Conheça as Principais Moedas Latinas e suas curiosidades

Curiosidades
Conheça as Principais Moedas Latinas e suas curiosidades
Curiosidades

4 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 27/01/2022

A América Latina é uma divisão política e social composta por uma porção de países. Embora existam discordâncias sobre a lista completa, o maior consenso cita como parte a América do Sul, América Central e o México.

Com tantos países, a diversidade cultural é extensa no continente americano. O bloco esbanja diferentes línguas, etnias, costumes e, naturalmente, diferentes moedas.

Listamos as principais moedas latinas – novo sol peruano e pesos argentino, uruguaio, chileno, colombiano e mexicano – e curiosidades para que você aprenda mais sobre cada uma delas e seus respectivos países.

Novo sol, Peru

O Peru está entre os principais destinos turísticos da América Latina por todo o patrimônio cultural e histórico. Quem viaja ao país a fim de desbravar as ruínas incas ou qualquer outra cidade peruana precisa comprar o “novo sol do Peru”.

 – Aqui, inclusive, você encontra algumas dicas de passeios no Peru! –

O sol sempre foi considerado a principal divindade para os incas e foi o astro que inspirou o nome da moeda, que já se chamou Sol, Sol de ouro e Inti até 1991, quando em uma manobra para conter a inflação, o governo peruano deu a luz ao “novo sol”. Em 2015, o novo sol já tinha perdido a juventude e o país fez uma grande operação para que a moeda se chamasse apenas “Sol” novamente.

Apesar de pioneiro, o rei dos astros não é o único homenageado pelo dinheiro peruano – as belezas naturais e históricas do país também já estamparam as cédulas em séries comemorativas.

Peso argentino, Argentina

Abrindo o bloco dos “pesos”, a Argentina tem uma moeda razoavelmente jovem: o peso argentino é o dinheiro oficial do país há 30 anos. Os valores são próximos aos que estamos acostumados por aqui. São seis notas em papel –2, 10, 20, 50, 100 e 200 – e quatro tipos de moedas metálicas –5, 10, 25 e 50 centavos. Mas essa não é a única semelhança do dinheiro vizinho com o nosso. Você sabia que o país já teve uma moeda chamada “Real Argentino”? Foi só em 1881 que surgiram os primeiros pesos e a Argentina os consolidou como moeda nacional.

As movimentações políticas estão intimamente ligadas à moeda, e têm sido tempos difíceis para os argentinos. Em 2021, o peso argentino sofreu a maior desvalorização de sua história.

– Se você quiser algumas dicas sobre o que fazer na Argentina, nós separamos algumas para você. Veja só! –

Peso uruguaio, Uruguai

Uma tradição uruguaia é estampar os seus pesos com figuras que fizeram história no país. A cédula de $ 200 pesos uruguaios, por exemplo, é ilustrada com o rosto de Pedro Fabini, renomado pintor uruguaio; já na de $ 1000, a homenageada é a poeta Juana de Ibarborou – único rosto feminino dentre as notas em circulação. Os dois valores dividem a economia com mais cinco notas: $ 2000, $ 500, $ 100, $ 50, $ 20.

As moedas metálicas são mais restritas quanto aos valores, mas não quanto aos formatos. Há quatro valores – 1, 2, 5 e 10 pesos uruguaios– divididos em quase 20 estampas. Um chamariz para os apaixonados por moedas colecionáveis, heim?

– No Uruguai, você poderá conhecer um dos novos patrimônios da humanidade, eleitos pela Unesco no ano passado! –

Peso colombiano, Colômbia

Essa é uma das moedas mais antigas da América Latina. O peso colombiano é a moeda oficial da Colômbia desde 1810, mas esses dois séculos de vida não são sinônimos de estar fora de moda. Em 2016, as notas e moedas foram remodeladas para dificultar a falsificação e ganharem uma cara mais moderna.

