Viajar sozinho: vantagens, desvantagens e os melhores destinos

Viagem
viajar sozinho
Viagem

3 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 9/12/2019

Você já pensou em viajar sozinho? Ano que vem, 2020, terá nove feriados prolongados. Talvez você encontre a oportunidade perfeita em algum deles. Veja o levantamento que o Estadão fez e já se programe.

O conceito de viajar sozinho pode parecer assustador para muitas pessoas. A ideia de estar em uma região em que não se conhece ninguém e, em muitos casos, onde nem se fala a sua língua nativa, são só alguns dos motivos. Claro que não são todas as pessoas, mas para algumas, a ideia de estar só é o que pode fazer a viagem ficar ainda melhor.  

Ainda mais que nos últimos tempos, a possibilidade de fazer viagens mudou muito. Hoje em dia há diversas empresas que oferecem hospedagens, inclusive, facilitam o acesso a passagens. De modo que viajar sozinho não é tão complicado se você se planejar.  

Porém, para os que pretendem viajar sozinhos, neste texto, separamos as vantagens e desvantagens e alguns dos lugares mais procurados.

Quais são as vantagens de viajar sozinho?

De acordo com um estudo de 2018 feito em diversos países, como o Brasil, Reino Unido e China, cerca de 60% do público feminino já viajaram sozinhas. Abaixo, você vai encontrar os principais benefícios listados pela pesquisa.

Mais liberdade

A verdade é que quando se viaja com alguém, você está sujeito aos gostos da pessoa também. Nem sempre o acompanhante optará por fazer as mesmas coisas que você, ou estará com vontade de sair todos os dias, por exemplo. 

Isso mostra como viajar sozinho pode te fornecer liberdade, já que você terá total liberdade para montar o seu itinerário. Se quiser ficar no hotel o dia inteiro ou se quiser sair, você vai ter total liberdade para decidir. 

Mais autoconhecimento

Passar algum tempo sozinho é uma oportunidade de refletir sobre sua vida e quem você é. Além disso, a quantidade de experiências que passará e como será obrigado a ser totalmente responsável por você, faz com que descubra novos lados da sua personalidade. Principalmente, à medida que passa por situações novas, inclusive, ao conhecer outras pessoas.

Quais são as desvantagens?

Como nem tudo são flores, viajar sozinho pode trazer algumas desvantagens. Vamos conhecer quais são. 

Se sentir só

Ter muita liberdade não significa que em alguns momentos você, possivelmente, não se sentirá só. Mesmo que hoje há redes sociais, você, ainda assim, não terá alguém para dividir as experiências durante a viagem. Para algumas pessoas isso pode ser um problema a ser considerado.

Não ter amparo em caso de problemas

Se você ficar doente, ou, passar por qualquer outro perrengue, por exemplo, não terá ninguém para te acudir.

Quais são os melhores destinos para quem vai viajar sozinho?

De fato, há muitos lugares que podem ser o destino de quem quer viajar sozinho. Aqui, selecionamos 5 locais para quem tem esse objetivo. Confira!

Paris, França

Também conhecida como Cidade Luz, talvez a França seja um dos destinos turísticos mais românticos e que as pessoas mais sonham em visitar.

Um dos pontos turísticos mais famosos do mundo, conhecido não só pela sua sofisticação, como também, pela gastronomia e lugares históricos, proporcionando o visitante muitas experiências. 

New York, Estados Unidos

Como os Estados Unidos possuem vários destinos para viagem, talvez a melhor opção seja conhecer uma das metrópoles mais conhecidas do mundo, New York. O visitante pode ter certeza que não sentirá tédio nessa cidade.

O viajante terá ao seu dispor a diversidade que a cidade proporciona, com diferentes restaurantes, museus e até poder ver musicais na Broadway. Se preferir pode pegar o metrô e conhecer outros bairros menos mainstream, mas que possuem a história da cidade, como o Brooklyn. 

Toronto, Vancouver, Montreal e Quebéc Canadá

As florestas e a neve são os grandes atrativos do Canadá e, entre as três cidades (Toronto, Vancouver e Montreal), o viajante poderá ver muitos outros pontos interessantes. O melhor é que o país está na sexta posição de países seguros, de acordo com o Índice Global da Paz. Sendo assim, para os turistas, essa é uma região que pode ser explorada com tranquilidade. 

A arquitetura também é outro ponto atrativo do Canadá, principalmente, Québec. A cidade tem um estilo muito parecido com algumas regiões da Europa, além de fornecer uma cozinha francesa muito próxima da original.  

Dublin, Irlanda

Para quem curte pubs, Dublin, na Irlanda, é um dos melhores locais para se visitar. Com uma população hospitaleira, se souber falar inglês, o visitante não se sentirá desconfortável, ou mesmo, solitário. Além disso, na própria cidade há um sistema de excursões chamado Sight Jogging Dublin Tours em que é possível conhecer toda a região.

Riviera Maya, México

Para um destino mais quente e com uma paisagem praiana, recomendamos a região de Riviera Maya, no México. Com muitos resorts, o viajante pode ter certeza que terá uma visão privilegiada da costa caribenha. Para os amantes de mergulho, ainda há possibilidade de fazer viagens para Cozumel e mergulhar no Recife Mesoamericano.  

Neste texto, reunimos algumas das vantagens e desvantagens de se viajar sozinho e também, mostramos algumas das opções para quem está pensando em fazer sua primeira viagem sozinho. 

Agora basta escolher um local e se preparar para sua aventura. Quer conhecer mais lugares? Então, leia nosso artigo sobre os 5 motivos para escolher a Nova Zelândia como seu próximo destino!

Conheça nossos produtos e serviços:

Cartão pré-pago internacional

Com ele você fica livre da anuidade e das variações do câmbio. Recarregue e consulte o saldo ou extrato pelo Aplicativo.

Moedas em Espécie

Compre ou venda dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras. Retire em qualquer loja ou receba em casa quando o serviço estiver disponível.

Transferências Internacionais

Envie ou receba dinheiro do exterior com segurança. Somos registrados no Banco Central, o que garante a confiabilidade das nossas operações.

Seguro Viagem Internacional

Item obrigatório para quem vai para Europa. Faça uma simulação e compre em 6x no cartão. Temos planos para todos os continentes.

Chip Internacional de Celular

Saia do Brasil com pacote de dados e chamadas de voz. Chip internacional para Estados Unidos, Europa e mais.

MoneyGram

Envie e receba dinheiro do exterior em até 10 minutos e você nem precisa ter conta bancária.

Cheques Internacionais

Troque seus cheques internacionais em dólar, euro e outras moedas por reais.

| MAPA DO SITE | confidence cambio © - todos os direitos reservados - CNPJ: 04.913.129/0001-41 - CONFIDENCE CORRETORA DE CAMBIO S/A - Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 105, 5° andar, Torre 4, Edifício Berrini One. CEP: 04517-010 • São Paulo • SP • Brasil