Intercâmbio nos Estados Unidos: 5 dicas para você se planejar

Intercâmbio
intercâmbio eua
Intercâmbio

4 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 13/08/2019

Viver o sonho americano é o desejo de muitos jovens e adultos ao redor do mundo. No Brasil, essa idealização se tornou realidade para muitos, ultrapassando o número de 302 mil estudantes no ano passado. Você também tem essa idealização? Pois saiba que um dos principais meios para tornar esse objetivo em realidade é fazer um intercâmbio nos Estados Unidos.
É claro que, como qualquer outra grande conquista, é preciso começar com pesquisa e planejamento. Por isso que, neste artigo, vamos te mostrar as 5 melhores dicas para se preparar de todas as formas para algumas semanas ou meses em solo americano. Quer entender tudo, do visto às finanças? Então continue a leitura!

Quais são as informações básicas que você precisa saber?

Pode ser que, para você, o país dispense apresentações, mas é sempre bom pontuar algumas informações que todos devem saber antes de um intercâmbio nos Estados Unidos.
A língua oficial é o inglês americano e esse é um dos principais motivos que levam tantas pessoas a buscarem uma experiência lá. Afinal, sabemos o quanto o conhecimento em inglês é relevante para os estudos, mercado de trabalho e outras vivências internacionais.
O dólar americano é a moeda oficial, portanto, você vai precisar fazer o câmbio para realizar compras e pagamentos em sua viagem. No site da Travelex Confidence, você consegue fazer essa conta em segundos! Com o conversor de moedas online, você pode calcular do dólar para real, como o contrário. Além disso, aqui você também acompanha o valor do dólar hoje!
Outro fator importante é o visto que você vai solicitar para entrar no país. Esse processo burocrático merece sua atenção e vai depender do seu objetivo como intercambista.

Como se planejar para um intercâmbio nos Estados Unidos?

Deixar para trás a rotina e atravessar o continente para viver uma experiência de intercâmbio é um grande passo para qualquer pessoa e, por isso, exige um planejamento consistente.
Basta pensar que, quanto mais sólido for seu planejamento e quanto mais informações você tiver, maiores são as chances de aproveitamento total da sua viagem. Que tal começar esse processo agora mesmo? Veja as 5 dicas que separamos para você.

1. Entenda seu perfil de intercambista

Se engana quem pensa que todo mundo que faz intercâmbio tem o mesmo perfil. A verdade é que além dos objetivos serem os mais variados, o comportamento adotado também é sempre diverso.
Durante um intercâmbio nos Estados Unidos, você pode ser a pessoa que gosta de se aventurar e conhecer lugares sem um roteiro certo ou aquela que já vai com todos os passos programados.
Também tem a pessoa que aproveita o intercâmbio para fazer compras e ir a restaurantes famosos, já em outros casos, o perfil mochileiro gosta das experiências do dia a dia local e não se importa de explorar a cultura e comida da rua.
Você já sabe qual é seu perfil de intercambista? Ele pode definir seu orçamento, o tempo de estadia e o que você buscará quando chegar à cidade escolhida.

2. Defina seu objetivo

O objetivo da sua viagem também é algo importante a pensar quando falamos de planejamento. Você pode ter isso claro na sua mente, mas, caso não tenha, comece a se perguntar sua maior motivação para fazer um intercâmbio nos EUA. Pode ser:

  • aprender ou aprimorar seu inglês;
  • conhecer um dos países mais ricos e influentes do mundo;
  • conhecer pessoas novas;
  • viver uma aventura e ganhar independência;
  • fazer um curso profissionalizante;
  • ter um período sabático, longe do trabalho e da rotina.

E aí, com qual desses tópicos você mais se identificou? Seu objetivo vai ter uma relação direta com o tipo de visto que você vai buscar, o quanto de dinheiro vai precisar e até mesmo para qual cidade você vai.

