Como comprar euro mais barato? Veja essas dicas!

Produtos
Como comprar euro mais barato?
Produtos

5 min de leitura

Por: Confidence Câmbio • 11/07/2022

Uma pesquisa recente apontou que 60% dos brasileiros sentem mais vontade de viajar para o exterior agora do que nunca; já esse outro levantamento destacou que 5 cidades europeias estão entre os destinos internacionais mais buscados. Se você está incluído nessas estatísticas, é bom lembrar que parte obrigatória do planejamento envolve câmbio – literalmente, trocar reais pela moeda estrangeira corrente. No caso de uma viagem para o Velho Continente, é grande a chance de você precisar de euros, a unidade monetária comum de 19 dos 27 países da União Europeia. Uma boa cotação e taxas acessíveis elevam a experiência fora do país antes mesmo do embarque e é por isso que estamos aqui: saiba como comprar euro mais barato de um jeito seguro e prático com as dicas a seguir.

Por que o euro é mais caro que o dólar e o real?

Nos últimos meses, estamos testemunhando um movimento de desvalorização do euro frente ao dólar – um tombo que se deve, principalmente, aos temores de uma recessão global. Apesar disso, historicamente, a moeda europeia tem cotações mais altas que a norte-americana e isso acontece porque o que define o valor do câmbio, na prática, é a oferta e a demanda: os Estados Unidos têm uma quantidade de moeda muito grande no mercado (afinal, contratos internacionais e reservas de bancos centrais têm o dólar como padrão), o que aumenta sua liquidez e a deixa mais barata.

Em relação especificamente ao real, a explicação vai além. O euro é uma moeda forte, que consegue manter-se estável mesmo com as flutuações do mercado internacional. Os períodos de crise econômica aqui no Brasil e a falta de confiança dos investidores acabam desvalorizando nossa moeda não só em comparação ao euro, mas ao dólar e demais.

Como comprar euro mais barato

Passaporte, voos, hotel, passeios e restaurantes – além de todos esses custos, ter de se preocupar com o preço do euro parece só afastar o sonho da viagem para a Europa. Maximizar seu orçamento é imprescindível: uma boa taxa de câmbio antes de viajar para o exterior significa que você terá mais dinheiro para aproveitar durante as férias. Para comprar euro mais barato, siga esses passos:

1. Comece pesquisando com antecedência

Tempo é dinheiro: se o assunto é compra de euro, quanto antes você der início à preparação, melhor. Então, coloque na rotina o acompanhamento diário da cotação. É bom lembrar que as taxas veiculadas em notícias na televisão ou nos indicadores de sites de economia são o preço bruto de mercado, que não leva em consideração elementos como o custo de aquisição, armazenamento e distribuição da moeda. Na hora de fazer o câmbio, você adquire os euros a preço de varejo.

Um jeito bem prático de ficar por dentro do sobe e desce da moeda (e incorporar esse hábito de vez) é assinando um alerta de câmbio gratuito. Além da cotação, essa ferramenta envia por e-mail um gráfico da variação cambial. O histórico de valores ao longo de uma semana, um mês ou três meses vai lhe dar subsídios para identificar os melhores momentos para adquirir is euros. O IOF obrigatório já está incluído nos índices apresentados e é possível finalizar a operação pelo site ou pelo app da Travelex Confidence.

2. Compre euro aos poucos para minimizar a variação cambial

Trocar reais por euros em quantidades menores, mas regularmente garante uma cotação média – nem tão alta, nem tão baixa. Desse modo, você suaviza os impactos de uma possível oscilação.

Dica: o Câmbio Programado da Travelex Confidence foi pensado para isso – o cliente escolhe o valor que está disposto a pagar mensalmente e a compra da moeda estrangeira fica agendada nas datas pré-definidas.

3. Entenda os impostos de cada meio de pagamento

Em cada meio de pagamento – moeda em espécie, cartão de crédito, cartão internacional pré-pago – incide uma taxa de IOF.

Euro em espécie: você paga a cotação do euro + a taxa de 1,1% de IOF. A conversão é feita no ato da compra da moeda.

Cartão pré-pago internacional: o IOF para compras em euro no cartão pré-pago é o mesmo do cartão de crédito internacional, 6,38%.

– Cartão de crédito internacional: a taxa de compra no exterior usando o cartão de crédito é de 6,38% de IOF. Ela é cobrada sempre que o cartão de crédito é utilizado – os valores são convertidos para o real no ato da compra, obedecendo o câmbio do momento em que você passar o cartão (e pode render um baita susto na próxima fatura).

