O Carnaval já passou, que tal se planejar?

1 Estrelas2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5.00/5 - 35 avaliações)
carregandoLoading...
Planejamento financeiro para uma viagem tranquila

3 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 26 Feb

Artigo assinado por Jorge Arbex, Superintendente Executivo de Planejamento Estratégico

3 min de leitura

Aqui no Brasil, é comum ouvirmos que o ano só começa após o Carnaval. Minha percepção é diferente: tenho a fortíssima impressão de que ganhamos considerável impulso logo nos primeiros dias do novo ano. De cara, o clima de renovação nos incentiva a pensar além dos desejos de saúde e prosperidade. É uma oportunidade de encontrar motivações, rever metas e se planejar para chegar ao próximo dezembro mais feliz. O benefício de programar-se está, justamente, na visualização antecipada do objetivo e em como fazer para chegar lá. Postergar esse planejamento para depois dos dias de folia me parece um certo… desperdício.

Você deve estar pensando em como é difícil exercitar esse conceito no dia a dia. E, de fato, é um desafio. Os primeiros meses teimam em ser arrastados, e, vamos concordar, o respiro que um feriadão traz é providencial. Para complicar, a tarefa de planejar é árdua, afinal, demanda, no mínimo, tempo e organização. Somos mais cobrados – e até nos acostumamos – a adotar essa postura estratégica no ambiente profissional. Mas aplicá-la à rotina de pessoa física e aos nossos próprios interesses são outros quinhentos. Deixar para definir objetivos depois soa natural, pois é cômodo. Mas, acreditem, planejar traz recompensas.

Você pode começar a praticar o planejamento com as metas que são mais prazerosas. Por exemplo, se fazer uma viagem para o exterior está nos seus planos deste ano, taí uma ótima oportunidade de exercitar. E, minha primeira recomendação: comece já!

Com certeza, você vai primeiro pensar no seu destino, na passagem para chegar até lá, onde vai se hospedar e quais passeios vai fazer. Talvez, depois de tudo isso é que você vai se preocupar em trocar seus Reais pelo dinheiro do país de destino. É provável que nesse momento surja aquela dúvida sobre como fazer essa operação de forma segura e eficiente. Qual moeda comprar? É melhor levar em espécie ou no cartão pré-pago? Espero a taxa baixar e compro tudo de uma vez ou a cada mês adquiro um pouco? Apesar de todas as dúvidas, comprar a moeda estrangeira é, com frequência, o último item da lista de “tarefas pré-viagem” das pessoas. Irônico, não?

E o que acontece, frequentemente, é voltar da viagem com muitas contas para pagar: as parcelas da passagem, os extras do hotel e, o que é pior, os gastos no cartão de crédito com aquele valor de conversão da moeda com a taxa de câmbio, que você só descobre depois que já gastou.

É aí que entra o planejamento para evitar as surpresinhas pós-viagem. Comece se informando qual moeda é aceita no país de destino. Fazer duas conversões (de Reais para Dólar e de Dólar para a moeda local) pode sair mais caro. Nós, da Travelex Confidence, comercializamos moedas de mais de 45 países. Escolha e leve as que você vai efetivamente usar. Carregue uma parte do valor num cartão pré-pago. Apesar do IOF ser mais alto que o do dinheiro em espécie, é muito mais seguro. Se, numa dessas eventualidades, você vier a perder sua carteira, pode bloquear o cartão e transferir o saldo para outro. Pode acompanhar o extrato da utilização pelo aplicativo e recarregar no momento e de onde quiser. O melhor de tudo é que não corre o risco da variação cambial: você sabe quanto vai pagar na hora que faz a carga.

Como não é possível definir o momento ideal para fazer o câmbio, é mais estratégico comprar a moeda estrangeira aos poucos. Assim, você evita comprar na última hora e correr o risco do câmbio estar nas alturas. Além disso, garante, na média, um preço mais equilibrado. Para saber quando as taxas de câmbio estão caindo, ative o “Alerta de Câmbio”. Com ele, você recebe notificações por e-mail sobre a melhor cotação da moeda estrangeira de sua preferência diariamente.  Minimizar o risco cambial faz você curtir ainda mais a viagem sabendo que não haverá dívida te esperando na volta. Você sabia que pode até agendar a compra mensal do Dólar e do Euro? A dica está no site da travelexconfidence.com.br.

Quando for pagar pela compra da moeda, escolha a forma mais adequada ao seu orçamento.  Veja se é melhor pagar em dinheiro, boleto, TED, no cartão de débito ou até parcelado em reais, no cartão de crédito.

Provavelmente, você vai querer estar conectado à internet durante sua viagem. Antes de embarcar, já compre um chip de celular habilitado para seu país de destino.

Ah! Faça também um seguro. A gente quer que sua viagem seja maravilhosa. Mesmo se alguma coisa acontecer… Não há imprevisto que resista a um bom planejamento – e, em se tratando de finanças, isso parece ainda mais verdadeiro. Se eu puder dar um conselho, aí vai: exercite seu poder de se organizar e planejar. Veja só, ainda estamos no primeiro trimestre do ano! Colocar o plano em ação depende de você. E, garanto; a vida vai seguir mais leve em 2020, 2021…

Compartilhe esse post.

Fique por dentro

Preencha seus dados e receba as novidades da Confidence Câmbio

Está pensando em fazer um intercâmbio internacional?

Confira depoimentos de quem já foi e baixe o nosso e-book com dicas de planejamento financeiro e checklist de documentos para te ajudar a se organizar.

Está pensando em fazer um intercâmbio internacional?

Confira depoimentos de quem já foi e baixe o nosso e-book com dicas de planejamento financeiro e checklist de documentos para te ajudar a se organizar.

Aplicativo Confidence Câmbio

Pelo App você você recebe notificações quando o dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras estiverem em queda para aproveitar as melhores cotações. Além disso, com ele você pode comprar sua moeda estrangeira em espécie, recarregar seu cartão pré-pago internacional e fazer transferências internacionais.
Disponível nas lojas App Store e Google Play Store

Aplicativo Confidence Câmbio

Pelo App você você recebe notificações quando o dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras estiverem em queda para aproveitar as melhores cotações. Além disso, com ele você pode comprar sua moeda estrangeira em espécie, recarregar seu cartão pré-pago internacional e fazer transferências internacionais.
| MAPA DO SITE | confidence cambio © - todos os direitos reservados - CNPJ: 04.913.129/0001-41 - CONFIDENCE CORRETORA DE CAMBIO S/A - Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 105, 5º andar, Edifício Berrini One CEP: 04571-010 • São Paulo • SP • Brasil