O Carnaval já passou, que tal se planejar?

Curiosidades
Planejamento financeiro para uma viagem tranquila
Curiosidades

3 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 26/02/2020

Aqui no Brasil, é comum ouvirmos que o ano só começa após o Carnaval. Minha percepção é diferente: tenho a fortíssima impressão de que ganhamos considerável impulso logo nos primeiros dias do novo ano. De cara, o clima de renovação nos incentiva a pensar além dos desejos de saúde e prosperidade. É uma oportunidade de encontrar motivações, rever metas e se planejar para chegar ao próximo dezembro mais feliz. O benefício de programar-se está, justamente, na visualização antecipada do objetivo e em como fazer para chegar lá. Postergar esse planejamento para depois dos dias de folia me parece um certo… desperdício.

Você deve estar pensando em como é difícil exercitar esse conceito no dia a dia. E, de fato, é um desafio. Os primeiros meses teimam em ser arrastados, e, vamos concordar, o respiro que um feriadão traz é providencial. Para complicar, a tarefa de planejar é árdua, afinal, demanda, no mínimo, tempo e organização. Somos mais cobrados – e até nos acostumamos – a adotar essa postura estratégica no ambiente profissional. Mas aplicá-la à rotina de pessoa física e aos nossos próprios interesses são outros quinhentos. Deixar para definir objetivos depois soa natural, pois é cômodo. Mas, acreditem, planejar traz recompensas.

Você pode começar a praticar o planejamento com as metas que são mais prazerosas. Por exemplo, se fazer uma viagem para o exterior está nos seus planos deste ano, taí uma ótima oportunidade de exercitar. E, minha primeira recomendação: comece já!

Com certeza, você vai primeiro pensar no seu destino, na passagem para chegar até lá, onde vai se hospedar e quais passeios vai fazer. Talvez, depois de tudo isso é que você vai se preocupar em trocar seus Reais pelo dinheiro do país de destino. É provável que nesse momento surja aquela dúvida sobre como fazer essa operação de forma segura e eficiente. Qual moeda comprar? É melhor levar em espécie ou no cartão pré-pago? Espero a taxa baixar e compro tudo de uma vez ou a cada mês adquiro um pouco? Apesar de todas as dúvidas, comprar a moeda estrangeira é, com frequência, o último item da lista de “tarefas pré-viagem” das pessoas. Irônico, não?

E o que acontece, frequentemente, é voltar da viagem com muitas contas para pagar: as parcelas da passagem, os extras do hotel e, o que é pior, os gastos no cartão de crédito com aquele valor de conversão da moeda com a taxa de câmbio, que você só descobre depois que já gastou.

É aí que entra o planejamento para evitar as surpresinhas pós-viagem. Comece se informando qual moeda é aceita no país de destino. Fazer duas conversões (de Reais para Dólar e de Dólar para a moeda local) pode sair mais caro. Nós, da Travelex Confidence, comercializamos moedas de mais de 45 países. Escolha e leve as que você vai efetivamente usar. Carregue uma parte do valor num cartão pré-pago. Apesar do IOF ser mais alto que o do dinheiro em espécie, é muito mais seguro. Se, numa dessas eventualidades, você vier a perder sua carteira, pode bloquear o cartão e transferir o saldo para outro. Pode acompanhar o extrato da utilização pelo aplicativo e recarregar no momento e de onde quiser. O melhor de tudo é que não corre o risco da variação cambial: você sabe quanto vai pagar na hora que faz a carga.

Como não é possível definir o momento ideal para fazer o câmbio, é mais estratégico comprar a moeda estrangeira aos poucos. Assim, você evita comprar na última hora e correr o risco do câmbio estar nas alturas. Além disso, garante, na média, um preço mais equilibrado. Para saber quando as taxas de câmbio estão caindo, ative o “Alerta de Câmbio”. Com ele, você recebe notificações por e-mail sobre a melhor cotação da moeda estrangeira de sua preferência diariamente.  Minimizar o risco cambial faz você curtir ainda mais a viagem sabendo que não haverá dívida te esperando na volta. Você sabia que pode até agendar a compra mensal do Dólar e do Euro? A dica está no site da travelexconfidence.com.br.

Quando for pagar pela compra da moeda, escolha a forma mais adequada ao seu orçamento.  Veja se é melhor pagar em dinheiro, boleto, TED, no cartão de débito ou até parcelado em reais, no cartão de crédito.

Provavelmente, você vai querer estar conectado à internet durante sua viagem. Antes de embarcar, já compre um chip de celular habilitado para seu país de destino.

Ah! Faça também um seguro. A gente quer que sua viagem seja maravilhosa. Mesmo se alguma coisa acontecer… Não há imprevisto que resista a um bom planejamento – e, em se tratando de finanças, isso parece ainda mais verdadeiro. Se eu puder dar um conselho, aí vai: exercite seu poder de se organizar e planejar. Veja só, ainda estamos no primeiro trimestre do ano! Colocar o plano em ação depende de você. E, garanto; a vida vai seguir mais leve em 2020, 2021…

Conheça nossos produtos e serviços:

Cartão pré-pago internacional

Com ele você fica livre da anuidade e das variações do câmbio. Recarregue e consulte o saldo ou extrato pelo Aplicativo.

Moedas em Espécie

Compre ou venda dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras. Retire em qualquer loja ou receba em casa quando o serviço estiver disponível.

Transferências Internacionais

Envie ou receba dinheiro do exterior com segurança. Somos registrados no Banco Central, o que garante a confiabilidade das nossas operações.

Seguro Viagem Internacional

Item obrigatório para quem vai para Europa. Faça uma simulação e compre em 6x no cartão. Temos planos para todos os continentes.

Chip Internacional de Celular

Saia do Brasil com pacote de dados e chamadas de voz. Chip internacional para Estados Unidos, Europa e mais.

MoneyGram

Envie e receba dinheiro do exterior em até 10 minutos e você nem precisa ter conta bancária.

Cheques Internacionais

Troque seus cheques internacionais em dólar, euro e outras moedas por reais.

| MAPA DO SITE | confidence cambio © - todos os direitos reservados - CNPJ: 04.913.129/0001-41 - CONFIDENCE CORRETORA DE CAMBIO S/A - Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 105, 5° andar, Torre 4, Edifício Berrini One. CEP: 04517-010 • São Paulo • SP • Brasil