Melhores investimentos para 2020: o que esperar do mercado?

Negócios
melhores investimentos
Negócios

4 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 24/02/2020

Com o chegar de um novo ano, surgem novas perspectivas. Entre elas, o planejamento de metas e objetivos.

A organização financeira, por exemplo, é uma que costuma demandar mais energia. No entanto, se devidamente administrada, pode trazer bons resultados. Falamos aqui, não só conter os gastos, mas também sobre pensar em melhores investimentos para o seu dinheiro, a fim de aumentar a sua renda.

Nesse contexto, com o início de 2020, as recomendações de aplicações começam a surgir. Ficar atento às dicas é uma oportunidade para fazer boas escolhas. Por isso, aqui, separamos as principais sugestões para 2020, de acordo com alguns resultados de 2019. Confira!

Quais são os melhores investimentos de renda fixa para 2020?

Antes de apresentarmos as opções, é preciso deixar claro que, com as recentes mudanças na economia, as vantagens em relação a investir em aplicações com essas características não são mais tantas.

A principal alteração — e que afeta diretamente esse tipo de investimento — é a queda da taxa básica de juros, a Selic. Ela está (enquanto este texto foi escrito) em 4,9%. As especulações ainda são muitas, mas, para os especialistas, a perspectiva é de que chegue a 3,5%.

Portanto, é preciso repensar bem as escolhas, tentar diversificar e realizar outros tipos de aplicações — como renda variável. Contudo, a médio e longo prazos, a renda fixa ainda tem opções interessantes. Veja quais são na sequência!

Tesouro Direto

Os títulos públicos disponibilizados pelo governo, apesar da redução da taxa de juros, ainda podem ser boas opções para uma reserva de emergência. Há títulos que rendem de 2% a 3% acima da inflação e podem funcionar para quem não está esperando grandes rendimentos. O Tesouro Selic, por exemplo, é uma boa alternativa, já que tem liquidez (possibilidade de resgate rápido) e não há tanta incidência de IR.

Além disso, essa opção continua sendo melhor que a poupança, cuja rentabilidade da taxa básica de juros é de 70%, rendendo 3,15% ao ano. Enquanto o Tesouro Selic, no mesmo prazo, pode render 3,35%, incluindo todos os descontos (tarifa de custódia e imposto).

Fundos de renda fixa

Composto de diferentes ativos de renda fixa, é possível encontrar tanto títulos públicos quanto privados nessa modalidade de fundo. Para tanto, a recomendação é procurar aqueles em que parte da carteira é de crédito privado, com Certificado de Depósito Bancário (CDB) ou debêntures incentivadas.

Por conter ativos privados, eles tendem a oferecer uma rentabilidade maior no longo prazo. Além disso, no caso de debêntures, vale lembrar que são isentos de Imposto de Renda.

CDB

Os CDBs (Certificados de Depósitos Bancários) são títulos de dívida vendidos pelos bancos, que disponibilizam esses títulos para captar recursos e cobrir suas operações. Em troca, oferecem dinheiro investido acrescido de juros.

De maneira geral, eles também não estão trazendo um bom retorno, já que muitos acompanham a CDI (Certificado de Depósito Interbancário), que sempre segue a Selic. Porém, títulos vendidos por bancos de médio e pequeno portes oferecem oportunidades que passam a inflação, o que costuma ser uma boa opção para quem está procurando renda fixa.

Quais são os melhores investimentos em renda variável para 2020?

Com a queda da Selic, o mercado de renda variável se torna uma opção mais atrativa. Nesse quesito, destacamos 2 tipos de investimentos que prometem ter uma boa perspectiva para este ano!

Fundos imobiliários

Vinculados ao setor de imóveis, esses investimentos surgem como uma forma vantajosa de aplicar nessa área sem, exatamente, ter um condomínio físico. O investidor recebe pelos aluguéis de acordo com a quantidade de cotas e, ainda, tem a segurança de um gestor administrando a aplicação. Isso pode facilitar bastante a vida de quem não tem tempo, nem conhecimento suficiente para gerenciar aplicações.

Esse é um investimento que tem crescido em popularidade nos últimos anos, de acordo com informações da Infomoney, esta categoria ganhou 427 mil novos investidores só no ano passado. Um dos pontos positivos é que seus proventos são mensais e, dependendo da quantidade de cotas que o investidor tem, podem gerar uma boa renda passiva.