3. Descubra qual cidade é a melhor para você

Por falar em cidade, não são poucas as opções de destino em um intercâmbio nos Estados Unidos. Afinal, o país tem 50 estados, cenários dos mais diversos e cidades que podem ir do interior à megalópole.
Para começar sua pesquisa, veja algumas cidades mais procuradas por estudantes, de acordo com o site especializado em viagens, Quero Viajar Mais:

  • Boston;
  • New York;
  • San Francisco;
  • Chicago;
  • Los Angeles;
  • Washington DC;
  • San Diego;
  • Miami.

Depois de conhecer um pouco dessas cidades, pense o que você busca como destino ideal e coloque na balança o custo de vida de onde você quer ficar. Cidades mais badaladas, como New York, por exemplo, vão exigir um investimento financeiro maior.

4. Entenda o processo de visto

Dar entrada no seu visto para intercâmbio é um dos passos mais importantes do seu planejamento. Ele vai garantir que você entre e permaneça legal nos Estados Unidos durante sua viagem, evitando qualquer problema.
O melhor a fazer é sempre procurar fontes seguras de informação, como o site do consulado americano no Brasil. Você também pode contratar uma agência para intermediar seu intercâmbio, existem várias que podem te ajudar com esse processo.

5. Se planeje financeiramente

Chegamos a um dos pontos fundamentais do planejamento de um intercâmbio nos Estados Unidos: as finanças!
Depois de entender o tipo de viagem que você quer fazer, o tempo de permanência, a cidade ideal para os seus objetivos e seu perfil de viajante, você terá uma média dos recursos necessários para tornar o seu sonho realidade.
Se você ainda não tem todo o valor, chegou a hora de poupar. Crie metas, busque novas formas de ganhar dinheiro e corte gastos desnecessários.

Como se planejar para comprar dólares?

Quando você tiver o dinheiro necessário para seu intercâmbio nos Estados Unidos, vai querer comprar dólares para usar em sua viagem, certo? Você pode estar se perguntando qual é a melhor maneira de fazer isso.
Um caminho que traz tranquilidade e segurança para o intercambista é o uso de um cartão pré-pago internacional. Em vez de se preocupar com a troca e o transporte da moeda física, o cartão pré-pago garante que seus recursos estarão seguros e prontos para uso em qualquer situação durante sua vivência no exterior.
Essa modalidade financeira ainda pode te ajudar em seu planejamento. Você se programar e guardar dinheiro e recarregar seu cartão com o tempo, usando a organização a seu favor.
Depois de tantas dicas, esperamos que seu planejamento para um intercâmbio nos Estados Unidos fique impecável! Estude bem as possibilidades e aplique todas as dicas com organização e inteligência. Desejamos uma boa viagem e uma experiência inesquecível.
Se você quer continuar lendo mais artigos sobre viagens, planejamento e câmbio, é só assinar nossa newsletter! Enviaremos mais conteúdo de qualidade para o seu e-mail.

Conheça nossos produtos e serviços:

Cartão pré-pago internacional

Com ele você fica livre da anuidade e das variações do câmbio. Recarregue e consulte o saldo ou extrato pelo Aplicativo.

Moedas em Espécie

Compre ou venda dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras. Retire em qualquer loja ou receba em casa quando o serviço estiver disponível.

Transferências Internacionais

Envie ou receba dinheiro do exterior com segurança. Somos registrados no Banco Central, o que garante a confiabilidade das nossas operações.

Seguro Viagem Internacional

Item obrigatório para quem vai para Europa. Faça uma simulação e compre em 6x no cartão. Temos planos para todos os continentes.

Chip Internacional de Celular

Saia do Brasil com pacote de dados e chamadas de voz. Chip internacional para Estados Unidos, Europa e mais.

MoneyGram

Envie e receba dinheiro do exterior em até 10 minutos e você nem precisa ter conta bancária.

Cheques Internacionais

Troque seus cheques internacionais em dólar, euro e outras moedas por reais.

| MAPA DO SITE | confidence cambio © - todos os direitos reservados - CNPJ: 04.913.129/0001-41 - CONFIDENCE CORRETORA DE CAMBIO S/A - Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 105, 5° andar, Torre 4, Edifício Berrini One. CEP: 04517-010 • São Paulo • SP • Brasil