O dinheiro colombiano pode causar estranheza aos brasileiros porque a medida usada é a milhar, ou seja, de mil em mil. Estão em circulação as notas de 2, 5, 10, 20, 50 e 100 mil pesos; já as moedas têm valores bem menores, 50, 100, 200 e 500 pesos e, por fim, a mais alta, de 1000 pesos.

Aqui, você encontrará algumas dicas de lugares para visitar na Colômbia –

Peso chileno, Chile

Assim como na Colômbia, os pesos chilenos também têm a casa milhar como base. As cores vivas e o formato grande das cinco notas existentes –1, 2, 5, 10 e 20 mil pesos– também chamam a atenção. Mas nem sempre foi assim. O processo de modernização das notas, em circulação há mais de 30 anos, só começou em 2006 e levou 5 anos para ser concluído.

As moedas metálicas têm a mesma pompa. São sete valores, com formatos e cores distintos. Tem bronze, ouro, prata e até moedas com a forma de um polígono de oito lados, o octógono.

Separamos aqui, algumas dicas de passeios gratuitos para você fazer no Chile! –

Peso mexicano, México

Nossa última da lista é o peso mexicano, outra anciã das moedas das Américas e existente desde 1863. São seis notas e nove moedas diferentes. No México, as diferentes gerações de moedas são separadas em ordem alfabética; e a mais recente delas é a Família G.

Uma curiosidade sobre o peso mexicano é que é a terceira moeda mais negociada nas Américas, ficando atrás apenas dos dólares canadense e americano.

– Já falamos por aqui sobre as opções de destinos para quem quer fazer intercâmbio para treinar o espanhol e, claro, o México está entre os principais destinos. Dá uma olhada! –

Como conseguir o melhor câmbio para viagens internacionais?

Para uma viagem bem-sucedida, mais que conhecer a moeda do país de destino, é fundamental garantir que você está negociando com quem pode oferecer segurança e as melhores taxas.

Em todos os países da lista, você pode levar moedas nacionais ou dólares americanos. Com a Travelex Confidence, esse processo é bem fácil e seguro: basta visitar qualquer uma das lojas espalhadas pelo Brasil ou entrar em contato por chat, e-mail ou telefone.

Além disso, dá para acompanhar a cotação em tempo real acessando a Loja Online ou App. Quando o câmbio estiver favorável, é só fazer a sua operação.

Tem mais: é possível pedir online e retirar em qualquer loja ou então agendar uma data e receber o pedido via Delivery onde você estiver (mas esse serviço está sujeito a cobrança de tarifa e

disponibilidade na sua região, ok?).

Fontes: UOL, Veja, Banco Central de la Republica Argentina, Banco Central del Uruguay, Banco de la Republica – Colombia, Banco Central Chile e Banco de Mexico.

Conheça nossos produtos e serviços:

Cartão pré-pago internacional

Com ele você fica livre da anuidade e das variações do câmbio. Recarregue e consulte o saldo ou extrato pelo Aplicativo.

Moedas em Espécie

Compre ou venda dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras. Retire em qualquer loja ou receba em casa quando o serviço estiver disponível.

Transferências Internacionais

Envie ou receba dinheiro do exterior com segurança. Somos registrados no Banco Central, o que garante a confiabilidade das nossas operações.

Seguro Viagem Internacional

Item obrigatório para quem vai para Europa. Faça uma simulação e compre em 6x no cartão. Temos planos para todos os continentes.

Chip Internacional de Celular

Saia do Brasil com pacote de dados e chamadas de voz. Chip internacional para Estados Unidos, Europa e mais.

MoneyGram

Envie e receba dinheiro do exterior em até 10 minutos e você nem precisa ter conta bancária.

Cheques Internacionais

Troque seus cheques internacionais em dólar, euro e outras moedas por reais.

| MAPA DO SITE | confidence cambio © - todos os direitos reservados - CNPJ: 04.913.129/0001-41 - CONFIDENCE CORRETORA DE CAMBIO S/A - Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 105, 5° andar, Torre 4, Edifício Berrini One. CEP: 04517-010 • São Paulo • SP • Brasil