Um fator importante que pode ter determinado esse aumento no investimento em Fundos Imobiliários foi a queda de juros, que acaba gerando mais vantagens para o crédito imobiliário. Só em 2019, de acordo com o Valor, o índice dos principais fundos registrou uma alta de 25%.

Ações

Outro tipo de investimento que ganha com a queda de juros é a ação. Apesar de o país não ter crescido como o esperado pelos analistas, a estimativa é de que, neste ano, a economia melhore. Vale a pena ficar de olho nos setores ligados ao consumo, por exemplo, serviços, varejo e bancos.

São categorias que dependem dos ciclos da economia. 2019, por exemplo, até trouxe resultados interessantes, em matéria divulgada pela Folha de São Paulo, a Via Varejo, tiveram uma alta de 33% em relação a 23% da Ibovespa. Mas a expectativa é de que nos próximos meses realmente mostrem todo o seu potencial.

De acordo com especialistas ouvidos pela Infomoney, um destaque é o varejo. Empresas como Magazine Luiza e Lojas Renner tiveram um crescimento de receita e lucro bastante expressivos e não têm muitas dívidas. Também, é interessante voltar sua atenção para varejistas de eletrônicos, que tiveram um crescimento acima da média para o setor de uma forma geral, chegando a ampliar 5% em 2019 segundo a Revista Varejo Brasil.

Para a proteção, investimentos em empresas que trabalham no cenário internacional podem ser boas apostas, especialmente aquelas ligadas a moedas fortes, como o dólar. Porém, elas não devem fazer parte de uma parcela muito expressiva da carteira, principalmente se exportam para locais com turbulências políticas, como é o caso da América Latina. 

Investimentos internacionais

É preciso saber que, para acessar investimentos internacionais, como ações, o interessado pode obter BDRs (recibos de papéis estrangeiros) ou ter uma conta em uma corretora internacional.

Caso escolha a segunda alternativa, existem fundos de índice como o S&P 500 ,que acompanham o desempenho de empresas. Para quem não tem tanto tempo de estudar sobre as companhias internacionais, eles podem gerar boas oportunidades.

Durante a leitura, você pôde ver quais são as opções de investimentos que prometem trazer bons rendimentos em 2020, de acordo com analistas. Apesar de a taxa de juros estar em seu menor patamar e não ter previsão de aumento, algumas aplicações de renda fixa como Tesouro Selic, Fundos de Renda Fixa e CDB podem funcionar melhor que a poupança — principalmente a primeira opção, se o objetivo é ter uma reserva de emergência.

De qualquer maneira, a tendência é que os investimentos de renda variável tenham um desempenho mais positivo neste ano. Não se esqueça de sempre se informar e analisar o mercado (neste caso, nossa página do LinkedIn pode te ajudar) antes de fazer sua escolha, inclusive para investir no exterior.

Gostou do nosso texto sobre os melhores investimentos de 2020? Então, não se esqueça de assinar a nossa newsletter para receber mais conteúdos como este!

Conheça nossos produtos e serviços:

Cartão pré-pago internacional

Com ele você fica livre da anuidade e das variações do câmbio. Recarregue e consulte o saldo ou extrato pelo Aplicativo.

Moedas em Espécie

Compre ou venda dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras. Retire em qualquer loja ou receba em casa quando o serviço estiver disponível.

Transferências Internacionais

Envie ou receba dinheiro do exterior com segurança. Somos registrados no Banco Central, o que garante a confiabilidade das nossas operações.

Seguro Viagem Internacional

Item obrigatório para quem vai para Europa. Faça uma simulação e compre em 6x no cartão. Temos planos para todos os continentes.

Chip Internacional de Celular

Saia do Brasil com pacote de dados e chamadas de voz. Chip internacional para Estados Unidos, Europa e mais.

MoneyGram

Envie e receba dinheiro do exterior em até 10 minutos e você nem precisa ter conta bancária.

Cheques Internacionais

Troque seus cheques internacionais em dólar, euro e outras moedas por reais.

| MAPA DO SITE | confidence cambio © - todos os direitos reservados - CNPJ: 04.913.129/0001-41 - CONFIDENCE CORRETORA DE CAMBIO S/A - Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 105, 5° andar, Torre 4, Edifício Berrini One. CEP: 04517-010 • São Paulo • SP • Brasil