Como escolher o melhor lugar para morar fora do Brasil

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
carregandoLoading...
Como escolher o melhor lugar para morar fora do Brasil

4 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 7 Mar 22

Carreira, estudos, experiência de vida, são vários os fatores que motivam uma mudança para o exterior. Uma vez que essa decisão é tomada, é importante saber como escolher o melhor lugar para morar fora. A seguir, você confere algumas dicas que vão te ajudar a decidir o país para morar e se juntar aos mais de 4,2 milhões de brasileiros que vivem no exterior.

Como escolher o melhor lugar para morar fora

A decisão de viver fora do País com certeza será uma das mais importantes da sua vida, por isso é essencial dedicar um tempo para avaliar os destinos que você tem em mente. Afinal, essa escolha terá impacto na sua experiência lá fora.

Por que você quer mudar?

Ter mente o motivo da sua mudança vai ajudar muito na hora decidir o melhor lugar para morar fora, influenciando, inclusive, a parte burocrática desse processo.

Se você busca por uma especialização profissional, talvez seja interessante investir em países com bons programas de mestrado e doutorado, por exemplo.

Leia também: Saiba planejar seu intercâmbio: gastos, custos e mais!

Agora, se você quer trabalhar no exterior, pensando na sua formação acadêmica ou área de experiência, vale a pena começar a procurar por oportunidades ainda no Brasil. Você pode iniciar a sua busca pelo Linkedin mesmo. Antes, lembre-se de atualizar o seu currículo e preparar uma versão, de preferência, no idioma do país que você está buscando a vaga (inglês, alemão, espanhol etc.).

Caso você esteja buscando por um país para passar uma temporada sabática, pesquisar sobre a qualidade de vida dos destinos que você tem em mente pode te ajudar a definir o melhor para você!

Você vai com a sua família?

Se você planeja morar no exterior com os seus filhos, é importante conhecer o sistema de ensino do país onde pretendem viver. Como funciona o ano letivo? Quais são os documentos necessários? Quais os requisitos para conseguir uma vaga em uma boa escola?

Em resumo, ter em mente o seu objetivo vai facilitar muito na hora de escolher o melhor lugar para morar fora.

Clima e temperatura

Você prefere frio ou calor? Sabe lidar bem com dias nublados e chuvosos ou prefere temperaturas mais elevadas? Quer poder ir à praia quando tiver um tempo livre ou conhecer montanhas?

Enquanto no Panamá as temperaturas costumam ser altas praticamente o ano todo, na Irlanda o clima é mais ameno e pode atingir graus negativos durante o inverno, por exemplo. Por isso, vale a pena fazer uma boa pesquisa sobre as questões climáticas do país que você tem em mente.

Dica de amigo: países de dimensões continentais, como os Estados Unidos, ou até mesmo a Espanha e a Alemanha, podem apresentar características bem diferentes, dependendo da região.

A Alemanha, por exemplo, faz parte do programa Working Holiday Visa, que é um visto especial para que você possa viajar e trabalhar pelo país.

Qualidade de vida

Na hora de escolher o melhor lugar para morar fora, vale a pena conferir o Índice para uma Vida Melhor, uma ferramenta interativa desenvolvida pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que permite acessar o desempenho de 40 países em relação a 11 quesitos que contribuem para uma vida melhor, como renda, moradia, educação e saúde. Saiba mais sobre esse assunto aqui: Afinal, quais são os melhores países para se viver?

Quais idiomas você fala?

Sem dúvida alguma, o idioma pode ser uma grande porta de entrada (ou uma barreira) quando se escolhe viver em outro país.

Pense no inglês e no espanhol como ponto de partida, mas é importante ter em mente o idioma e a cultura do país em que você deseja viver.

Você pode preferir países em que a primeira língua seja uma de seu conhecimento, como inglês, espanhol ou italiano, ou ousar e aprender do zero o idioma da sua pátria dos sonhos.

Dica de amigo: há vários aplicativos de ensino de idiomas com recursos liberados gratuitamente, como o Busuu e o Duolingo. Vale apostar ainda em podcasts, filmes, séries e músicas.