Onde comprar euro mais barato?

De fato, estar atento à cotação da moeda faz diferença para o seu bolso. Mas, saber onde comprar euro mais barato e com segurança é fundamental. O primeiro passo é escolher uma instituição autorizada a operar no mercado de câmbio pelo Banco Central do Brasil,  ou seja, bancos e agências de câmbio, com lojas físicas ou online. A saber:

No banco, o euro é mais caro. O dinheiro vendido por bancos leva tarifas adicionais, como a de custos de operação, e a taxa de câmbio com margem de lucro. Além disso, é preciso ter uma conta-corrente na instituição.

Uma forma bem eficiente para comprar dólar é através de plataformas online (como esta). O cliente pode efetuar a transação por apps ou sites e retirar o valor na loja. Mais prático ainda é o serviço de entrega em casa (algumas empresas cobram por essa conveniência).

Não viaje sem fazer o câmbio. Trocar reais por euros na Europa é ainda mais caro!

Dá para comprar euro e parcelar no cartão? É um bom negócio?

Como mencionamos, o ideal é fazer um planejamento financeiro e viajar sem dívidas. Mas, se for mais conveniente para você, é possível comprar a moeda estrangeira pelo site ou app da Travelex Confidence e realizar o pagamento no cartão de crédito.

Prefira levar mais de um meio de pagamento

Além de moeda em espécie, considere um cartão pré-pago internacional. Ele funciona igual a um  cartão de débito e dá para passar em lojas ou sacar em euro no caixa eletrônico, como se você estivesse no Brasil. Mas, a melhor parte é não ficar refém da cotação do câmbio no encerramento da fatura, como acontece com o cartão de crédito (entenda aqui todos os benefícios do cartão pré-pago internacional).

Conclusão: é possível comprar euro com uma cotação mais vantajosa

Com informação certa, dá para trocar reais por euros numa boa e com preços melhores. Em resumo:

  • Compre com antecedência

Nos aeroportos, é possível encontrar casas de câmbio, porém, não é uma das melhores alternativas, se o objetivo é comprar euro mais barato.

  • Calcule os impostos

Como explicamos no começo do texto, ao adquirir o euro em espécie ou em cartão pré-pago, existe a incidência do Imposto sobre Operações Financeiras.

  • Confira as taxas adicionais

Ainda é preciso analisar as outras taxas, como a operacional e, para alguns tipos de agências e compras online, a de entrega.

Comprar euro na Travelex Confidence é mais barato e seguro

A Travelex Confidence é uma corretora de câmbio registrada no Banco Central do Brasil e opera neste mercado desde 1996. A empresa também integra o maior grupo de câmbio do mundo, com presença em mais de 60 países. Uma expertise que faz diferença ao oferecer taxas mais competitivas para compra de euros. Além disso, o site conta com certificado SSL, que indica que as suas informações estão protegidas e criptografadas.

Continue por aqui! Você pode gostar de ler também:

Como comprar dólar com confiança e segurança?

Como viajar para fora do Brasil gastando pouco dinheiro?

Fontes: UOL, CNN e Exame.

Conheça nossos produtos e serviços:

Cartão pré-pago internacional

Com ele você fica livre da anuidade e das variações do câmbio. Recarregue e consulte o saldo ou extrato pelo Aplicativo.

Moedas em Espécie

Compre ou venda dólar, euro, libra, pesos e outras moedas estrangeiras. Retire em qualquer loja ou receba em casa quando o serviço estiver disponível.

Transferências Internacionais

Envie ou receba dinheiro do exterior com segurança. Somos registrados no Banco Central, o que garante a confiabilidade das nossas operações.

Seguro Viagem Internacional

Item obrigatório para quem vai para Europa. Faça uma simulação e compre em 6x no cartão. Temos planos para todos os continentes.

Chip Internacional de Celular

Saia do Brasil com pacote de dados e chamadas de voz. Chip internacional para Estados Unidos, Europa e mais.

MoneyGram

Envie e receba dinheiro do exterior em até 10 minutos e você nem precisa ter conta bancária.

Cheques Internacionais

Troque seus cheques internacionais em dólar, euro e outras moedas por reais.

| MAPA DO SITE | confidence cambio © - todos os direitos reservados - CNPJ: 04.913.129/0001-41 - CONFIDENCE CORRETORA DE CAMBIO S/A - Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 105, 5° andar, Torre 4, Edifício Berrini One. CEP: 04517-010 • São Paulo • SP • Brasil