Onde mergulhar com tubarões? Veja 5 destinos imperdíveis

Viagem
Onde mergulhar com tubarões? Veja 5 destinos imperdíveis
Viagem

3 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 23/03/2022

Quer aventura nas suas próximas férias? Então, considere visitar um paraíso natural e mergulhar com tubarões!

As pessoas costumam acreditar que tubarões são as criaturas mais mortais do universo marinho, verdadeiras máquinas devoradoras de humanos. E a realidade não poderia estar mais distante – a esmagadora maioria sequer se interessa pela nossa espécie. Muitas vezes, propositalmente, até nos evitam. Entretanto, podemos afirmar com 100% de convicção que esses animais em seu habitat natural exercem um fascínio que motiva muita gente a arrumar as malas e viajar.  Ficou curioso(a)? Então, mergulhe nessa lista de destinos para mergulhar com tubarões ou, pelo menos, vê-los de pertinho (ou apenas avistá-los de uma distância completamente segura, do barco).

Um pouquinho sobre tubarões

Os cientistas acreditam que os tubarões surgiram há cerca de 200 milhões de anos, quando a Terra ainda era habitada pelos dinossauros. Altamente adaptados, eles são encontrados em todos os oceanos e, apesar de serem implacáveis predadores, também têm pontos fracos. A maioria das espécies, por exemplo, não pode parar de nadar, sob o risco de afundar e, eventualmente, morrer.

Aliás, é importante dizer: algumas populações de tubarões sofreram uma redução de 70% desde 1970, segundo um estudo publicado recentemente na revista científica Nature. Nesse ritmo, muitas das espécies podem desaparecer completamente em uma ou duas décadas, alertam os autores da pesquisa. Por outro lado, onde o turismo com esses animais é praticado com responsabilidade, pode até ajudar a salvá-los.

Embora cada uma das quase 500 espécies diferentes de tubarões seja única à sua maneira, é possível interagir com boa parte delas, algo bastante animador para quem espera cair na água e nadar em ótima companhia.

1. Mergulhar com tubarões em Gansbaai, África do Sul

Conhecida como a capital mundial do tubarão-branco, essa cidade sul-africana é um dos melhores lugares do mundo para se aproximar dos animais e oferece uma experiência verdadeiramente emocionante: o mergulho em gaiola, a única maneira de ver a espécie com segurança.

Ao programar o passeio, é importante escolher um operador responsável. A White Shark Projects, organização que atua em Gansbaai e se dedica à conservação do predador, traz uma jornada em que, além de poder admirar os tubarões, você aprende sobre os tipos e iniciativas para ajudar na conservação da espécie.

Veja também outros motivos para planejar uma viagem para a África do Sul.

2. Galápagos

Com uma diversidade única de vida selvagem, um mergulho nas águas de Galápagos oferece a chance de encontrar várias espécies de tubarões, incluindo os incríveis tubarões-martelo. Para encarar esse animal icônico, dirija-se à reserva Marinha de Galápagos. De acordo com o Galapagos Conservation Trust, os tubarões-martelo se reúnem às centenas por lá, um dos poucos lugares na Terra onde fazem isso. O espetáculo é de se lembrar por toda a vida.

3. Isla Guadalupe e Isla Mujeres, no México

De acordo com a Travel Nation, a Isla Guadalupe tornou-se um dos principais pontos de observação para os entusiastas dos tubarões. Visibilidade subaquática cristalina e temperaturas quentes da água fazem do destino um local de mergulho especialmente convidativo.

Também no México, a Isla Mujeres é lar de uma das maiores agregações de tubarões-baleia do mundo (você pode ver 100 deles em um dia!).

4. Mergulhar com tubarões em Montauk, nos Estados Unidos

Sim, o Oceano Atlântico também abriga várias espécies de tubarões. Talvez não seja o local mais popular para nadar com essas intrigantes criaturas marinhas, mas um mergulho na costa de Montauk em Long Island, Nova York, oferece a chance de ver tubarões de perto, como a espécie do tubarão-mako (que pode chegar até 4,3 m de comprimento), o debulhador (que atinge os 3 m), e o azul (outro gigante de 4 m).

5. Isle of Man e Cornualha, Reino Unido

De acordo com a Marine Conservation Society, uma instituição britânica que luta por um oceano mais limpo, os tubarões-elefante “nos meses de verão, quando é mais provável que os vejamos, se movem lentamente na superfície do mar, alimentando-se de plâncton. Isso dá a impressão de que eles estão se aquecendo ao sol.” Graças ao trabalho da organização, esses animais agora estão protegidos nas águas do Reino Unido. Entre os meses de abril e outubro, é possível participar de um dos muitos passeios de barco para ver tubarões de perto no sudoeste da Cornualha, ao redor da Ilha de Man ou ao longo da costa oeste da Escócia.

Veja também: Libra Esterlina –  saiba mais sobre o dinheiro do Reino Unido

Vai viajar? Fique de olho para conseguir o melhor câmbio!

Viajantes precisam ter dinheiro na moeda corrente do país de destino para poderem aproveitar ao máximo cada pedacinho da jornada, mas isso não é tudo. A Travelex Confidence, por sua vez, te ajuda a comprar dólares, euros, muitas outras moedas estrangeiras e diversos serviços e produtos em câmbio, de um jeito prático e econômico.

Fique por aqui!

Se você gostou deste artigo, vai gostar de ler:

Fontes: National Geographic Brasil, Superinteressante

Conheça nossos produtos e serviços:

Cartão pré-pago internacional

Com ele você fica livre da anuidade e das variações do câmbio. Recarregue e consulte o saldo ou extrato pelo Aplicativo.

Moedas em Espécie

Compre ou venda dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras. Retire em qualquer loja ou receba em casa quando o serviço estiver disponível.

Transferências Internacionais

Envie ou receba dinheiro do exterior com segurança. Somos registrados no Banco Central, o que garante a confiabilidade das nossas operações.

Seguro Viagem Internacional

Item obrigatório para quem vai para Europa. Faça uma simulação e compre em 6x no cartão. Temos planos para todos os continentes.

Chip Internacional de Celular

Saia do Brasil com pacote de dados e chamadas de voz. Chip internacional para Estados Unidos, Europa e mais.

MoneyGram

Envie e receba dinheiro do exterior em até 10 minutos e você nem precisa ter conta bancária.

Cheques Internacionais

Troque seus cheques internacionais em dólar, euro e outras moedas por reais.

| MAPA DO SITE | confidence cambio © - todos os direitos reservados - CNPJ: 04.913.129/0001-41 - CONFIDENCE CORRETORA DE CAMBIO S/A - Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 105, 5° andar, Torre 4, Edifício Berrini One. CEP: 04517-010 • São Paulo • SP • Brasil