Documentos e burocracias

Na hora de escolher o melhor lugar para morar fora, há questões burocráticas que podem influenciar na sua escolha. Por exemplo, alguns países da América do Sul, como Chile e Argentina, permitem que você more por algum tempo sem precisar de visto. Já quem quer mudar para a Alemanha, pode emitir um visto de seis meses para busca de emprego pelo consulado, no Brasil, basta cumprir algumas exigências, como ter diploma universitário.

Fez uma lista de países que combinam com o que você busca? Então, entre em contato com o Consulado desses locais para que eles informem sobre a necessidade de visto e o que é preciso fazer para obtê-lo, conforme o motivo da sua viagem, essa é a orientação do Ministério das Relações Exteriores. No Portal Consular você encontra as Repartições Consulares do Brasil no mundo.

Comece a juntar dinheiro!

Se viajar para o exterior requer planejamento, imagine na hora de escolher o melhor lugar para morar fora. Para começar, pense no básico, como passagens aéreas, seguro viagem e documentação (da mesma forma que faria para viajar nas suas férias).

Depois, levante os gastos que você terá por lá e, se não tiver um emprego já garantido, o tempo que pode levar até conseguir isso. Com isso em mente, considere custos de aluguel (lembre-se do depósito de adiantamento e da taxa da imobiliária), despesas com o imóvel (água, luz, condomínio etc.), alimentação, emergências médicas (existem seguros de saúde internacionais) e transporte.

Fez as contas? Agora, some mais um pouco para imprevistos.

Por fim, pense nos seus momentos de lazer e quanto deve gastar nessas ocasiões (passeios, roupas, acessórios etc.). Feito isso, reserve mais um montante.

Dica de amigo: levante esses gastos de acordo com o país que tem em mente, uma vez que o custo de vida pode variar de região para região.

Se você ainda está bem no início do seu projeto internacional, uma boa opção para que os custos não te desmotivem, é comprar a moeda estrangeira aos poucos – sempre que a cotação cai, por exemplo. Assim, você cria o hábito de juntar o dinheiro e ainda garante uma boa negociação. Neste caso, foque em moedas fortes, como dólar e euro.

Conclusão

A decisão de mudar para outro país é desafiadora, por isso saber escolher o melhor lugar para morar fora é essencial. 

Com essas dicas, esperamos que você tenha mais segurança e tranquilidade para decidir o país para morar no exterior. Gostou e quer saber mais? Fique de olho aqui no Blog!

Compartilhe esse post.

Fique por dentro

Preencha seus dados e receba as novidades da Confidence Câmbio

    Está pensando em fazer um intercâmbio internacional?

    Confira depoimentos de quem já foi e baixe o nosso e-book com dicas de planejamento financeiro e checklist de documentos para te ajudar a se organizar.

    Está pensando em fazer um intercâmbio internacional?

    Confira depoimentos de quem já foi e baixe o nosso e-book com dicas de planejamento financeiro e checklist de documentos para te ajudar a se organizar.

    Aplicativo Confidence Câmbio

    Pelo App você você recebe notificações quando o dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras estiverem em queda para aproveitar as melhores cotações. Além disso, com ele você pode comprar sua moeda estrangeira em espécie, recarregar seu cartão pré-pago internacional e fazer transferências internacionais.
    Disponível nas lojas App Store e Google Play Store

    Aplicativo Confidence Câmbio

    Pelo App você você recebe notificações quando o dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras estiverem em queda para aproveitar as melhores cotações. Além disso, com ele você pode comprar sua moeda estrangeira em espécie, recarregar seu cartão pré-pago internacional e fazer transferências internacionais.
    | MAPA DO SITE | confidence cambio © - todos os direitos reservados - CNPJ: 04.913.129/0001-41 - CONFIDENCE CORRETORA DE CAMBIO S/A - Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 105, 5º andar, Edifício Berrini One CEP: 04571-010 • São Paulo • SP • Brasil