faz sentido colocar, literalmente, no papel (ou em uma tela, se preferir); talvez você já deva ter ouvido isso, mas poupar deve ser um hábito; (se já for o seu caso) assumir posições de investimento menos agressivas para se proteger de um período que, ao que tudo indica, será volátil. Colocar os pingos nos “is” da vida financeira é possível, basta um pouco de dedicação. Aqui, reunimos as dicas dos experts da Travelex Confidence, que podem fazer a diferença lá na frente.

1. Conheça seus objetivos financeiros

A primeira coisa a ter em mente ao começar a gerenciar seu dinheiro são os objetivos financeiros que você tem em mente. Nem todas as dicas do mundo podem ajudar quem não tem metas claramente definidas. Você tem dívidas para pagar? Gostaria de fazer uma viagem internacional dos sonhos? Quer comprar uma casa? Está planejando um destination wedding? O plano para um 2021 mais tranquilo passa necessariamente por aqui.

2. Leia sobre educação financeira o ano todo

Parece que você já está dando conta da primeira dica – afinal, você está aqui querendo saber mais sobre como começar 2021 com as finanças em dia. Ter informação é fundamental para gerenciar a vida financeira de maneira mais adequada, e isso vale por todo o ano. Ah, e esteja a par do que entra e do que sai. Lembre-se, o extrato bancário é seu amigo.

Tem cinco minutinhos de almoço antes de voltar a trabalhar? Corre, que dá tempo de ler uma matéria sobre os últimos acontecimentos no mercado financeiro ou receba o Resumo de Mercado do Travelex Bank no seu e-mail diariamente!

3. Programe-se para poupar porcentagens (e não valores)

Se você está alçando o primeiro voo em educação financeira, é prudente não dar um passo maior que a perna. Considere selecionar um número de apenas um dígito como porcentagem de economia para cada dia de pagamento. Só não esqueça de que essa reserva deve ser constante!

Muitas pessoas se concentram em valores, mas repare: prender-se a uma quantia fixa quando o tamanho do seu salário pode variar vai torná-lo refém da poupança e a nossa ideia aqui, não é essa. Em vez disso, reserve 5%, por exemplo, de cada holerite que você receber. Assim, você será mais capaz do que imagina de seguir o plano de economizar em 2021 a longo prazo. O que acha?

Ok, se preferir fixar uma quantia por dia, por semana ou por mês, lembre-se de levar em conta questões variáveis como o aumento ou diminuição do seu salário. O importante é você descobrir a maneira mais fácil de se adaptar!

4. Organize seu orçamento

Não, não é necessário ter bola de cristal para saber o que vem pela frente. Leitura sobre educação financeira em dia e recursos sendo poupados de pouco em pouco estão lhe empoderando.

Lembre-se de que alterações bruscas nas despesas mensais (como comprar uma casa, viajar para o exterior, alugar um apartamento, fazer uma reforma) pedem organização.

O objetivo do orçamento nem sempre é minimizar gastos; é simplesmente identificar de onde vem, para onde vai o dinheiro e até mesmo quando. Depois de fazer isso, você será capaz de rearranjar vários elementos de receita e de saída, controlando melhor o fluxo financeiro e, o melhor, sem passar aperto.

Tudo bem, essa tarefa é mais trabalhosa, mas não difícil! Vou resumir o que você precisa fazer:

– Saiba quais são suas necessidades e escolhas
– Quanto você tem no total
– Como gasta mensalmente

5. Pesquise soluções que te ajudem a poupar

Na Travelex Confidence, por exemplo, podemos te ajudar a se planejar para a próxima viagem internacional!

Aqui, você conta com o Câmbio Programado, um produto exclusivo que você escolhe o quanto – em reais – você quer comprar de moeda estrangeira mensalmente! Simples assim, você decide o valor que disponibilizará por mês para comprar dólar ou euro. Quer saber mais sobre o Câmbio Programado? Assista ao vídeo abaixo ou veja alguns outros textos que podem te ajudar, olha só!

Câmbio Programado como uma forma inovadora para comprar sua moeda internacional
Dica de planejamento para o seu intercâmbio
Formas de comprar a sua moeda estrangeira
Como conseguir dólar mais barato para a sua viagem internacional

#seplanejarélegalsim

Conheça nossos produtos e serviços:

Cartão pré-pago internacional

Com ele você fica livre da anuidade e das variações do câmbio. Recarregue e consulte o saldo ou extrato pelo Aplicativo.

Moedas em Espécie

Compre ou venda dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras. Retire em qualquer loja ou receba em casa quando o serviço estiver disponível.

Transferências Internacionais

Envie ou receba dinheiro do exterior com segurança. Somos registrados no Banco Central, o que garante a confiabilidade das nossas operações.

Seguro Viagem Internacional

Item obrigatório para quem vai para Europa. Faça uma simulação e compre em 6x no cartão. Temos planos para todos os continentes.

Chip Internacional de Celular

Saia do Brasil com pacote de dados e chamadas de voz. Chip internacional para Estados Unidos, Europa e mais.

MoneyGram

Envie e receba dinheiro do exterior em até 10 minutos e você nem precisa ter conta bancária.

Cheques Internacionais

Troque seus cheques internacionais em dólar, euro e outras moedas por reais.

| MAPA DO SITE | confidence cambio © - todos os direitos reservados - CNPJ: 04.913.129/0001-41 - CONFIDENCE CORRETORA DE CAMBIO S/A - Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 105, 5° andar, Torre 4, Edifício Berrini One. CEP: 04517-010 • São Paulo • SP • Brasil